segunda-feira, 29 de julho de 2013

Amigo de todas as horas

 Jo. 11
Int. É bom ter um amigo, não é mesmo? Alguém para brincar, dar risadas, conversar, falar, bater papo, jogar, dialogar, assistir televisão, ganhar presentes e se divertir. Alguém em quem podemos confiar, alguém que possamos pedir ajuda, auxílio e conselhos.
Alguém que possamos comemorar nossas vitórias, compartilhar nossas derrotas e dividir nossas dores. Alguém que possamos comemorar nossos aniversários, ganhar presentes, passearmos juntos, festejarmos, viajarmos, brincarmos, cumprimentarmos.
Alguém que possa nos elogiar, fazer companhia, rechear nossas vidas com momentos agradáveis, prazerosos e aprazíveis, irrigar as veredas de nosso coração com palavras carinhosas e oxigenar nossas mentes com boas lembranças.
Alguém em quem podemos compartilhar momentos bons, recordar boas lembranças, partilhar experiências e confidenciar nossas vidas. Razão pela qual eu digo que é bom termos amigos.
 Existem muitas frases bonitas a respeito de amizades, de amigos verdadeiros.
Todas elas recheadas de beleza, palavras bem colocadas quem encantam, porém na grande maioria sem aplicação prática. Porque amizade não se resume frases bonitas, festa social vai um pouco mais além, amizade verdadeira é onde podemos compartilhar nossas vida e ajudar a levar o fardo uns dos outros.
Onde encontrar estes amigos verdadeiros que são descritos na ponta de uma caneta?
Talvez não tenha resposta concreta para esta pergunta, porque nossos amigos verdadeiros por mais que queiram não conseguem fazer em algumas situações o que fato precisamos.

C.M. Lázaro era amigo íntimo de Jesus, muito próximo dele, esta amizade começou quando Jesus curou os dez leprosos e um voltou para agradecer, e este pela gratidão demostrada se torna amigo fiel de Jesus.
A partir dai começou uma amizade linda de Jesus com esta família, marta, Maria e Lázaro.
Diz a bíblia que este Lázaro amigo de Jesus adoeceu e veio a falecer, fato que causou muita dor naquela família.
E aqui vamos conhecer algumas situações que só o amigo Jesus pode fazer, coragem e amor  que só ele tem para com seus amigos.

1-Arriscar sua vida pela vidado amigo V8: Jesus decidiu ir a Betânia onde esta seu amigo sepultado, mesmo sabendo que isto poderia- lhe custar a vida.
Isto significa que para estar conosco nos momentos difíceis Jesus pagou um preço muito alto.
Enquanto muitos amigos se aproximam de nós quando podem obter certa vantagem, Jesus se aproxima para nos oferecer sua ajuda, ainda que lhe custasse a sua própria vida. Que outra pessoa teria tanto amor e tanta coragem para fazer isto? Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”. (João 15.13).
Ir a Betânia naquele momento era arriscar não sair de vivo, mas mesmo assim Jesus vai, pois Lázaro era seu amigo.

2-Eu sou a ressurreição e vida: Marta quando o encontra exclama “Se tu estivesse aqui”.
Jesus é aquele amigo que nos momento mais difíceis faz o que ninguém consegue fazer.
Uma ferida da alma que nos causa muita dor, ele tem o remédio.
O choro que não quer cessar ele consola.
Maria na sua exclamação lamenta que Jesus não estivesse ali no momento antes da morte de seu irmão, porém agora Jesus estava.
Ele não atrasa, ele sempre chega no momento certo, nós temos muitas dificuldades em entender isto.
Mas Deus faz tudo com muita perfeição, seu amigo Lázaro se tornou um referencial da importância de ser amigo de Deus para muitas pessoas que o conheciam e estiveram no seu velório.
A bíblia diz que muitas pessoas foram até sua casa para vê-lo e se converteram a Deus.

3-Jesus chorou: Diante do túmulo de seu amigo Jesus, ele não alheio quanto as suas dores, seus anseios, seus sofrimentos.
Em apenas duas situações esta registrado que Jesus chorou.
Diante do túmulo de seu amigo Lázaro, e observando a rejeição de Jerusalém quanto a oportunidade de salvação que esta cidade estava rejeitando.
Diante das tuas dificuldades Jesus se comove, quer te ajudar, você precisa permitir ser ajudado por ele.
Quando Os dez leprosos foram curados , nove nem se quer voltaram para dizer muito obrigado, talvez estavam ansioso para ver seus familiares, cuidar dos seus negócios, tocar suas vidas.
Este não voltou e não somente agradeceu, mas se prostrou e adorou a Jesus.
Ele preferiu a amizade de Jesus e passou a andar com ele, viver o que Jesus ensinava, isto fez toda a diferença em sua vida. Como é bom ser amigo de Jesus!

4-Lázaro vem para fora: Seu amigo esta te chamando, fazia quatro dias que estava morto, portanto uma situação irreversível, não para Jesus.
Este amigo esta presente com você em todo os momentos para te ajudar, consolar e fazer o que mínguem mais pode fazer. Tem uma frase do escritor alemão, Norbert Lieth, que descreve exatamente quem é este nosso amigo chamado Jesus: “Para muitos, Jesus é apenas uma figura apropriada para uma pintura, o herói de um romance, um belo modelo para uma escultura ou o tema para uma canção. Mas para os que ouviram Sua voz, experimentaram Seu perdão e sentiram Suas bênçãos, Ele é aconchego, luz, alegria, esperança e salvação, um amigo que não nos abandona jamais, que nos levanta quando estamos prostrados”.

5-Desaitai- e o deixai-o ir: Ele deu uma ordem, aquilo que te  prende seja retirado de ti e sejas livres porque ele é seu amigo. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36
Ele já pagou pela tua liberdade, você não precisa mais viver preso ao ódio, mágoa, vícios porque quebrou estas cadeias que nos prendiam e nos fez livres. "... havendo riscado o escrito de dívida, que era contra nós nas suas ordenanças, o qual de alguma maneira nos era contrário, e o tirou do meio de nós, cravando-o na cruz...Cl 2:14.
C. Este amigo deu sua vida por mim e por você, muitas vezes nos chamou de amigos, perdoou, amou, entendeu com ninguém, ele continua o mesmo, nos amando, nos entendendo e querendo nos ajudar, querendo  fazer parte das nossas vidas.

Deus abençoe sua vida!


Pastor LucianoSilveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...