domingo, 3 de dezembro de 2017

Justificado pela Fé, Gn. 18:16-33


Int.  Abraão não foi um homem perfeito, mas Deus não busca em nós perfeição. Ele busca em nós sinceridade de coração.
Abraão errou quando mentiu que Sara era sua irmã, isto trouxe grandes prejuízos para o reino de  Abimeleque.
A presença de Abraão ali era para abençoar, Deus queria que ele fosse abençoador.
Mas o que vemos foi exatamente ao contrario, quando não obedecemos em vez de benção o que ocorre é a maldição.
Quantas vezes nós somos como Abraão neste quadro de sua vida? Em vez de benção na igreja no meio do povo Deus, somos causadores de problema? E na nossa família? No nosso trabalho? E no nosso meio social em geral? Aprendemos também que o efeito do pecado em nossas vidas não é só individual, mas também coletivo. Afeta não só as nossas vidas, mas sim também a vida dos que nos rodeiam. Gn. 12:17.
Ele ainda precisa aprender a confiar e a depender totalmente do seu Deus para ser um contador de estrelas.
Abraão errou quando deixou de confiar na promessa e fez o que Sara sua mulher lhe mandou fazer, ter um filho com Hagar porque Sara estava velha.
Isto lhe causou grande angustia no futuro porque foi uma atitude de fraqueza na vida de Abraão.
Neste momento ele nem consulta a Deus, o resultado foi frustração lá na frente.
Errou quando levou seu sobrinho Ló com ele, a ordem de Deus era para ele sair do meio da sua parentela.
Esta atitude lhe trouxe desgaste com seu sobrinho que o levou a tomar uma difícil decisão, separar de seu sobrinho.
Sempre que desobedecemos a Deus, cedo ou tarde nos arrependemos!
Mas o sábio não é o que nunca erra, e sim o sabe tirar proveito e ensinamento de seus erros e do erro dos outros.

C.M. Abraão por sua vez tinha muitas qualidades, acima de tudo tinha uma promessa de Deus.
1-Abraão tinha intimidade com Deus:  A prova disto é que Deus falou com ele diversas vezes, ele hospedou anjos em sua casa.
Falou com ele lhe chamando e fazendo uma promessa.
Falou com ele o animando para sair da tenda e começara contar as estrelas.
Falou com ele reforçando a promessa.
Falou com ele pedindo uma oferta como prova do seu amor (Isaque).
(Falou com ele aumentando as promessas de bênçãos sobre sua vida e posteridade, Estrelas do céu e a areia da praia do mar).

2-Abraão era ofertante e sabia do valor espiritual da oferta. Durante toda a sua vida ele levantou altares a Deus para ali adorar e sacrificar.
Quando Deus lhe pediu uma oferta extremamente difícil ele não negou, teve coragem, demostrou fé em Deus.
Demostrou amar a Deus acima de todas as coisas, e que Deus estava em primeiro lugar em sua vida.

Abraão foi dizimista: Trouxe o seu dizimo e depositou aos pés de Melquizedeque que era rei e sacerdote de Deus.
Ele sabia que a proteção para sua vida financeira passava por reconhecer que tudo o que tinha era dadiva de Deus, vinha do Senhor.
Quando somos dizimista estamos com este ato declarando, tudo que tenho, tudo que sou vem Deus.
Estamos dizendo que ele é a nossa proteção e a nossa prosperidade vem dele.

Abraão se importava e orava pelas as pessoas. Agora ele entendeu que ele tinha sido chamado para ser abençoado e abençoador.
Sodoma e Gomorra estavam para ser destruídos, com todos os seus moradores.
Abraão intercede pelo os justos, isto incluía seu sobrinho Ló e a sua família.
Abraão estava preocupado com vidas, algo que também Deus se preocupa ao ponto de ter dado seu filho Jesus para morrer por elas.
Abraão questiona se havia justos ali, seriam eles destruídos também?
Quem é justo senão Deus?
Mas Abraão creu em Deus, e Deus creditou sua fé como justiça (Gênesis 15.6). Esse versículo é um dos mais importantes da Bíblia, porque resume a base sobre a qual o homem pode apresentar-se como justo diante de Deus e ter um relacionamento com Ele.

