terça-feira, 31 de dezembro de 2019

As Bases do Verdadeiro Cristão, Mt. 6:46-49


As Bases do Verdadeiro Cristão
Texto: MT. 6:46-49

Int. Jesus como sábio arquiteto do universo faz uma analogia de uma construção a vida espiritual.
Resultado de imagem para alicerce cristao--Falou certa vez que é preciso planejar uma construção; ou seja ninguém cresce espiritualmente sem que deseje ardentemente isto. (1 Pedro 2:2 Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo.)
--Ninguém começa uma torre sem antes calcular os gastos: Lucas 14:28 Pois qual de vós querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
É preciso planejar para crescer, trabalhar, investir (tempo, oração, aprendizado, dinheiro).
Os discípulos grudaram em Jesus durante três anos e meio e sugaram tudo o que podiam, depois continuaram buscando todos os dias no templo com jejuns, orações, estudo da palavra.
C.M. Em grandes cidades vemos grandes prédios, altíssimos, imponentes, majestosos. Mas tudo isto é possível por causa de uma boa base. Quase metade da altura que vemos acima da TERRA tem para baixo do solo com muito ferro e concreto.
Os alicerces Espiritual
1-      Amor:
Sem amor nada serei... ele é procurado nas músicas, poemas, filmado no cinema. Reis procuram no poder, famosos nos aplausos, ricos no dinheiro, poetas nas letras.
1-Amor não arde em ciúme, 2-não se alegra com a injustiça, 3-faz o bem sem esperar nada em troca            4- ama quando é perseguido
2- Gratidão:
 Salmos 103:2 (RC)  Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. O povo de Israel pecava continuamente porque se esquecia facilmente de onde Deus o havia tirado.
Reclamamos muitas vezes porque as coisas não acontecem como gostaríamos, nos esquecemos de onde saímos. Pequeníssimas situações tiram muitos do caminho de Deus, NÃO SABEMOS O QUE É GRATIDÃO.
O povo tinha saído de séculos de escravidão e reclamava de tudo. ( Do irmão, som, louvor, pastor, igreja.) Por causa da ingratidão eles rodaram 40 anos no deserto, o deserto foi deu fiel companheiro, e pior morreram no deserto. Com eu acho feio uma pessoa receber um favor e não dizer obrigado!  Na bíblia lemos: “Embora os homens tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram, nem lhe deram graças. Por isso, Deus entregou tais homens à imundície.” (Rm 1.21 e 24.) Leia salmo 145. Ilustração
Trabalho: João 5:17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
Os discípulos nunca deixaram de trabalhar. Durante os três anos e meio que ficaram com Jesus trabalharam muito, abriram mão coisas outrora importante para eles. Depois da morte de Jesus na unção do espírito Santo fizeram muito mais. Trabalhar para Deus significa se envolve, fazer algo. Jesus disse: Ide por todo o mundo... Os discípulos iam de casa em casa; não tinham tempo para ouvir bobagens.
Envolvimento na obra de Deus traz crescimento, emocional, espiritual, nos faz mais feliz. Quão formosos são os pés daqueles que anunciam coisas boas...
Obediência: 1 Samuel 15:22 (DO)  Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Você deve estar decepcionado porque estou falando de base da vida espiritual e não falei de oração e Jejum. Você ora e Jejua porque ser usados por Deus, mas não quer se submeter. Ora e jejua para prosperar; mas não quer obedecer e se tornar fiel dizimista. Ora e jejuam para seu marido ser salvo, mas não obedece a  Deus para ser boa dona de casa, sábia, não sendo um gotejar contimuo.

