quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Oportunidade Perdida, Lc. 8:35-39

 

Oportunidade Perdida, Lc. 8:35-39

 

Int. O sofrido povo de Gadara estava recebendo em seu território o homem que podia mudar sua história de dor, sofrimento e escravidão para sempre.

Uma oportunidade igual a esta em muitos casos é única e não podemos deixar para depois.

 

C.M. Os Gadarenos são um remanescente dos antigos Girgaseus que por sua vez, Os Girgaseus são descendentes de Cão, filho de Noé, da parte de seu neto Canaã, conforme lemos em Gênesis 10:15-16.

Esta Cidade de estava debaixo de uma maldição há muito tempo.

Foi capturada pelos gregos 200 anos A.C.

Cem anos mais tarde foi capturada pelos Macabeus.

30 antes de Cristo, o imperador Romano Augusto deu Gadara para o controle de Herodes, que agiu como um tirano, contra os homens da cidade.

Muitos, com medo da loucura de Herodes, cortaram suas gargantas ou se jogaram em precipícios.

A guerra trazem consequências psicológicas e espirituais terríveis para a população e deixa o povo vulnerável para a ação d demônios.

Uma mente fraca e o psicológico doente é um prato cheio para o diabo implantar a sua obra maligna.

 

O homem endemoniado reflete bem com era esta cidade.

1-Os espíritos impuros tornavam o endemoniado Gadareno extremamente antissocial, pois vivia nos sepulcros e pelos montes.

2- Este homem não podia ser contido, nem preso nem mesmo por correntes, pois ele as fazia em pedaços (roubo da sanidade).

3-os demônios tornaram o Gadareno em um homem imoral. Ele não usava roupas, e estava nu por muito tempo (destruição da moral).

Essas três descrições nos remetem para as três desgraças que são características das forças do mal:

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir… João 10:10

 

Por que os demônios queriam os porcos?

Gadara era uma cidade que adotou a religião Greco-Romana, e havia um templo dedicado ao deus Zeus, na cidade. Na religião Romana, o animal sagrado era o porco, que após morto e oferecido, tinha a sua carne vendida nos mercados.

 

Aqueles porcos seriam oferecidos no templo pagão que existia naquela cidade. O povo sacrificava ao deus dionísio, o deus do vinho e da impureza sexual. Nesse culto, os habitantes de Gadara se embriagavam e tinham relações sexuais imorais, onde os espíritos impuros teriam nova oportunidade de capturar mais vidas.

Por isso eles pedem para habitar nos porcos.

 

Felizmente este homem foi liberto.

Foi ressuscitado socialmente (assentado junto com Jesus e seus discípulos);

Estava com sua moralidade restituída (vestido);

Estava de volta à sanidade (em perfeito juízo).

 

O povo mandou Jesus embora e perderam a oportunidade de tão grande salvação

Quando os habitantes da cidade viram o homem liberto mandaram Jesus ir embora. Ainda hoje muitos estão mandando Jesus ir embora de suas vidas porque não aceitam a vida diferente que ele oferece.

- Estão mandando Jesus embora porque não concordam em viver afastados do pecado. Preferem a lama da desobediência e fazer o que acham que é certo.

- Uns deixam de ir na Igreja porque foi ensinado sobre o dízimo, outro porquê não concorda com seu pastor, outros porque são ocupados demais.

Estas atitudes é como se estivéssemos dizendo: Jesus saia da minha casa, saia da minha cidade, não se meta na minhas atitudes...

Gadara perdeu a oportunidade de deixar o passado terrível que tiveram e viver uma nova vida em Cristo Jesus. Porque não aceitaram sua obra, sua palavra e vida abundante a qual ele veio oferecer.

- A bíblia diz: Se ouvires hoje a voz do Senhor, não endureçais o seu coração.

 

C.Não importa o quão sofrido foi o seu passado, quão difícil tem sido o seu presente. Jesus deseja transformar você, ele vai dar ordem ao mal que te oprime trazendo transformação e libertação.

Ouça sua palavra e a guarde no coração e decida obedecer e ser um Cristão fiel para não perder tão grande oportunidade de salvação e de libertação.

 

Pastor Luciano Sileira

Matemática de Deus 2 Reis 4:43

Matemática de Deus 2 Reis 4:43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; p...