domingo, 27 de março de 2011

Visão, primeiro degrau para o sucesso


Texto: Gn. 28:10-22

Int.  visão1

sf (lat visione) 1 Ato ou efeito de ver; percepção operada pelo órgão da vista.  Teol Coisas que Deus faz ver ao espírito ou aos olhos do corpo Teol: segundo a religião cristã, contemplação imediata e intuitiva da essência divina, por parte de alguém, após a morte. V. intuitiva, Teol: o modo como os bem-aventurados vêem a Deus face a face
.
Uma pessoa sem visão anda tateando no escuro, não sabe o caminho, fica a mercê dos outros.  "Porventura pode um cego guiar outro cego? não cairão ambos no barranco?" (Lucas, 6, 39). "Sabes que os fariseus ouvindo o que disseste, ficaram escandalizados? Mas ele repondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada pela raiz. Deixai-os, são cegos guias de cegos. Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco".
Uma pessoa com visão enxerga bem o caminho, sabe para onde vai, percebe os perigos no caminho, não depende dos outros para chegar ao seu destino.
C.M. Jacó fugia para salvar a própria vida! Com visão incerta sobre seu futuro, sua vida dali para frente era uma incógnita.
Algumas pessoas muitas vezes são assim também, sem visão clara do propósito de Deus em sua vida, vivem na incerteza, seja na família, nos negócios, etc. Seus sonhos e projetos não passam mero desejo de sua alma.
Jacó dormiu e teve um sonho, havia uma escada que ligava o céu e a terra, os anjos de Deus desciam e subiam por ela.
Esta escada aponta para aqueles que desejam ter sucesso em sua vida, pois para alcançar o que desejamos, precisamos subir um degrau após o outro.
O primeiro degrau a ser subido chama-se VISÃO.
Jacó dorme preocupado, acorda enxergando algo que antes não via. A PRESENÇA DE DEUS.
Quando não temos a visão de que Deus está ao nosso lado cometemos tantas e tantas bobagens, metemos os pés pelas mãos.
Quando nos falta visão clara, então muitos acham que a esposa é apenas um objeto a ser usado, a esposa vê o marido como um cheque assinado em branco, para pagar suas contas.
Outros valorizam mais as coisas do as pessoas, os negócios do que a família, o ser humano muitas vezes tem menos valor do que animais, porque algumas espécies que estão em extinção se forem mortos é crime inafiançável, com os seres humanos não, respondem em liberdade...

1-    Quando temos visão  temos convicção que Deus esta ao nosso lado.

"Eis q eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos(Mt28:20)
Deus esta aqui e eu não sabia, é muito elucidativo, pois revela que Jacó não sabia que Deus esta naquele lugar, tinha a sensação de estar sozinho, a mercê da suam própria sorte. E isto tem sido a ruína de muita gente!
Os dois discípulos a caminho de Emaús, estavam completamente desanimados, derrotados... Jesus se aproxima deles e eles nem o percebem!

2-    Quando temos visão temos promessa de Deus

Jacó dorme com muitas dúvidas, incertezas, mas acorda com uma tremenda promessa de Deus para sua vida e sua descendência.
Deus promete a ele: 1- A terra onde estava. 2- Grande descendência. 3- Ele seria abençoador de muitas pessoas. 4- Presença constante em sua vida. 5- Proteção. 6- Amparo. 7- Cumprimento da sua promessa.
Tudo isso após ele ter mudado sua visão, percebido que não estava só, mas o Senhor Deus estava com ele.

3-    Quando temos visão temos aliança com Deus.

Aliança significa pacto, acordo, tratado, e é isto que precisamos fazer com Deus, um pacto de fidelidade e obediência a sua palavra...
Deus só tem compromisso com aqueles que tem compromisso com ele e sua palavra.
Que vês Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la. (Jr. 1: 11)

4-    Quando temos visão temos coragem para continuar o caminho

Jacó tinha agora forças, motivação para continuar sua jornada.
C. Jacó lutou muito, foi lapidado por Deus, Ma como todo o homem que tem visão tem promessa, elas se cumpriram fielmente em sua vida.
Deus tem promessa para você também...

Deus abençõe sua vida!
Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...