quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Porque sois tímidos?


Marcos 8:23-27

Int. Jesus certa vez disse que o reino de Deus seria tomado pela violência, ou seja; pela vontade, determinação em vencer. Pela disposição em superar obstáculos, do sentimento de não desistir, mas continuar mesmo que as circunstâncias digam que não.
Diante disso devemos ter certo atrevimento para tomar posse do que é nosso, porque foi conquistado na cruz para o nós o direito de vencer as trevas que tentam contra a família, a vida emocional, sentimental, física, etc.

C.M. Os discípulos se intimidaram diante de uma tempestade, não sabiam como lidar com tal situação, recorrem ao mestre que dormia.
Jesus pergunta a eles porque tanta timidez diante daquela situação?
De acordo com o dicionário timidez significa:
 1.           Que tem temor; receoso.
 2.           Acanhado, retraído.
 3.           Fraco, frouxo, débil.
A psicologia explica que: Muitas pessoas sofrem com a timidez, em alguns casos isso não prejudica seu relacionamento, mas em outros pode afetar o desenvolvimento afetivo, a socialização, e até mesmo o trabalho e o estudo.
Então concluímos que a  timidez em nenhum momento é benéfica, ela pode afetar relacionamentos, oportunidades de emprego, estudos...
A pessoa muito tímida tem uma enorme dificuldade de se relacionar com pessoas. E quando isto acontece, tal pessoa terá com certeza sérios problemas emocionais, porque o ser humano é um ser de relacionamento.

Quando Jesus censurou a timidez dos discípulos ele sabia muito bem do prejuízo que ela traria sobre a vida e ministério deles.
Porque no mundo espiritual a timidez é extremamente prejudicial, fecha portas, dificulta a caminhado, retarda a promessa.

1-O povo de Israel é um exemplo disto: Por causa de sua timidez retardaram em quarentas anos a promessa de Deus.
Pior que isso, neste período sofreram num deserto escaldante, onde havia muita escassez e privação. Sua timidez os fez rodar nesta situação por longos quarenta anos.

2-Os irmãos de Davi diante da afronta de Golias é outro exemplo: Eles estavam sendo afrontados, ridicularizados, e diante desta situação não reagiam, estavam frouxos, acanhados, atitudes típicas de timidez segundo o dicionário.
Por isso o exército  Israel estava passivo diante daquela situação, até que chegou Davi, e mesmo sem ter condições, preparo para guerrear, se dispõe a enfrentar a aquela situação.
O problema pode ser muito maior do que você, mas se você estiver disposto a lutar contra ele, pode contar com a ajuda de Deus, porque Deus se agrada dos corajosos. Ele abre portas quando você se dispõe a lutar.

3-Os próprios discípulos diante da morte de Jesus se intimidaram e voltaram para a velha vida de antes: Os discípulos após morte de Jesus ficaram receosos que é uma outra característica do tímidos, voltaram para o mar.
Pedro disse: Vou pescar, e demais debandaram com ele, no caminho de Emaús Jesus encontrou outros dois discípulos completamente desanimados, voltando para velha vida de antes.
Jesus foi busca-los novamente, e mais uma vez, com muita paciência tratou de sua timidez.
A partir daí estes homens revolucionaram o mundo de sua época, no dia do pentecostes desceu sobre eles o Espirito Santo e os revestiu de muita autoridade e poder.
Eles foram em todos os lugares testemunhado do poder de Deus, libertando vidas ensinado pessoas a viverem uma vida de bênçãos com Deus.

C. Porque sois tímidos, homens de pequena fé?
Talvez este seja a pior consequência da timidez, ela leva a falta de fé, ou há uma fé muito pequena incapaz de produzir em nós o milagre desejado.
Precisamos urgentemente vencer a timidez, e enfrentar a tempestade sabendo que Jesus esta no barco.
Ele já delegou poder e autoridade para sua igreja repreender os ventos, acalmar as ondas agitados.
Lembre-se, é na força do seu poder que o sobrenatural acontece, e não em nossa capacidade.
Então creia, insista, obedeça a voz de Deus, seja fiel e não se importe com a opinião alheia.
Não se intimide diante da opinião dos amigos, parentes, seja forte e corajoso porque o Senhor Deus será contigo. Josué 1:9

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...