sábado, 15 de janeiro de 2022

Temos a Promessa 2 Coríntios 7:1

 

Temos a Promessa

 


2 Coríntios 7:1. Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a impureza tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santificação no temor de Deus.

 

Int.  Mediante a promessa que temos, Paulo nos aconselha a levar a sério a santidade que a purificação da carne e do espírito.

Estas atitudes fará a promessa acontecer em nossas vidas.

 Mas que promessa é está? Nós versículos anteriores Deus diz que ele habitaria e andaria entre nós e seria nosso Deus, seria nosso pai e nós seriamos seus filhos.

 

C.M. Como Pai Deus deseja cuidar de nós como um pai amoroso, suprindo e protegendo. A oração do Pai-Nosso (Mt 6.9-15; Lc 11.2-4). Aqui, Jesus abre as portas relacionais sobre o conceito de Deus Pai: um pai que cuida, acolhe individual e coletivamente.

"Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir [pão, lhe dará  uma pedra? Ou se pedir] um peixe, lhe dará em lugar de um peixe uma cobra? Ou, lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem" (Lc 11.11-13). São lições extraordinárias de Jesus apresentando o coração amoroso de Deus, que oferece dádivas a seus filhos e filhas.

Na parábola do filho pródigo (Lc 15.11-32). Nela, estão as virtudes de um pai que não abandona o filho desviado e o acolhe, perdoa-lhe, reintegra-o na vivência familiar e oferece-lhe dignidade por meio de atos concretos: "porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se” (Lc 15.24).

A promessa de Deus é que ele seria nosso pai mas também nosso Deus que habitaria no meio de nós!

 

Durante a jornada de quarenta anos no deserto o povo pode ver a glória de Deus entre eles se manifestando. Deus habitava entre eles por meio da arca da aliança. Era a presença de Deus andando no meio deles e manifestando sua gloria.

Eles tinham a nuvem, a coluna de fogo que trazia proteção durante suas jornadas. Além disto,não tiveram falta de nada.

Deus mandava o maná diariamente, as pernas deles nunca inchavam, os sapatos e roupas cresciam. Também lhes concedeste o teu bom e grandioso Espírito para instruí-los. Não retiraste da boca do povo o teu Maná, pão, e quando tiveram sede lhes proveste a boa água. Durante quarenta anos os sustentaste no deserto, e nada lhes faltou; as suas vestes não envelheceram, nem seus pés sofreram qualquer inchaço. Nm. 9:20-21.

 

 

 Porém, nada disto adiantou porque aquela geração pereceu no deserto porque nunca se purificaram, permaneceram no pecado. Não adianta frequentar uma Igreja se não obedecer a palavra de Deus, sem envolvimento e comprometimento.

 Não adianta falar em outras línguas,  sem buscar a santificação.

Deus conhece o nosso interior, conhece os porões da nossa alma e do nosso coração.

 

Tudo o que ele tem planejando para nós acontecerá por meio da obediência a sua palavra. É ilusório achar que ele vai cumprir seus planos em mim sem que haja Obediência, aliança e fidelidade. Porque a promessa é sustentada pela obediência a palavra de Deus.

 

O povo tinha uma promessa, tinha Deus habitando e se manifestando no meio deles, mesmo assim não foi suficiente para que a promessa se cumprisse na vida deles.

Faltou naquele povo santificação porque não aperfeiçoaram sua santificação no temos do Senhor.

Temor é respeito, reverencia que gera obediência.

Temos uma promessa também. Ele quer deseja habitar entre nós para ser nosso Deus e pai. Como pai ele cuida, protege e supri.

Como Deus ele manifesta o sobre natural e cuida para nada nos falte, mesmo quando estivermos passando pelo deserto.

 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:20.

 

 

C.Temos a promessa, mas temos uma responsabilidade!

 

Pastor Luciano Silveira

Matemática de Deus 2 Reis 4:43

Matemática de Deus 2 Reis 4:43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; p...