sexta-feira, 31 de maio de 2013

Vamos Pescar!

Lc. 5:1-11 

Int. Existem muitos pescadores que conhecemos amigos, parentes, vizinhos e por ai vai.
Existem muitas estórias de pescadores também, algumas engraçadas, outras absurdas, mas o fato é quase todo mundo gosta de pescar ou já pescou um dia.
Uns pescam por hobby, outros por profissão para o seu próprio sustento.
No caso dos discípulos de Jesus eles pescavam porque era o seu sustento, sua profissão, eles vivam da pesca.
A revista super. Interessante certa vez publicou um artigo com o título: Pescador, vida dura mais digna.
Onde relata os perigos, dificuldades e incertezas destes homens no mar.
Com toda a certeza é uma vida dura porem digna, era assim a vida de Pedro Tiago e João, eles eram sócios de uma pequena empresa de pesca de sua época.

C.M. Estes homens de pouco estudo, vida simples trabalham muito para o seu sustento e de suas famílias. Na ocasião em que Jesus os encontrou, tinham trabalhado a noite toda e não apanharam nada. V5.
Eles estavam cheios de boas intenções, eram homens honestos, trabalhadores, porem a vida em muitas ocasiões se apresentava a eles um tanto amarga. Por isso quando Jesus os encontrou, eles estavam frustrados, desanimados, quem sabe até pensando em largar aquela profissão e tentar algo novo.

*Corremos atrás das mesmas coisas, estabilidade financeira para nossa família, proteção, saúde e etc. Só que precisamos entender que apenas boas intenções não são suficientes. é preciso algo a mais, é preciso ter um encontro verdadeiro com Jesus.

*Ainda que alcancemos a tão sonhada estabilidade financeira ela não é sinônimo de felicidade, porque existem muitas famílias que não tem problemas financeiros, mas não tem paz, harmonia, não são de fato felizes.
Somente a presença de Jesus é que pode fazer a diferença em uma casa, esta diferença não encontramos em nenhum outro lugar, somente nele, Jesus.

Lições:
Estamos na verdade no mar da vida tentando pescar alguma coisa.

No mar da vida tentamos pescar alegria, felicidade: A indústria do entretenimento, por exemplo, segundo um simpósio sobre o tema realizado em 2012 diz que nos últimos anos esta indústria tem crescido acima da média.
Porque as pessoas querem ser  felizes, e buscam esta felicidade aonde ela acha que há possibilidade de encontrar.
As vezes tentam num relacionamento a dois, em um salão de festa, outros nas drogas, e assim por diante, as pessoas querem a felicidade a qualquer custo, nem que pra isto sacrifique sua vida.

No mar da vida tentamos pescar o prazer: Que pode neste caso pode ser traduzido satisfação. Na maioria das vezes a sensação do prazer  não dura mais que algumas horas, dias semanas. Qual sua sensação após comprar um carro? Êxtase? Prazer? Orgulho? Quanto tempo dura essa euforia? Para algumas pessoas, dias, para outras, semanas. Pequenos sucessos, como receber um elogio público do chefe, aumento de salário, reconhecimento,  produzem uma sensação de alegria. Mas acredite, isto dura muito pouco!
Com Jesus é diferente, ele pergunto aos discípulos se eles queriam ir embora, ao que eles responderam: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.

No mar da vida tentamos pescar o sucesso: São horas de estudos, anos de faculdade, esforço pessoal e muita dedicação. Na grande maioria das vezes não somos reconhecidos, temos a sensação de que não valeu a pena, como a vida muitas vezes é dura!
Todos nós buscamos sucesso, seja profissional, na família, um projeto, um sonho.
Na verdade gostaríamos de pescar um grande peixe, uma grande quantidade, mas quem é pescador sabe, que na maioria das vezes a pescaria só da muito trabalho.

Pedro e os demais além dois peixes propriamente dito, também tentavam pescar as mesmas coisas, só que sem sucesso.
Eles queria também sucesso, estabilidade, uma família bem sucedida, mas nada acontecia como planejado!
Até o dia que Jesus entrou no seu barco, e pediu permissão para usá-lo, eles vivam uma vida frustrada.

Aquela noite tinha sido mais uma de tantas noites frustrantes, não pescaram nada, muito trabalho nada de resultado satisfatório.
Este tem sido o retrato de muitas mães, muitos pais que lutam de sol a sol para dar o melhor para seus filhos, para sua família. Quando de repente percebem que seus filhos estão se drogando, uma doença vem para acabar com tudo, etc.
De repente a mulher deixa de amar seu marido e vice versa, então um pede o divorcio.
Parece que não adiantou nada, todo o trabalho foi perdido, trabalhamos muito, lutamos pela família, mas agora esta se destruindo, tudo isto é muito frustrante para nós.

Precisamos deixar Jesus entra em nosso barco!
Pedro não tinha muitas possibilidades, teria que na próxima noite enfrentar o mar novamente com a mesma incerteza de antes, será que vou conseguir alguma coisa.
Quando Jesus entrou em seu barco, e Pedro permitiu ele ser usado por Jesus, sua vida foi completamente mudada.

1-Restaurou sua vida, Pedro pediu para Jesus se afastar dele por ele era pecador. Isto demostra que através da palavra que Jesus pregou e do milagre que operou, Pedro reconhece o seu estado pecaminoso, e precisava de uma mudança, do perdão divino.
Este perdão mediante a confissão de Pedro foi imediato, Jesus não esperou para o dia seguinte o perdoou no  mesmo instante em reconheceu seu pecado.

2-Restaurou suas finanças, uma pesca daquelas, eles levariam dias para conseguir. Mas Jesus  lhe da um sinal, que viver com ele e fazer sua vontade vai gerar felicidade e prosperidade.

3-Jesus o chama para a maior pescaria de sua vida, Jesus os desafias para pescar homens.
Eles abriram mão de tudo para uma nova pescaria que resultou em muitas vidas sendo salvas.
Eles tiveram que abrir mão de tudo, se você quer benção continua de Deus em vida, terá que deixar tudo e seguir a Jesus.

Terá que deixar o pecado, e começar a viver uma nova vida com ele.
A vida que estes homens começaram a viver foi tão maravilhosa apesar  das dificuldades que eles nem pensavam em abandonar Jesus. Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. Jo.6:68
A vida deles nunca mais foi a mesma, porque um dia eles deixaram Jesus entra no seu barco, permitiram suas vidas serem mudadas.
C. Qual o segredo?
Eles entenderam que não tinham sido chamados apenas para ser abençoados, mas para abençoar. Jesus disse que faria deles pescadores de homens, ou seja; eles anunciariam Jesus para outras pessoas, investiriam suas vidas para outras pessoas.
Quando você entendo que Deus quer te abençoar para que sejas um abençoador, então se prepare porque o teu barco vai encher, e vai transbordar.
Jesus convidou os discípulos para pescar, o mesmo convite ele faz para você, quanto tempo da sua vida você esta disposto a dar para pescar vidas para Jesus, discipular alguém, trazer até a Igreja, orar por alguém?
Tua resposta determinará como será vida, se o seu barco vai encher, vai estar vazio ou vai transbordar.
Jesus esta convidando você, vamos pescar?
Deus abençoe sua Vida!


Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...