sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Jesus, o Bom Samaritano


O bom Samaritano    Lc. 10:25
Int. Jesus nunca fez acepção de pessoas, todos nós independente da posição social, raça, cor, somos todos iguais para ele, temos o mesmo valor.
Porque Os judeus não se davam com os samaritanos? Com a invasão da Assíria no séc. VII a.C., muitas tribos de Israel foram levados para o cativeiro, dentre eles estavam os que habitavam a região chamada de Samaria. Então vários povos se misturaram aos que habitavam nessa região, introduzindo vários costumes abominados pelo povo judeu. Assim que, o judeu, considerava os samaritanos como povo de terceira categoria e até mesmo os chamava de cães, eram desprezados e marginalizados. O próprio Senhor Jesus, ao qual eles não tinham simpatia era chamado por eles de samaritano. João 8:48 Responderam, pois, os judeus e lhe disseram: Porventura, não temos razão em dizer que és samaritano e tens demônio?
C.M. Mas, Jesus vem para nos ensinar que Ele escolhe as coisas que não são para envergonhar as que são. Ele acolhe os excluídos, rejeitados, os sem esperança, os considerados lixo da sociedade. João 4:7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.

Quem era o homem assaltado, machucado e ferido? Aqueles que estão longe da presença de Deus, estão hoje na miséria, ferido na alma, na sarjeta... Lc. 4:18-19 O Espírito do Senhor está sobre mim, Pelo que me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; Enviou-me para proclamar libertação aos cativos, E restauração da vista aos cegos, Para pôr em liberdade os oprimidos,
1-      Quem era o levita e o sacerdote? Falsas religiões, portas erradas em que batemos como, espiritismo e etc. Pessoas que são como nuvens sem água, que não se interessam pelo bem esta r de suas ovelhas, os que se dizem homens de Deus e no entanto, sua conduta e atitudes o denuncia totalmente ao contrário.
2-      Que era o bom samaritano? Ele era considerado inimigo, era rejeitado veementemente, mais foi o único que podia ajudar.
Ele foi a pedra que os edificadores rejeitaram: Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite.
Ele era aquela luz que veio ao mundo: João 3:19  E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
4-Hospedaria: significa a Igreja séria e verdadeira, comprometida com a verdade que é a palavra de Deus, onde as pessoas são tratadas com a palavra de Deus.
5-óleo e vinho: representam o Espírito Santo que vai te capacitar a ter uma vida direcionada por Deus.

C. Até quando você vai rejeitar a ajuda o socorro do único que pode te socorrer?
Carregou sobre sua montaria: Is. 53 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...