quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Quando parece que tudo estiver perdido, clame a Deus.


 lSm. 22, Sl. 142

Int. Adulão: Significa Justiça do povo, refugio, esconderijo; é um complexo de cavernas que fica no vale de Elá, e segundo os arqueólogos e exploradores, existem partes desse complexo de cavernas que ainda não foram exploradas, e certamente caberiam ali todo aquele exército que se ajuntou a Davi.
Mas poderíamos estar nos perguntando: O que Davi, um valente, o homem que derrotou o gigante Golias, o valente cantado pelas mulheres de Israel em suas músicas (Saul matou a mil e Davi aos Dez milhares), o que esse homem estava fazendo ali naquela caverna.
Para entender melhor esta situação, precisamos ler o salmo 142 que foi escrito por Davi no período em que estava na caverna.

C.M. Ali dentro desta caverna ele abre seu coração diante de Deus, expõe suas queixas.
Começamos aprender algumas lições importantes para consolidar nossa vitória no Senhor.
Ali dentro da caverna que esta registrado no Sl 142 ele diz: Que estava fraco V2, no verso 3 ele diz que estava rodeado de inimigos, e no verso 4 ele diz que não tem ninguém para ajuda-lo.
Que situação emblemática se encontrava Davi, somente Deus poderia ajuda-lo.
Segundo seu relato neste salmo, a sua situação fugia do controle, assim como acontece em muitos casos conosco também.
Mas a partir dali Deus começa a fazer justiça, na vida de Davi, afinal ele esta na verdade refugiado em Deus, escondido no Senhor, porque Adulão significa isto.
É assim que devemos proceder, não podemos nos esconder do problema, e sim em Deus, porque dele vem a resposta o socorro que precisamos. Sl. 122.
Alguma lições da Caverna

1-      A benção vem da parte de Deus, e não de nós. Veja bem, não que Davi se gabasse de suas conquistas, mas para lição nossa este homem que estava sendo exaltado pela multidão se depara com um problema que só Deus poderia resolver. Davi era chamado segundo o coração de Deus, e agora esta vivendo dias extremamente difíceis, perseguido injustamente, ele e toda sua família corriam risco de morte.
Não era um probleminha, era um problemão.
Aprendemos então que nenhum de nós esta imunes a dias difíceis como estes. Porém se estamos escondido, refugiados em Deus e na sua palavra, sairemos com certeza, vitoriosos desta batalha.

2-      A caverna de Adulão foi um lugar de tratamento na vida de Davi. Porque ali na escuridão ele clama a Deus, não havia saída, parecia que era o fim.
Deus então o surpreende, envia homens para ajuda-lo, não bem o que ele esperava.
Porque apareceram ali homens que ninguém dava valor, pessoas aparentemente sem futuro.
Aprendemos que Deus usa coisas loucas deste mundo para confundir as sábias.
Foi justamente isto que Deus fez, começou a prover ajuda para Davi de onde ele nunca imaginava.
Talvez seja esta tática que Deus usará para realizar uma grande vitória em sua vida.
Talvez Deus use fontes que você nunca imaginou para abençoar você, abrira portas das quais nem sabíamos que existiam, como foi diante do mar vermelho. (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. Romanos 4:17
É isto mesmo, Deus chama a existência as coisas que não são como se fossem, porque ele é Deus que faz proezas.

3-      É hora de levantar e agir: Davi foi dali para  Mispa de Moabe 22:3. Davi não ficou parado, se levantou e foi até um lugar onde poderia deixar sua família em segurança.
Ali ele queria ouvir a voz de Deus, saber que direção tomar. Encontramos nesta história muitas vezes Davi perguntando a Deus: Devo ir, o que fazer?
Devemos agir de acordo com a direção de Deus, Davi agiu assim, por isso Deus era com ele.
Gostamos muitas vezes de ficar na zona de conforto, esperando ajuda do céu, que pessoas venham nos ajudar, mas é preciso agir, fazer algo na direção de Deus para mudar a situação.

C. Conhecemos o final da longa história de Davi neste caso, venceu porque sempre perguntava a Deus, o que devo fazer?
E quando Deus falava ele obedecia, nem sempre era fácil, enfrentar exércitos preparados, com muito armamento e soldados treinados.
Davi em muitos casos tinha pouco contingente, mas mesmo assim ele não retrocedia porque estava agindo dentro de uma orientação divina.
Quando nós agimos assim, na obediência da palavra de Deus, a vitória será certa, mesmo que a situação pareça impossível de ser superada.
É com certeza uma grande lição a todos nós a vida deste grande homem de Deus chamado Davi.
Quando tudo parecia estar perdido, ele clamava...

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...