quarta-feira, 5 de julho de 2023

Resposta ao Clamor Êxodo 2:23

 


. E aconteceu, depois de muitos destes dias, morrendo o rei do Egito, que os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão.

 

Int. Com o passar dos anos após a morte de José o Egito lentamente foi entrando no coração dos israelitas.  José era uma referência ao povo de Israel.

Chegou naquele lugar como escravo, mas através da sua vida com Deus, de guardar a palavra de Deus no seu coração e não se esquecer seus princípios e valores.

Se tornou governante do Egito!

Nunca se corrompeu, permaneceu fiel a Deus apesar de todo o seu sofrimento, sua angustia e da sua dor.

 

C.M. O povo de Israel agiu diferente com a morte de José O Egito e Seus costumes depois de certo tempo já faziam parte deles também.

Não permaneceram na obediência, não guardaram a palavra em seus corações, mas começaram a viver segundo os costumes dos egípcios.

 

Se tornaram escravos por quatrocentos anos porque Deus estava em segundo plano. Várias gerações sob permaneceram em dura servidão com trabalho árduo.

A vida longe de Deus é difícil, árdua e o inimigo não perde tempo em escravizar.

 

Depois de quatrocentos anos de escravidão tendo passado muitas gerações o povo começou a clamar a Deus outra vez, e nos versículos seguintes vemos a resposta de Deus a este clamor.

 

 1-Deus ouviu seu clamor. Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.

Jeremias 33:3.

Deus continua ouvindo nosso clamor, nossa oração.

Por isso Jesus contou a parábola do juiz iniquo. Jesus foi m homem de oração e ensinou aos seus discípulos a importância da vida de oração.

 

 

2-Deus-se lembrou da aliança que tinha com Abraão, Isaque e Jacó. Deus nunca esqueceu da sua promessa, nunca esqueceu de você... Ele está esperando você clamar. Ele se lembrou de amigo Lázaro no túmulo frio e escuro.

 

 3-Viu a suas angústias e seus gemidos. Deus não está alheio ao que acontece conosco.

Não esqueceu de Jeremias na cisterna, não esqueceu de José na prisão. E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Mateus 9:36.

Ele se compadeceu dos dez leprosos mesmo sabendo que só um seria grato.

Viu o sofrimento da mulher cananeia e curou sua filha, viu o clamor de Bartimeu a beira do caminho...

 

 4-Atentou Deus para eles para livra-los daquela situação. Ele ainda continua se importando com seus filhos.

Ele continua se movendo em nosso favor. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. Salmos 46:5.

 

 

C. Deus não mudou seu jeito de agir com os seus filhos. Ele ainda espera nosso clamor para agir em nosso favor. Ele ainda ouve e responde. Talvez não exatamente como imaginamos porque ele sabe o que é melhor pra nós.

 

 Não deixe o Egito entrar no teu coração e tire Deus do primeiro lugar na sua vida. Volte a clamar a Deus antes que se torne escravo no Egito!!!

Pastor Luciano Silveira

Matemática de Deus 2 Reis 4:43

Matemática de Deus 2 Reis 4:43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; p...