domingo, 1 de dezembro de 2019

Davi, desprezado por homens mas exaltado por Deus, 1Cr. 17:7-9




"Eu te tirei do curral, de detrás das malhadas, para que fosses chefe do meu povo Israel. E estive contigo por toda parte, por onde foste". I Cr 17:7,8

Resultado de imagem para davi ovelhasInt. Eu penso que Deus também tem presentes reservados para nós. Surpresas que jamais esperávamos na vida. E Deus, como um pai, também fica feliz em nos ver felizes.

Deus enxergou Davi enquanto ele apascentava ovelhas. A expressão “atrás das malhadas” significa, nesta perspectiva, ser esquecido, invisível, ser considerado sem importância. Ninguém via Davi “atrás das malhadas”, ninguém apreciava o valor de Davi, aquele que estava “atrás das malhadas”. Mas, ali no lugar que ninguém o via, Deus o enxergava, recebia a sua adoração e se agradava das suas atitudes.

Mas, teve um dia (Deus reserva dias especiais para nos abençoar) que Deus quis entregar um presente a Davi. Um profeta foi enviado à família de Jessé, para ungir um dos seus filhos, Rei de Israel. Todos os filhos de Jessé passaram diante do profeta, mas nenhum era o escolhido. E o profeta disse: - Acabaram seus filhos? Só então o pai de Davi, se lembra dele: - Ah! tem ainda um! Mas está “atrás das malhadas”. Davi era desprezado em sua casa pelo seu pai.
Segundo seu pai ele não era apto para a guerra, não tinha o perfil de um grande combatente.
Servia apenas para cuidar de ovelhas, uma profissão que não dava destaque para nenhum homem.
Todos gostavam de guerreiros com aptidão para a guerra.

Era esse mesmo! Davi chega cheirando a pasto, cheirando a ovelha, nunca poderia imaginar o porquê daquele convite. Mas, era ele o escolhido de Deus para ser o Rei em Israel. E ali, o esquecido “atrás das malhadas”, se torna, diante de Deus, o futuro Rei de Israel!
“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais” JR: 29: 11

 Se de vez em quando você se sente esquecido “atrás das malhadas”, acredite Deus tem presentes que ainda vão surpreendê-lo. O que este texto afirma é que Deus tem um plano, pensamentos, projetos a nosso respeito, que vão além daquilo que sonhamos.

Não importa onde estamos situados circunstancialmente, ainda que nos sintamos no pior lugar do mundo, ou até mesmo, no fundo de um poço, na solidão de uma casa vazia, preteridos, ignorados, nos sentindo traídos, abandonados, completamente invisíveis e esquecidos “atrás das malhadas”, Deus tem olhos que enxergam o nosso valor e sua mão é poderosa para nos alcançar e tirar desse lugar de invisibilidade, no momento oportuno.

Não deixe de crer, não deixe de acreditar, não deixe de servir a Deus. Deus nos chamou para vencer. Vai chegar o dia, e está bem perto, que Deus vai dar uma virada nas nossas vidas, e Ele mesmo vai nos tirar de “detrás das malhadas”.

Então ele foi ungido: Ungido por Deus e capacitado pelo Espírito Santo para algo grande que ninguém imagina que ele seria capaz.
Porém tudo aconteceu no tempo determinado por Deus.
Quando Davi foi levar comida para seus filhos no campo de batalha, Deus abriu a porta para iniciar o processo em sua vida.

Ele foi desprezado por seu irmão: E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja. 1 Samuel 17:28
Diante disto Davi se desviou e continuou focado no seu objetivo.
Queria lutar, queria ajudar o seu povo a ser livre da opressão dos inimigos.

Desprezado pelo inimigo: E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.
Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
1 Samuel 17:42-44.
Diante disto Davi manteve a fé porque era um rapaz comprometido com Deus.
Atrás das ovelhas no campo ele adorava a Deus, ali naquele lugar desprezado ele aprendeu a ter intimidade com Deus por meio da adoração, oração e tempo a sós com Deus.

Desprezado e odiado por Saul: E viu Saul, e notou que o Senhor era com Davi; e Mical, filha de Saul, o amava.
Então Saul temeu muito mais a Davi; e Saul foi todos os seus dias inimigo de Davi. 1 Samuel 18:28,29
Mesmo assim Davi continua sendo leal ao sei rei e guerreando suas guerras.
A lealdade é uma qualidade de homem de Deus, estar comprometido com uma visão e apoiar esta causa nos faz nobres numa sociedade que vive tão distante desta realidade.

Desprezado por sua esposa:  E sucedeu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor, o desprezou no seu coração. 2 Samuel 6:16.
Davi agora era desprezado não por ser alguém incapaz, ele havia ganhado fama internacional, era reverenciado em todos os lugares por onde passava.
Tornou-se uma celebridade e temido por seus adversários.
Foi desprezado porque adorar a Deus como súdito, sim; apesar ser ele rei, na presença de Deus ele era apenas súdito.
Apesar de ter conquistado tudo o que um monarca deseja para inflar seu ego, Davi permaneceu humilde e pequeno diante de Deus porque sabia que tudo vinha dele.

C. Tudo isto começou no curral das ovelhas, onde nasceu a intimidade com Deus e o amor por sua presença.
Então venho a unção sobre sua vida e tudo começou a mudar.
Creio sinceramente que este lugar chamado “atrás das malhadas” signifique o estágio inicial daquilo que o Senhor tem para realizar nas nossas vidas. É exatamente aí que começa a redenção da nossa história! Não desista, Confie!

Matemática de Deus 2 Reis 4:43

Matemática de Deus 2 Reis 4:43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; p...