Ornamento:
Santidade: Salmos 93:5  Os teus testemunhos são fidelíssimos; A santidade convém à tua casa, Jeová, para todo o sempre. O pecado é compara a manchas que torna a edificação feia.
Sede santos... Santificai  hoje porque amanhã o Senhor fará maravilhas... A santidade de Deus é o modelo que temos para a nossa vida. A Bíblia diz em 1 Pedro 1:15 “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento.” 
A santidade de Deus não tolera o pecado. A Bíblia diz em Isaías 59:2 “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.” 
Santidade é um dom da graça de Deus. A Bíblia diz em Êxodo 19:5-6 “Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra; e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.” 
Quanto mais lemos a Palavra de Deus mais santidade adquirimos. A Bíblia diz em João 17:17 “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.”
Caráter:  O termo "caráter" procede do grego "charaktēr" e significa literalmente "estampa", "impressão", "gravação", "sinal", "marca" ou "reprodução exata". O vocábulo português encontra-se na Almeida Revista e Atualizada (ARA), nos texto de Mt 10.41 e Fp 2.22. 
O caráter é distinto do temperamento e da personalidade, embora esteja relacionado a eles. O temperamento refere-se ao estado de humor e às reações emocionais de uma pessoa – o modo de ser. A personalidade envolve a emoção, vontade e inteligência de uma pessoa – aquilo que o individuo é. 
Caráter, sua dimensão antropo-teológica
Deus criou o homem em duas fases distintas. Na primeira o Eterno forma (hb. asah) a parte somática, corporal e visível do homem, a partir do “pó da terra” (Gn 2.7a). Esse primeiro estágio é chamado de criação mediata ou formativa. Na segunda fase Deus cria (hb. bara) o homem à sua imagem e semelhança (Gn 1.26,27; 2.7b). Essa imagem entende-se por moral enatural. A natural diz respeito àquilo que o homem é: ser racional (intelecto), emocional e volitivo (vontade). A moralrelaciona-se à constituição do caráter, da moral e da ética
Antes da Queda, o homem era perfeito em santidade, retidão e justiça. Essas qualidades não procediam do próprio homem, mas eram reflexos dos atributos morais e imanentes do Senhor. Os atributo morais de Deus refletiam-se na constituição do sujeito (Ef 4.24; Lv 20.7; 1 Jo 2.29; 3.2,3). Porém, após a Queda, a natureza moral do homem foi corrompida pelo pecado (Rm 1.18-32; 3.23). Em lugar da justiça, o seu antagônico; em vez da santidade o seu oposto; em oposição à virtude o vezo (Gl 5.19-22). Somente a obra salvífica de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante a ministração do Espírito Santo, é capaz de revestir o homem de uma nova natureza, criada segundo Deus, “em justiça e retidão procedentes da verdade” (Ef 4.24; 1 Co 1.30). É o Espírito Santo que transforma o pecador à semelhança da natureza e do caráter de Cristo (2 Co 3.18; 2 Pe 1.3-7).
                Portanto, para que você se torne o homem ou a mulher que Deus deseja é necessário que o seu temperamento, personalidade e caráter se tornem subservientes dos projetos de Deus para a tua vida. Até que Deus prevaleça sobre nossas vidas (2 Co 2.14), alguns precisam ser jogados numa cisterna, como José (Gn 37.20); outros, ser alimentado por corvos, como Elias (1 Rs 17.6); e, alguns, apresentar sua língua aos serafins, como fez Isaías (Is 6.6,7).
                O caminho que Deus escolhe para forjar o caráter de seus cooperadores algumas vezes é íngreme e inóspto. Mas, quando eles saem da fornalha, é perceptível até mesmo para os pagãos que eles andaram com o quarto Homem na fornalha (Dn 3.25-27). Deus jamais chamou alguém para uma grande missão sem que esse escolhido passasse por uma profunda transformação moral.
                Se desejares que o Deus de José, Elias e Isaías realize em você o mesmo que fez com eles, coloque o seu caráter no altar do Espírito; apresente a sua personalidade Àquele que a todos transforma segundo a imagem de Cristo. Só assim serás a pessoa que Deus deseja que você seja.
Adoração: Deus procura os verdadeiros adoradores Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram, O adorem em espírito e verdade.” (Jo 4.23,24) Aqui encontramos o caráter da adoração cristã. Não é um ritual, a formalidade de uma cerimônia religiosa. Esta harmonia com o que Deus é e, portanto, pressupõe que Deus foi completamente revelado.
Nenhum incrédulo pode adora desta maneira! Pois é somente por meio do novo nascimento que temos recebido a nova vida, que a Bíblia chama “espírito”. “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” (Jo 3.6; Rm 8.16) A adoração é espiritual, é segundo o novo homem, e está em harmonia com o que Deus é
Se adora a Deus ofertando com dinheiro, cantando, com nossos talentos, testemunho  de fé e prática.
Humildade: Quando Jesus pregou o sermão que define o caráter do verdadeiro discípulo, suas palavras iniciais foram diretas ao coração: "Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5:3). Ele continuou a pregar durante mais três capítulos, mas muitos ouvintes não o ouviram porque nunca passaram da linha de partida. Mesmo hoje, a maior parte da mensagem do evangelho cai em ouvidos surdos de homens e mulheres arrogantes que não querem mesmo reconhecer a posição de Jesus como Senhor.
A humildade para servir. Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus disse: "Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou"(João 13:14-16). Jesus se esvaziou, deixando a glória do céu, para servir aos homens (Filipenses 2:5-8). Ele mostrou que nós devemos nos humilhar para servir aos outros. Como ele lavou os pés, nós devemos procurar oportunidades para humildemente servir uns aos outros.
Deus abençoe sua vida!
Pastor Luciano Silveira

Matemática de Deus 2 Reis 4:43

Matemática de Deus 2 Reis 4:43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; p...