domingo, 24 de julho de 2016

A restauração de Deus entra na tua Casa. Jz. 6:1-24



Int. A historia de Israel nos ensina muito, porque apesar de milhares de anos que se passaram ainda assim os mesmos erros são cometidos.
São cometidos talvez por falta de conhecimento ou negligencia, porque alguns não querem obedecer.
Resultado de imagem para gideão

C.M. No caso especifico de Gideão, o povo de Deus simplesmente resolveu não obedecer mais.
Fizeram o que era mau perante o Senhor, o que haviam aprendido com seus pais caiu no esquecimento, passaram a adorar outros deuses. Jz. 2:11.

As consequências:
1-Eles foram saqueados: Todo o seu sustento agora era tirado deles pela força e violência por parte dos Midianitas.
Todo o trabalho de dias e meses a fio onde eles enfrentavam o calor e o frio para plantar e colher.
Porem o inimigo saqueava os seus bens, deixando famílias inteiras sem suas provisões diárias.
Muitas famílias hoje estão sendo saqueadas também, o inimigo esta lhes roubando o direito de viver em união, de viver feliz.

2-Destruia os seus produtos: Tudo o que tinha no campo era destruído pelos midianitas.
O inimigo estava na verdade destruindo os seus sonhos. Quando o agricultor esta lançando a semente na terra ele já esta sonhado com uma colheita abundante onde terá condições obter o sustento para si e sua família.
Sonha com a possibilidade de se estabilizar financeiramente.
O inimigo simplesmente esta destruindo estes sonhos e projetos.
Quantos pais e mães que sonham o melhor para família, mas de repente vê seu sonho destruindo talvez pelos vícios, e outras situações como um pedido inesperado de divórcio.

3-Vinham como gafanhotos: Em uma multidão muito grande, isto é pra nos dar a dimensão que o inimigo que destrói sonhos, saqueia são fortes e em nós não forças suficientes para detê-lo. Somente com a ajuda de Deus é que podemos dar a volta por cima e sair desta situação.

4-Israel ficou debilitado (v6). Diz a bíblia que Israel ficou fraco, debilitado diante daquela situação, não sabiam como fazer. Famílias inteiras aprisionadas na miséria e escravidão, muitos pensaram em fugir, mas de que maneira? O inimigo poderia encontra-los no caminho, então a destruição seria total.

Mas em meio à dor e desespero eles se lembraram do Senhor Deus e começaram a clamar por socorro.
Resposta de Deus:
1-Deus levanta um profeta que lhes falou a verdade: O profeta fala que foi Deus que os tinha tirado da escravidão do Egito e tinha aquela terra boa e produtiva onde eles eram livres e prósperos, mas quando se esqueceram de Deus e fizeram o que era mal, voltaram a ser escravos de novo.
Muitos são os que nem percebem a escravidão em se encontram, dívidas, família divididas, casamento fracassado, vícios, e etc.
Mas Deus esta nos chamando ao arrependimento da mesma forma que través do profeta chamou a Isael.

2-Deus escolheu um homem para livrar Israel daquela situação: Seu nome era Gideão, era um inconformado com toda aquela situação.
Ele malhava o seu trigo e escondia dos midianitas.
Quando o anjo disse a ele que Deus era com ele, imediatamente ele questiona: Se o Senhor é conosco...
Isto mostra que ele queria uma mudança, ele estava na condição de escravo, mas a sua alma não.
O problema é que muitas pessoas se acomodam na maldição, vai procurando um jeitinho de se adaptar, e assim passam anos de sofrimento.
Deus escolheu gideão porque ele era inconformado com a situação e estava disposta a lutar por ele e por sua família.

3- Vai nesta tua força: Isto é; seu desejo de liberdade, de alcançar as promessas que ele ouviu que Deus tinha para ele.
Ele sonhava com isto, sonhava  em ver as promessas de Deus se cumprindo em sua vida.

4-  Ele diz: Sou o menor: Isto fez a diferença em sua vida, porque reconheceu que era pequeno e que sozinho, sem a ajuda de Deus não poderia livrar sua família.
Quando nós reconhecemos isto Deus entra em ação para lutar juntamente conosco. 2Cr. 20;17  Não tereis que lutar nesta batalha; tomai posição, ficai parados e observai o livramento que Senhor  vos concederá, ó Judá e Jerusalém! Não temais, pois, nem vos assusteis. Saí amanhã para encontrá-los, porque o SENHOR está convosco!

5-Estou contigo: O anjo de Deus falou a ele que estaria com ele, isto significa que você vai lutar agora não mais sozinho, por isso não há mais possibilidade de derrota, a tua vitória já esta decretada.
6- Fez uma oferta a Deus: No começo do capitulo a bíblia diz que os filhos de Israel fizeram o que era mau ao Senhor.
Gideão começa a conserta isto quando vai oferta perante o Senhor. Aquela oferta era um momento de gratidão e adoração, coisa que o restante do povo havia deixado de fazer.
O nosso inimigo diz a bíblia que ele trabalha com brechas, é assim que ele entra em nossas vidas, em nossas famílias, através das brechas que deixamos.
E quando deixamos de entregar o dizimo que pertence ao Senhor, (Lv. 27:30) estamos deixando portas abertas para que ele entre.

C. Gideão entendeu que era necessário fechar a porta de entrada, tapar as brechas para que o inimigo fosse impedido de agir.
Então Deus pode então agir por meio dele e dar o livramento para toda aquela nação.
Uma atitude nossa perante o Senhor nosso Deus pode nos trazer uma grande libertação, não somente a nós mas para todos a nossa volta também.

Deus abençoe sua vida!


Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...