terça-feira, 17 de junho de 2014

Quanto vale a tua benção?

 Gn. 25:26-34

Int. Qual o verdadeiro valor de tudo que Deus fez por e ainda vai fazer por mim?
Lembre-se que palavras precisam se tornar em atitudes que comprovam de fato sua veracidade.
Esaú e Jacó esta historia triste nos ensina algumas lições importantes para o nosso sucesso em nossa caminhada com Deus.

C.M. Primeiro vamos entender o que é primogenitura!
No oriente, o primogênito, ou o filho mais velho, gozava de certos privilégios em relação aos outros filhos. Dava-se isto de um modo especial entre os hebreus.
1-o primogênito era consagrado ao Senhor (Êx 22.29).
 2- Pertencia-lhe a excelência da dignidade e a excelência do poder (Gn 49.3).
3- Quando morria o pai, recebia ele porção dobrada na distribuição dos bens de família (Dt 21.17) –
4- e nas famílias reais era ele quem sucedia no trono (2 Cr 21.3). o direito de primogenitura e os privilégios que lhe eram inerentes poderiam ser retirados por inconveniente conduta do primogênito, como no exemplo dos filhos de isaque, sendo transferidos os direitos dessa situação (Gn 27.37). Davi, por direção divina, excluiu do trono a Adonias, para favorecer Salomão, sendo marcada a preferência pelo ato da unção.
5-o filho mais velho era muito respeitado na família, e à medida que a família ia crescendo, ia ele pouco a pouco obtendo mais autoridade, vindo por esse fato a ser o maioral - ‘cabeça da casa de seu pai’ (Nm 7.2, e 21.18, 25.14). A ‘dobrada porção’ da herança da família, que cabia ao filho mais velho pela Lei de Moisés, explica o ter pedido Eliseu porção dobrada do espírito de Elias (2 Rs 2.9).
6-Nas primitivas genealogias das Escrituras, o primogênito de uma linha é muitas vezes mencionado (Gn 22.21 e 25.13) de um modo particular.
7- Também uma especial santidade se achava ligada no Judaísmo ao titulo de primogênito, e é neste sentido que, segundo parece, é aplicado ao Messias (Rm 8.29 - Cl 1.18 - Hb 1.6 - Ap 1.5) - e como co-herdeiros Dele reclamam os remidos a sua herança (Lc 22.29 - Rm 8.17 - Cl 3.24).

Abrir mão do seu direito de primogenitura era também abrir mãos das promessas de Deus para sua vida.
Ates de tudo era uma benção espiritual vinda diretamente de Deus, e que fazia toda a diferença na vida de seu possuidor.
Hoje nós somos juntamente com Jesus primogênitos na benção de Deus, pois a bíblia diz: Ora, se sois de Cristo, então sois verdadeiramente a descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa. Gálatas 3:29.
As consequências fora simplesmente trágicas na vida de Esaú, e custou-lhe lágrimas.
Quando Esaú caiu em sí era tarde demais: V 37, Não reservastes nenhuma benção para mim? Esta foi a exclamação de Esaú quando se deu por conta da grande bobagem que tinha feito no passado rejeitando a benção de Deus para sua vida.
Passou a mendigar as bênçãos: E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou. Gênesis 27:38
Pobre Esaú, nunca imaginou que que pagaria um preço alto demais por ter rejeitado a benção de Deus.
Naquele momento deve ter pensado: Se eu pudesse voltar no tempo, seria diferente, valorizaria o que Deus me deu, não seria tão displicente, iria ouvir com mais atenção os conselhos.

Tal atitude resultou em muitas lágrimas: E levantou Esaú a sua voz, e chorou. Gênesis 27:38, E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.
Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou. Hebreus 12:16-17
Esaú se tronou amargurado, passou ater ódio de morte de seu irmão, ou seja; uma tragédia familiar porque rejeitou, não deu valorizou a benção de Deus para sua vida.

Uma tragédia em sua vida porque viveria como escravo : Quando Esaú pergunta não sobrou nenhuma benção para mim? E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou. Respondeu-lhe Isaque, seu pai: Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação, longe do orvalho do alto céu; pela tua espada viverás, e a teu irmão, serviras; mas quando te tornares impaciente, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço. Gênesis 27:39-40

C. Quantas lágrimas poderíamos ter evitado em nós e em nossa família atendendo a voz do Deus e valorizando suas promessas. Deus detesta quando as pessoas desprezam sua palavras. Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Acaso não era Esaú irmão de Jacó? diz o Senhor; todavia amei a Jacó, e aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto. Malaquias 1:2-3.
Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...