domingo, 26 de agosto de 2012

Porta de Entrada


 Sl.24
Int. Bom, o que significa: Levantai, ó portas, as vossas cabeças? Observe os seguintes versículos: "Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra" (Pv 31:23); "Quando eu saía para a porta da cidade, e na rua fazia preparar a minha cadeira..." ( Jó 29:7). Quando o Salmista clama: "Levantai, ó portas as vossas cabeças..." (v. 7), ele profetizou acerca dos poderosos (príncipes, juízes, magistrados, anciões, nobres etc.) que exercem domínio e juízo entre os homens.
Quando os homens, à época de Jó, viam aproximar-se da "porta" da cidade, ou seja, do lugar próprio aos que exerciam a liderança na antiguidade, eles de pronto preparavam a cadeira (lugar) para Jó se assentar. Os jovens deixavam o recinto, os príncipes nada diziam e os velhos colocavam-se e permaneciam em pé em sinal de reverência (Jó 29:7 -10). Ao registrar a profecia que sua mãe havia ensinado, o rei Lemuel deixou registrado que a mulher, quando cheia de virtudes, faz com que o seu marido assuma posição de destaque às portas da cidade, assentando-se entre os anciões da terra (Pv 31:23). Ou seja, o 'assentar-se' à porta em Pv 31:23 é o mesmo que a 'cadeira preparada' no livro de Jó 29:7.
Observa-se que o lugar onde os magistrados, príncipes, sábios, etc. reuniam na antiguidade era denominado de "portas". As 'portas' eram vetadas as pessoas comum do povo. Somente os que exerciam influência na sociedade é que poderiam ter acesso ao local denominado "portas". Vemos então que o verso 7 do Salmo 24 refere-se ao domínio eterno de Cristo.

C.M. Pai e mãe, marido e mulher exercem  dentro de sua casas autoridade espiritual, são portas de entrada para Jesus alcançar seus filhos. Jesus será conhecido por meio deles, portanto pais deve saber de sua grande responsabilidade de ensinar Jesus aos seus filhos não somente levando-os na igreja, discursando para eles, mas sendo exemplo.
Sal. 128 Diz : Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
Vemos aqui um papel fundamental do homem dentro de sua casa, ele como porta de entrada da benção de Deus para sua família.

E qual o papel da mulher? Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. Pv. 14:1.
Hora sabemos que se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela, não há como homem e mulher desempenharem suas funções, seu verdadeiro papel em suas casas sem a presença de Deus em suas vidas.

É comprovado psicologicamente que influenciamos mais por meio do exemplo do que por um discurso.
Então o que o salmos 24 esta nos ensinando é o pai deve ser aos seus filhos e sua esposa, um exemplo de vida com Deus.
Que ele precisa demostrar na prática do viver diário, o que é um verdadeiro relacionamento com Deus.
Ser exemplo no seu relacionamento com Deus e no trato de sua palavra, e suas funções ministeriais, vai exigir dele renuncia, dedicação e muito zelo pelas coisas sagradas.
Observando nosso exemplo como pai, como nossos filhos reagiriam no que diz respeito ao ser dizimista, evangelista, dedicação ao nosso chamado, vida de oração, comunhão com os irmãos, perdão, oferta?

E a mulher sábia, como vai edificar sua casa se não tiver vida com Deus? Ana é um exemplo de mulher sábia, quando teve um filho dedicou ele ao Senhor.
Qual é o seu desejo para o futuro de seu filho, médico, cientista, advogado, não tem nada de errado em desejar o melhor para eles, mas não abra mão de ensinar a ele o caminho do Senhor. Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Pv. 22:6
Ele pode ser o que quiser, só não pode deixar de servir a Jesus, anunciar suas maravilhas, ser um ganhador de almas para o reino de Deus.
Como ele aprenderá isto?  Por meio de ensinamento verbal e exemplo dentro de sua casa.
Como Samuel aprendeu a amar a obra de Deus? Através de sua mãe, que lhe ensinou isto desde quando era bebe.

C. Marido e mulher devem junto edificar um lar cristão, amando a Deus e sua obra, sendo um para o outro como ensina a palavra de Deus. Homem sendo marido de uma só mulher, mulher com boas donas de casa, e respeitando seu marido como autoridade dentro de sua casa. 1Tm. 3:1-12.
Marido e mulher juntos empenhados que seus filhos cresçam na presença do Senhor.

Deus abençoe sua vida!  


Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...