segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Esquecendo Betel e Gilgal




Int. Cerca de 40 anos antes da destruição de Samaria, Deus enviou Amós para profetizar sobre o fim iminente daquele povo rebelde. Neste livro, Deus mostra seu desgosto com o povo escolhido, o qual recusava a oportunidade de andar com o Senhor.

Amós 4:4 mostra como os israelitas tinham esquecido até mesmo os fundamentos básicos de sua comunhão com Deus: "Vinde a Betel e transgredi, a Gil-gal, e multiplicai as transgressões" Deus escolheu suas palavras sabiamente quando mencionou estas duas cidades, porque Betel e Gilgal representavam a própria essência do relacionamento de Israel com Deus.

Betel significa "Casa de Deus"  1- era o lugar onde Jacó tinha feito um pacto importante com Deus (Gênesis 28:20-22).
2-      Ele ergueu um memorial para marcar aquele lugar, e mais tarde voltou para adorar o Senhor (Gênesis 35:1-15).
3-      Ali, Deus prometeu dar a terra de Canaã aos descendentes de Jacó. Betel representava a presença de Deus em Israel.

Gilgal também está intimamente associado com a idéia da relação especial de Israel com o Senhor. 1-Quando Josué conduziu o povo para a terra prometida, eles construíram um memorial em Gilgal (Josué 4:19-20).
2- No mesmo lugar, os filhos de Israel foram circuncidados para mostrar que estavam deixando para trás toda a influência corrupta do Egito (Josué 5:1-9).
3- O povo ficou em Gilgal para celebrar a primeira Páscoa na nova terra (Josué 5:10), e mais tarde vieram juntos a esse lugar para dividir a terra que Deus lhes havia dado (Josué 14:6). Gilgal, como Betel, representava a presença de Deus entre os israelitas.

No tempo de Amós, porém, estas cidades estavam associadas com o pecaminoso desrespeito a Deus. O que Israel estava fazendo era igual a uma mulher cometendo adultério no dia do aniversário do seu casamento, no mesmo leito que ela compartilha com seu esposo! Israel tinha esquecido tudo o que era especial sobre ser povo de Deus.

C. M. 1-  Gilgal, como Betel Tinham se tornado algo religioso; o povo vinha e adorava com se fosse um simples ritual.
2- O coração deles estava muito distante do Senhor.
3- Onde esta o compromisso da santificação? Da obediência, fidelidade.

O povo achava que simplesmente indo a Gigal e Betel bastava, tem gente que acha que simplesmente vindo a igreja esta bom!
            O jovem rico ficou decepcionado quando soube que Deus queria ser o primeiro em sua vida.

Buscai a Deus e vivei: é nele, na comunhão, compromisso, fidelidade que vamos alcançar seu favor.
Não adianta fazer muitas coisas para Deus como, tocar, pregar, ministrar se ele não for o primeiro em nossas vidas.

C. Romanos 12:2  E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.



Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...