A palavra “justiça”1 está relacionada à lei, moralidade e justiça. Em termos bíblicos, uma pessoa justa é uma pessoa sem culpa. Essa pessoa é perfeita ou “certa/justa” em relação à lei. Porém, se virar as páginas de sua Bíblia até Romanos 3.10, você lerá que “Não há nenhum justo, nem um sequer.”  Abraão foi infectado pelo pecado, assim como todas as pessoas desde Adão. Se examinarmos mais de perto a vida de Abraão, veremos claramente que ele estava longe de ser perfeito.

Somente Deus é perfeito! Só Ele é santo e justo! E porque Deus é santo e justo, Ele não pode tolerar ou ignorar o pecado. O pecado viola o caráter de Deus e no fim Ele terá de julgá-lo. Em outras palavras, o pecado coloca uma barreira entre Deus (que não tem pecado) e o homem (que é pecador).

A palavra “creditado” 2pode ser vista como um termo matemático ou de contabilidade. Se Deus fizesse uma auditoria da justiça de Abraão com base nos seus méritos, constataria que Abraão está em débito. Mas porque creu em Deus, Deus creditou a Abraão uma justiça que não provinha dele.

Para melhor entender esse conceito de ser “creditado como justo”, veja a história do juiz que serviu durante a grande depressão nos Estados Unidos. Certa noite trouxeram um homem a sua sala de tribunal. O homem desesperado havia sido pego roubando pão para alimentar sua família. Ao explicar a sua situação, o juiz sentiu pena do homem, mas a lei não lhe oferecia nenhuma opção. Era preciso puni-lo. A lei não faz exceções. Dez dólares ou dez dias na prisão. Em seguida, movido pela compaixão, o juiz colocou a mão no seu bolso e tirou dez dólares para pagar a multa.

O homem que tinha roubado o pão poderia ter recusado a bondade do juiz e ido para a cadeia. Mas ele não o fez. Ele dependia do fato de o juiz fazer alguma coisa por ele que não podia fazer por si mesmo. Desse modo o homem foi considerado “justo” perante a lei. Da mesma maneira, perante Deus Abraão era um homem pecaminoso (culpado, como qualquer outro homem). Mas Abraão creu em Deus. Abraão confiou em Deus para fazer por ele o que ele não podia fazer para si mesmo. E por ter confiado, Abraão foi considerado justo perante a lei.
Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Romanos 4:3.

Nossa fé em Jesus nos purifica do pecado, nos justifica diante de Deus, porque ele pagou pelo nosso pecado. Romanos 8: 32Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos concederá juntamente com Ele, gratuitamente, todas as demais coisas? 33Quem poderá trazer alguma acusação sobre os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica! 34Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, Ele ressuscitou dentre os mortos e está à direita de Deus, e também intercede a nosso favor.

Sua fé fez dele um homem obediente: Não negou nem o seu próprio filho a quem ele amava mais do qualquer outra coisa.
Sua fé trouxe salvação a sua família: Ló e sua casa foram salvos porque Abraão intercedeu por eles a Deus.
Deus atendendo a suplica de Abraão enviou anjos até Sodoma para tirar Ló e sua família de lá entes que a cidade fosse destruída.

C. Nossa fé aliada a nossas atitudes nos fará contar as estrelas e também a areia da praia.
A fé não tem limite, porque Deus pode todas as coisas.
Jesus disse que por meio da fé tudo é possível, inclusive transportar montes.
O que na verdade a palavra de Deus nos ensina é que coisas maravilhosas podem acontecer  por meio de uma vida de intimidade com Deus.
E em muitas situações ficaremos com certeza impactados do Deus fará em nossas vidas.

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira


Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...