quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Às vezes seguir em frente nos leva a impasses e situações difíceis. Ex. 14:15-26



Int. Imagine a situação do povo que havia saído do Egito, alegre com a ideia de estava indo para a liberdade, quando chega diante do mar e percebe que está em uma armadilha. À frente, água intransponível, atrás, os egípcios vingativos magoados com a perda dos seus filhos. Não dá mais tempo para uma rota alternativa.
“Teria Moisés entendido errado a direção dada por Deus? Teria o povo se entusiasmado cedo demais com a possibilidade de liberdade”?

Resultado de imagem para impossivel mas deus podeQuando chegamos nesses impasses temos a tendência de achar que fizemos algo errado ou que entendemos mal o que Deus nos mandou. Mas esse episódio nos ensina duas coisas através de Moisés.

C.M. A primeira foi que Moisés manteve a atitude de confiança em Deus independente do que se podia ver com os olhos físicos. Moisés, pela fé, já tinha visto a Terra Prometida e sabia que Deus levaria o povo até lá. Se esta era a promessa de Deus então aquele momento não era o fim! Por isso ele pôde dizer ao povo “Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; … O Senhor pelejará por vós” (Êxodo 14:13,14).
-Mesmo diante do improvável ele consegue forças para continuar acreditando e ainda, animar seus liderados que estavam sucumbindo diante daquela situação no mínimo desesperadora.
Temos uma forte tendência de desistir cedo demais, nos falta a paciência necessária para esperar eme a providencia e Deus.
Por isto dizia o salmista; Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Salmos  40:1
O inimigo então aproveita esta brecha para lançar a duvida em nossa mente trazendo assim confusão, será?
Moises homem de Deus, cheio do espirito manteve sua fé e confiança na promessa da terra prometida.

A segunda foi que esta atitude permitiu que ele continuasse a ouvir a Deus e a obedecê-lo, ainda que a direção parecesse loucura para a mente natural.
“Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.” (Êxodo 14:15,16).

Moisés não entendeu errado, o povo não se entusiasmou antes da hora, mas a situação chegou a um impasse. O cenário está montado e nesse momento você pode escolher:

ou tenta fazer 1 milhão de pessoas nadarem até o outro lado,
ou tenta fazer mulheres, velhos e crianças enfrentarem um exército furioso,
ou obedece ordens inusitadas de Deus.
Na maioria das vezes, obedecer a Deus é fácil, nós é que complicamos as coisas desnecessariamente com a nossa mente elaborada.
Afinal, levantar a mão não é mais fácil que lutar contra um exército? No entanto ficamos dando cem motivos porque a solução de Deus não vai funcionar.

A única coisa que precisamos é crer que Deus sabe o que está fazendo.

Precisamos continuar colocando em prática a Sua Palavra mesmo quando parece que ela não vai funcionar.

-Continuamos a orar e a buscar a presença de Deus mesmo quando parece que Ele não nos ouve. (1 Tessalonicenses 5:17; Lucas 18:1)
-Continuamos a amar mesmo quando aqueles a quem dirigimos nosso amor não reconhecem. (1 Coríntios 13:7)
Mesmo contraria, apreensível e com medo o povo obedeceu ao líder; o resultado foi uma tremenda vitória do povo sobre seus inimigos que resultou num cântico de vitória entoado por Moisés e todos os demais do arraial.
Esta vitória foi tão marcante que milhares de anos mais tarde o povo cantava através vários salmos.

C. Permanecer firme no propósito de obedecer a Deus e Sua Palavra pode nos levar a impasses e situações que parecem insolúveis. Você pode olhar à sua volta e fazer uma lista dos impossíveis que lhe rodeiam. Mas em vez de sucumbir às suas próprias e complicadas soluções, renda-se às ordens simples que o Senhor te der.


Estou rodeado pelos meus impossíveis, mas creio que Deus dará ordem para cada um deles!

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...