domingo, 8 de janeiro de 2012

Uma grande vitória

Exodo. 3:7-10

Int. Todos nós estamos em busca da vitória, sucesso neste ano que esta apenas iniciando.
São muitos os desafios para alcança-los, em alguns casos não dependem do esforço próprio, mas de uma intervenção divina.
Quando a medicina falha, situação fica irreversível na vida financeira, casamento. Deus vai entrar em ação e mudar a história da tua vida por completo, vai te levar para outra realidade, e tua vitória terá sabor de mel.
. Um dos alimentos considerados mais agradáveis ao paladar na época em que a Bíblia foi escrita era o mel. Tanto é que, para descrever a terra de Canaã como uma terra farta é agradável era usada a expressão “terra que mana leite e mel” (Ex 3.8, e mais 16 vezes). O mel era considerado um dos produtos mais preciosos da terra (Gn 43.11; Jr 41.8), pois como não havia açúcar, ele era o principal adoçante. Por isso era dado como presente (2 Sm 17.29; 1 Rs 14.3), e tido como equivalente ao melhor trigo (Sl 81.16; Ez 16.13).
Claramente é afirmado que o mel é um alimento saudável e gostoso (Pv 24.13). O mel, além de saboroso e valioso, era nutritivo. Uma vez, Jonâtas, filho do rei Saul e comandante do exército de Israel, estava já a desfalecer na guerra, quando tomou mel e comeu , diz que seus olhos brilharam, isto é, suas forças foram refeitas (1 Sm 14.27,29).
Várias coisas agradáveis eram comparadas ao mel: o maná tinha sabor de bolos de mel (Ex 16.31); as bênçãos de Deus para Israel ( Dt 32.13); o amor conjugal (Ct 4.11; 5.1) palavras agradáveis (Pv 16.24); e a vida quando a terra for restaurada (Is 7.22). A Bíblia também é comparada ao mel. Falando da Palavra de Deus o salmo 19.10 diz: São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.
Para o salmista a Bíblia era mais doce, mais saborosa, do que o mel, e do que aquilo que escorria dos favos. Para ele, a Palavra de Deus era um deleite, era como deliciar-se com um manjar. Num outro salmo (119.103) é dito Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca. Ele se dirige a Deus falando de quão prazerosa era a Palavra Dele. Muito mais do que um alimento agradável e suave. O termo “doce” significa algo que deixamos escorrer pela garganta para desfrutar mais do seu sabor.
O profeta Ezequiel também testemunha a mesma coisa (Ez 3.3) E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel. A palavra que Deus deu para Ezequiel tinha o propósito de nutri-lo, mas também era muito apetitosa em sua boca.
Outro profeta que testemunha o sabor da Palavra de Deus é Jeremias: Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos (Jeremias 15.16). Para ele a Bíblia era alimento que alegra a alma. Semelhante a participar de um banquete onde tanto a boa comida como a boa companhia nos alegra.
O conselho dado em Pv 24.13 e 14 é: Filho meu, saboreia o mel, porque é saudável, e o favo, porque é doce ao teu paladar. Então, sabe que assim é a sabedoria para a tua alma; se a achares, haverá bom futuro, e não será frustrada a tua esperança. A sabedoria é comparada ao mel, que é doce e nutritivo. E esta sabedoria é encontrada na Palavra de Deus. Pois é o testemunho do Senhor que dá sabedoria ao simples (Sl 19.7). O próprio Senhor Jesus Cristo disse que a Sua Palavra produzia vida O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.

C.M. Veja o caso do povo de Israel, por gerações ficaram como escravos do Egito, construindo cidades, trabalhando de sol a sol.
Sendo oprimidos, sem esperanças quanto ao futuro, pais que não podiam sonhar nada para seus filhos, (hoje os efeitos das drogas são parecidos), jovens que não tinham o direito de sonhar com um bom futuro.
Viviam uma vida de humilhação sem fim, sendo maltratados, torturados fisicamente e psicologicamente.
Diz a bíblia:
Deus viu a aflição do seu povo: Ele se compadeceu daquele povo e se dispôs a ajuda-los. Mc. 6:34   Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas.

Deus ouviu o seu clamor: Se Deus ouviu o seu clamor é porque eles buscaram a ajuda de Deus.
Quando buscamos a ele  sempre tem a resposta. Is. 59:1   Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.

Conheço teu sofrimento: Deus conhece muito bem a tua vida, não existe ninguém melhor do ele para ajudar você. Conhecedor da tua vida, com todo poder no céu e na terra para fazer qualquer coisa. Ef. 3:20   Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,
Ele precisa apenas de uma chance sua para agir na tua vida.
Por isso desci para livra-los: Deus esta decidido a te abençoar, tirar você desta situação, desceu até nós por meio de Jesus com o firme proposito de nos abençoar. Isaías 43.13: "Eu sou Deus; também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?" NINGUÉM!
Para uma terra que mana leite e mel: Eles vivam comendo o resto dos egípcios, morando em galpões, agora Deus esta dizendo que levaria eles para uma terra boa, espaçosa que mana leite e mel, terra de fartura e abundancia.
Isto mostra que a benção que Deus tem para nós e coisa grande, de alto nível.
Tua vitória tem sabor, não é coisinha, é o melhor desta terra. Is. 1;19
A terra que Deus estava prometendo para eles era simplesmente o melhor que existia na época. “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” 1 Coríntios 2.9

C. O que Deus  vai fazer sera notório, porque será grande em nome de Jesus.
Final ele desceu especialmente para isto, então creia vem algo grande de Deus sobre tua família.

Deus abençoe sua vida

Pastor  Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...