segunda-feira, 16 de julho de 2012

Bem Aventurado


 Sl 158
A expressão “bem-aventurado” aparece 07 vezes no Antigo Testamento e 26 vezes no Novo Testamento.
A expressão tem um significado simples, porém profundo. Bem-aventurado significa FELIZ. Não significa uma felicidade passageira ou fundamentada apenas em estímulos, que se retirados, a destroem. Essa felicidade é fundamentada principalmente em Deus, na obediência à Sua palavra e na fé.

Todas as pessoas querem a FELICIDADE , a FELICIDADE é o que faz as pessoas terem motivação pra viver , quando a FELICIDADE não DOMINA o coração de uma pessoa , a TRISTEZA vai OCUPAR este espaço , sabemos que existem NÍVEIS de tristeza , a pior e mais profunda , é a DEPRESSÃO , um mal que tem assolado milhares de pessoas , mas o interessante sobre a DEPRESSÃO , é que ela não atinge somente o POBRE , mas os RICOS também .
Tem pessoas que pensam que o POBRE é INFELIZ pois não tem dinheiro para viajar , para comprar os eletrônicos que sonha , para comprar um carro do ano , ou mesmo uma casa grande e confortável , mas os RICOS podem comprar BENS materiais , mas a VIDA DE UM HOMEM não consiste na abundância de BENS que ele tem .
BEM AVENTURADO significa ser FELIZ , portanto neste SALMO , o SALMISTA vai nos ensinar a SER FELIZ .e o SEGREDO aparece logo no primeiro verso , BEM AVENTURADO AQUELE QUE TEME AO SENHOR . Mas o que é TEMER AO SENHOR ?

C.M. 1 Ter medo ou receio (de); RECEAR.: Se você não tem culpa, não tema.
2 Ter preocupação com; PREOCUPAR-SE. [tr. + por: A mãe temia pela saúde do filho.]
3 Ter respeito e obediência por. [td.: Temem a lei dos homens.] [tr. + a: Os piedosos temem a Deus.]
4 Estar quase convencido de; DESCONFIAR; SUSPEITAR. [td.: Temo que o gelo não será suficiente.]
É evidente que o contexto aqui diz que FELIZ vai ser a PESSOA que tem RESPEITO E OBEDIÊNCIA A DEUS.

Então aprendamos agora algumas lições deste texto.

1-Temor a Deus significa obedecer a Deus: Isto quer dizer que eu preciso ter um compromisso com sua palavra, com seus princípios.
E a sua palavra nos manda cuidar bem da nossa família, ter zelo pela coisas de Deus (igreja), ser fiel. Nos manda testemunhar das bênçãos do Senhor, anunciar suas maravilhas.
A razão porque muitos não crescem, não desenvolve seu potencial é a falta de envolvimento na obra de Deus.
O não convidar para vir a igreja, e falar do Jesus tem feito em sua vida gera um atraso muito grande no crescimento espiritual e ministerial das pessoas.
Então, se tememos; obedecemos, e o ide precisa ser observado com muita atenção e carinho.
A obediência a palavra de Deus vai gerar em sua vida muitas bênçãos, basta ler deuteronômio 28 para ter uma ideia do Deus faz na vida daqueles que o obedecem.

2-Temos significa respeito a Deus:  Respeito por sua vez significa, Obediência, deferência, submissão, acatamento, Relação, referência.  Consideração, importância.
Se eu respeito, eu não falo mal, eu também preciso me submeter  a sua vontade, até mesmo porque ele sabe o é melhor pra mim.

Isto implica em muitas bênçãos sobre minha casa, V3-4 não é formula mágica é aplicar a palavra de Deus e o resto ele fará.
O V5 reforça tudo isto dizendo: Eis como será abençoando o homem que teme ao Senhor! Reforça a ideia de seremos abençoados por ele de uma forma especial!

C. Não existe mágica para ser feliz, a fonte da alegria é Deus, e ele quer derramar esta alegria sobre tua vida e toda sua casa. Quando a arca foi levada de Jerusalém, o povo ficou angustiado, triste, desprotegido e diz a bíblia que toda a nação suspiravam pelo Senhor.
Não abra mão do temor de Deus em tua vida, com isto a presença de Deus nunca se afastará de ti.

Pastor Luciano Silveira

Deus abençõe sua vida! 

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...