segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

De Deus vem a Prosperidade


 2Cr. 20:20

Int. Primeiramente vamos entender o que é prosperidade.
Qual o verdadeiro significado desta palavra?
No N.T "Prosperidade", tradução da palavra grega "euporia" , cujo significado é "bem-estar financeiro".
No A.T Prosperidade na tradução hebraica:
1-Tsālēach: a prosperidade como fruto de uma vida bem-sucedida. isto é,"ter sucesso", "dar bom resultado", "experimentar abundância" e "fecundidade". Esse termo é usado em relação ao sucesso que o Deus deu a José (Gn 39.2,3,33) .
2-Chāyâ: a prosperidade de uma vida longeva. Literalmente a palavra significa "viver" ou "permanecer vivo", refere-se à "fartura de dias", "longevidade", "livrar-se da morte" e, consequentemente, "prosperidade".
Por isso a saudação a reis, o rei vive eternamente!
3-Śākal: a sabedoria que traz prosperidade. Textualmente significa "ser sábio", "agir sabiamente" e, por extensão, "ter sucesso". Esta palavra está relacionada à vida prudente, ao agir cautelosa e sabiamente em todos os momentos e circunstâncias.
4-Shālâ: o estado de imperturbabilidade da prosperidade, O vocábulo procede de uma raiz da qual se deriva as palavras "tranquilidade" e "sossego". O termo significa "estar descansado", "estar próspero", "prosperidade".
O alerta aqui é para o orgulho que tal prosperidade pode trazer. Lc. 12:15-20
5-Dāshēm: a prosperidade abundante, Literalmente significa "engordar", "ser gordo" e, consequentemente, "ser próspero". O Salmo 63.5, por exemplo, diz: "A minha alma se farta, como de tutano e de gordura [dāshēm]; e a minha boca te louva com alegres lábios".

C.M. Agora que já sabemos o real significado de prosperidade, vamos aos profetas.
Credes nos meus profetas e prosperareis. Jesus nos advertiu que “falsos Cristos e falsos profetas” virão e tentarão enganar até mesmo os eleitos de Deus (Mateus 24:23-27; veja também 2 Pedro 3:3 e Judas 17-18). Para melhor se prevenir contra a falsidade e contra falsos mestres – conheça a verdade.

Mas o verdadeiro profeta é um pastor que cuida e protege suas ovelhas: O lobo  devora, não se preocupa com seu bem estar, o pastor cuida, ama e protege.
O problema é que muitas ovelhas são rebeldes, não aceitam disciplina, preferem facilidades.
Esquece que somente o pastor é que a levará a águas tranquilas e pastos verdejantes. Sl 23.

A figura de um verdadeiro pastor traz a sua mão um cajado.
O cajado tem duas funções principais: Quando segurado pelo lado da curva, serve de vara para corrigir ou castigar as ovelhas que se desviam, e segurando-o pelo lado reto serve para socorrer a ovelha caída em buracos ou precipício, puxando-a pela curva do cajado.
Então precisamos ouvir a verdade, ainda causa dor, precisamos de disciplina. Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. Hb. 12:8
Quando não se aceita a disciplina, corremos o risco de estar seguindo um falso profeta, facilitador, uma pessoa que não tem compromisso com teu bem estar, e nem compromisso com Deus.
Mas voltando ao nosso texto e ao assunto prosperidade, entendemos que precisamos ouvir nossos mestres, seguir seus ensinamentos.
Credes nos meus profetas e prosperareis. Quando Josafá falou isto, se referiu ao que disse o profeta de Deus Jaaziel no V15 a 17.
A prosperidade em nossas vidas e nossa família passa pela peneira da obediência.
Josafá e todo o exército confiaram e obedeceram, tiveram uma experiência marcante com Deus.
Quando partiram par uma batalha humanamente impossível de vencer, foram na obediência a palavra de Deus.

Dependiam totalmente de Deus, tanto que ao invés de colocar seus escudeiros a frente do seu exército, colocou o seu ministério de louvor.
Tal atitude demostra o quanto eles estavam confiante s que Deus cumpriria sua palavra, e que a vitória dependia de uma ação de Deus em suas vidas.

C. O resultado foi impressionante, exatamente como Deus falará, não precisaram lutar porque Deus já havia providenciado tudo.
O único trabalho que tiveram foi carregar durante três dias os despojos trazidos por seus inimigos.
Isto porque o exército vencedor tinha direito de levar todo o ouro, prata, joias, e etc. trazida pelo exército derrotado.
Deus tem vida abundante para você, muito mais do você imagina.
Aprenda a depender de Deus, a confiar nele!
A prosperidade vai te alcançar, seja no campo, na cidade ou em qualquer outro lugar. Dt. 28.

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...