MENU

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Porta Formosa ou vida Formosa? Atos, 3:1-21



Int. A palavra coxo também significa segundo o dicionário incompleto e truncado.
Ora tal homem coxo que todos os dias ele estava na porta chamada Formosa era uma que tinha uma vida truncada, incompleta, dependia da solidariedade de terceiros para sobreviver.
Resultado de imagem para porta formosa do templo de jerusalémExistem pessoas que passam a vida inteira na carona dos outros, esperando que outros façam por ela.
O ser humano vai se adaptando a certas situações ao longo do tempo e depois não consegue reagir para sair da mediocridade.  Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. Isaías 1:19
Este pobre homem viva ao lado da porta Formosa sem saber que Jesus poderia tornar sua vida formosa!
C.M. 1- O que este homem queria de Pedro e João? Ele queria uma esmola.
Esmola não tem valor é uma ajuda paliativa que não leva a lugar nenhum.
Quem se contenta com esmola não tem ambição, portanto sua vida continuará vazia e necessitada.
É assim que muitos querem viver, pedindo esmola pra Deus, mas não é isto que Deus quer nos dá.
Pedro ofereceu algo melhor do que o ouro e prata para aquele pobre homem necessitado.
Ele queria apenas algo momentâneo, Pedro lhe ofereceu algo duradouro e permanente, sua cura total e definitiva.
Para ter uma vida restaurada e totalmente suprida por Deus é necessário estar disposto a assumir compromisso com Deus, com sua palavra e com sua Igreja.

2-Saltando e louvando a Deus: Quando recebe seu milagre este homem pôs se a louvar a Deus e se apegou a Pedro e a João para andar com ele.
Duas importantes lições aprendemos aqui!
1º Quando decidimos andar com Jesus em uma entrega total, o milagre em nossas vidas causará espanto em muitas pessoas. O que Deus quer fazer em sua vida será grande que  causará espanto em outras pessoas.
2ºEle se apegou a Pedro e João, não foi se apoiar em quem o levava ele a pedir esmola, mas em quem lhe ensinou o caminho da vitória.
Precisamos nos apegar a vitoriosos e não a fracassados, recalcados, murmuradores, estes não benção para nos dar.
Estas duas importantes lições permitirão a nós a andar e saltar de alegria também na presença de Deus.

3-Deus é quem opera milagres: O povo correu para Pedro e João e imediatamente Pedro tratou da questão dizendo: E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem? Atos 3:12.
É Deus que nos fazer a andar novamente, somente ele tem o poder levantar quem esta caído e devolver a alegria e esperança de dias melhores.
Muitos confiam no homem, seguindo o homem, mas é Deus que opera através homens cheios do seu Espirito Santo.

4-Pela fé no nome de Jesus: Aquele pobre homem agora estava de pé andando e saltando na presença de Deus por causa da fé no nome poderoso de Jesus.
Foi pela fé que este agora gozava de perfeita saúde, isto foi declarado por Pedro, significa que pela fé podemos desfrutar de perfeita saúde também.
Quem deseja ver e receber e viver uma vida de milagres e preciso ter fé, saber que apesar das dificuldades que enfrentamos e vamos enfrentar, seremos mais do que vencedor por meio da fé em Jesus Cristo.
Só resiste firmes as tempestades quem não abre mão da sua fé. Pedro e João logo após este episodio foram presos e chicoteados, porém saíram muito mais fortalecidos desta perseguição porque não abriram mão de sua fé.
Continuaram a fazer novos discípulos em muitos lugares sem nenhum temor, e Deus era com eles.
C. A atitude deste homem é digna de um vencedor que vai longe na sua fé, uma pessoa de onde pode se esperar bastante.
Quando recebe o milagre o que ele faz? Primeiro, louva a Deus, esta é a atitude de quem é grato, que sabe reconhecer o bem que lhe fizeram. Somente os fortes sabem reconhecer o poder da gratidão.
Ele não voltou correndo pra sua casa fazer coisas mais  importante, mais importante para ele era louvar a Deus naquele momento.
Como se louva a Deus?
Atitudes como permanecer firme na sua fé, cooperar para o crescimento do reino de Deus, se dispor a fazer o que for preciso para agradar a Deus.
Segundo, se apegou a Pedro e João, isto faria dele um homem cheio de Deus, vencedor, que amava a Deus, corajoso. Cheio de fé, porque era isto que Pedro e João eram, e só podiam passar isto pra eles.
Agora ele não apenas ficava em frente a porta chamada formosa, sua vida era formosa por meio da presença poderosa de Jesus.
É assim que acontece, transmitimos a outros aquilo o que temos e o que somos.
Sejamos então cheios do Espirito Santo, e que nossa vida seja um rio de vida a jorrar produzindo vida abundante em nome de Jesus.

Deus abençoe sua vida!


Pastor Luciano Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

PALAVRA DE VIDA