quarta-feira, 24 de abril de 2013

Providencia de Deus

 Jr.38:1-13

Int. Em algumas situações somos jogados na lama, nos atolamos nela e fica muito difícil sair ou, achar uma solução para o problema.
O fato é que os problemas existem e quando menos esperamos somos jogados dentro deles, e muitas vezes nos atolamos até o pescoço.
Isto não acontece porque estamos em pecado, acontece porque problemas existem e vamos ter de passar  por eles, enfrentando-os coragem e obediência ao nosso Deus.

C.M. Jeremias o profeta foi um homem escolhido antes mesmo de sua mãe engravidar, Deus já havia separado ele para ser profeta de Israel.
Deus o usou para denunciar os pecados de Israel, alertar sobre o exilo, a quebra da aliança, período de grande seca, e também a restauração do povo de Deus.
Por falar a verdade e andar na verdade é que Jeremias estava enfrentado oposição, iria enfrentar a lama, a solidão, frio e perigo de morte.
Onde esta Deus quando somos injustiçados, quando as portas não se abre, quando parece não haver mais saída?
Quantos estão fazendo esta pergunta neste exato momento? Mas o questionamento ocorre justamente porque estamos olhando demais para a situação ao nosso redor, estamos com os olhos muito fixo nos problemas.

No versículo 4 os príncipes de Israel determinam a morte de Jeremias, então ele é jogado numa cisterna. Você já ouviu a expressão “no fundo do poço”?
É onde estava o profeta Jeremias. O fundo da cisterna era lamacenta e tinha até sete metros de profundidade.
No inicio servia para suprimento d´água.

A situação de Jeremias era muito difícil
-Poderia morrer de frio, já que estava atolado na lama, não tinha onde se aquecer.
-Poderia morrer de sede, não havia mais água naquele lugar, só lama.
-Poderia morrer afogado, pois em algumas cisternas a lama chegava até sete metros de profundidade.
Mas Deus em nenhum momento deixa seus filhos sozinhos, a deriva. Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Salmos 40:1-2
Talvez você esteja enfrentando a lama agora, existe uma saída pra você não se afogar nela, firmar seus na rocha, e esta rocha é Jesus. Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. Atos 4:10-11

Deus sempre tem uma saída.
Você já ouviu falar em  Ebede-Meleque? “O seu nome significa servo do rei”, este homem até então desconhecido foi usado por Deus para livrar Jeremias da morte.
Qual o seu poder de influencia visto que não era conselheiro do rei. Pois ele falou ao rei Ezequias, pediu livramento ao profeta, e ele mandou que o tirassem na cisterna.
Deus usa o que muitas vezes não damos valor, porque nas mãos de Deus as coisas insignificantes se tornam valorosas, inclusive eu e você.

Ebede-Meleque a serviço dos reis dos reis pega uma corda e mais trinta homens vão até a cisterna para salvar Jeremias.
Este homem tem um coração tão sensível que pegou panos velhos para colocar nas axilas do profeta, para que não se machucassem.
Era a providencia de Deus chegando de uma maneira inusitada, por meio de alguém que ninguém esperassem ajuda.
É assim que Deus faz em muitas situações, nos dá a providencia de maneira surpreendente.

C. O que aconteceu com Jeremias, Israel foi invadida por Nabucodonosor e suas tropas, porem foi dando ordem a respeito de Jeremias que o tratassem bem e nenhum mal o fizessem. (38:11-14)
Quando a Ebede-Meleque, Deus não fica devendo nada pra ninguém, quando se faz algo a um homem de Deus é como se ao Senhor o fizéssemos. (38:15-18) Ele recebeu livramento de Deus e sua vida também foi salva.
Este é o Deus da aos seus filhos grandes vitorias por meio de grandes batalhas.

Ainda que seja um tal de Ebe-Meleque, uma corda de panos velhos, não importa, o LIVRAMENTO DE DEUS É CHEGADO para você para sua família!

Deus abençoe sua vida!

Pastor  Luciano Silveira.

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...