sexta-feira, 10 de setembro de 2021

 

O óleo não pode faltar, 1Rs 17

Pastor, é permitido fazer unção com óleo em nossa igreja? | IELB Int. No antigo Testamento encontramos o uso do óleo para ungir objetos. Era uma forma de consagrar os objetos para o culto a Deus. (Êxodo 29:36-37; 30:25-29).

Os objetos ungidos se tornavam santos ao serviço do Senhor. Depois Moisés pegou o óleo da unção e ungiu o tabernáculo e tudo o que nele havia, e assim os consagrou. Aspergiu sete vezes o óleo sobre o altar, ungindo o altar e todos os seus utensílios e a bacia com o seu suporte, para consagrá-los. Derramou o óleo da unção sobre a cabeça de Arão para ungi-lo e consagrá-lo. Levítico 8:10-12.

O Antigo Testamento também fala da Unção de Pessoas. Samuel ungiu Davi:  Então o Senhor disse a Samuel: "É este! Levante-se e unja-o". Samuel apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e, a partir daquele dia, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá. 1 Samuel 16:12-13.

Elias ungiu Hazael  Jeú para serem reis e Eliseu para ser profeta. O Senhor lhe disse: "Volte pelo caminho por onde veio e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta. 1 Reis 19:15-16.

Unção de Sacerdotes: Os sacerdotes eram ungidos, de modo a consagrá-los e reconhecê-los como pessoas separadas para servir a Deus através do sacerdócio (Ex 40.13-15).

C.M.  No N.T. A bíblia fala da unção como capacitação, poder e autoridade, ou seja; um símbolo do revestimento de poder do Espírito santo.

Jesus estava cheio dasta unção. O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, Lucas 4:18

A Igreja precisa desta unção: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8

As dez virgens representam a igreja que deve estar preparada para o encontro com Jesus, mas para isto não pode faltar  a unção (azeite).

Esta historia fala a respeito da volta de Jesus, mas podemos extrair muitas lições valiosas dela.

O azeite representa, luz, vida com  Deus que é essencial para uma vida de comunhão e de frutos.

 

Mas afinal o que acontece quando falta o azeite, a unção do espírito?

-Suas atitudes não condizem com aquilo que prega, não há mudança de atitude ou caráter.

-Sua família não vê mudança, o pecado continua sendo uma prática de vida, não tem compromisso com o reino de Deus, não se envolve na obra de Deus.

-Muitas vezes se esconde atrás de uma falsa santidade, se esquecendo de que o seus frutos falam por si, afinal é pelos frutos que se conhecem as árvores.

 

Quando falta azeite é um problema, em um carro, por exemplo, quando falta óleo, as engrenagens engripam, tudo se torna mais dificultoso, penoso, muito mais difícil.

Não estaria faltado azeite no seu casamento? Como esta o seu relacionamento com esposa e filhos?

 As cinco virgens imprudentes quando ouviram o barulho do noivo saíram correndo atrás de azeite, mas já era tarde.

Tem marido que só percebe que o casamento esta mal quando sua mulher pede o divórcio.

Tem pais que só percebe que algo esta errado com seu filho quando esta mergulhada nas drogas.

Muitas vezes é tarde demais.

Muitos se lembram de que poderiam ter feito mais para Deus, evangelizando, contribuindo, trabalhando os seus dons e talentos, quando temem pela sua vida por causa de uma enfermidade. 

Gostariam de voltar no tempo e consertar, mas é impossível, o tempo é cruel, implacável, mas vale mais do que o ouro.

Depois de perdido não se recupera mais. Pense nisto...  Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; Eclesiastes 12:1

As virgens imprudentes quiseram recuperar o tempo perdido, mas já era tarde demais, lamentável que muitos só percebem isto diante do pedido de divórcio, de um leito de enfermidade.

 Porque falta o azeite?

O azeite começa a faltar quando falta leitura da palavra, oração, pratica do evangelismo, não se importar com os perdidos, deixar ser fiel na obra de Deus.

Esta unção não é o falar em línguas estranhas, profetizar, é a graça de Deus sobre nossas vidas que se refletem no dia a dia do cristão como: Mudança de atitude, caráter, fidelidade, honestidade, onde o fruto do espirito descrito em Gálatas 5:22 é visível em sua vida.

 

C. Então porque esperar, protelar, a ora de fazer alguma coisa é agora, agora é tempo de mudança, não deixe que a porta se feche.

Foi assim nos dias do diluvio, a porta se fechou e ninguém mais pode entrar.

 Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Dt. 30:19

Deus abençoe sua vida!

 

Matemática de Deus 2 Reis 4:43

Matemática de Deus 2 Reis 4:43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; p...