domingo, 6 de abril de 2014

O Jogo da Vida (parte 1)

  I Coríntios 9.26.

Os  gregos e os romanos davam muita importância ao atletismo. A cada quatro anos, se realizavam os Jogos Olímpicos, e, a cada três, se realizavam na própria cidade de Corínto os Jogos Ístmicos.
Basicamente o capítulo nove inteiro de I Coríntios fala de algumas das muitas ações de Paulo para cumprir cabalmente o seu ministério a fim de fazer aquilo pelo qual fora chamado, ou seja: fazer a vontade de Deus. Qual tem sido nossa posição a cerca de tudo aquilo que temos feito? Será que temos remido (recuperado) o tempo nesses dias maus? No que será que temos nos empenhado, e o que será que procuramos alcançar?

C.M. "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles , para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível" (I Coríntios 9.24-25
Estas as vésperas da maior competição futebolística do planeta, somente com estádios o custo passara de oito bilhões, os gastos com infraestruturas passara de vinte e oito bi.
Um investimentos gigantesco, teremos os maiores e mais consagrados atletas da bola do planeta aqui no Brasil durante a edição da copa do mundo.
Todos com o mesmo objetivo, a vitória, levantar a taça da vitória e gritar para o mundo ouvir, É CAMPEÃO!
Gostaria de ressaltar é a respeito da vitória que era a meta de cada esportista e para isso se empenhavam cada vez mais.
Todos vem para o Brasil para uma jornada muito importante em todos os aspectos, financeiro, reconhecimento pessoal, fama, etc.
Paulo fala de um jogo muito mais importante e sublime, ele esta falando do jogo da vida, que tem como premio a coroa da vida eterna e não apenas fama, dinheiro, reconhecimento.
Para tal conquista é preciso algumas atitudes nobres, de vencedor que sabe o que quer e aonde quer chegar.

Correis de tal maneira que alcanceis: Paulo esta dizendo que para alcançar este tão desejado premio precisamos de concentração, ou seja; festar focado no objetivo, não permitindo que nada nos distraia. Por isto as equipes de futebol antes de uma partida importante ficam muitas concentradas em um hotel ou no CT.
Isto para não se distrair com nada, porque eles sabem da importância de estar focado no objetivo que é a vitória sobre seu adversário.
Precisamos também de determinação;  isto significa uma decisão tomada. Eu tomei a decisão e não vou retroceder até que tenha alcançado meu objetivo, isto é uma pessoa determinada.
Tal atitude é imprescindível na vida de quem vitória.
Precisamos também de perseverança, isto significa insistir, persistir apesar das dificuldades e das limitações.
O perseverante vence seus obstáculos e supera seus limites com muita dedicação naquilo que faz. Não pretendo dizer que já alcancei {esta meta} e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente, persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo .Filipenses 3:12-14
Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.
Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição. 2 Timóteo 4:7-8

Esmurro o meu corpo: Paulo não esta falando de auto flagelo, mas de disciplina.
Estava falando em deixar de lado seus desejos egoístas e se preocupar com o que de fato é importante, o reino dos céus. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Mateus 6:33
Há tempo para todas as coisas, se não estamos achando tempo par o que realmente importa é porque precisamos de disciplina, organizar melhor nosso tempo e ver o que realmente é prioridade para mim.
Assim era o apostolo Paulo, por isto foi tão longe, conquistou muito, nossa jornada para ser feliz depende de nossas atitudes, motivações corretas.
C. E nós, qual terá sido nossa meta? Será que temos uma? Ou estamos ainda como quem sonha, sem ver a prática de nossos desejos pela vitória. Para se alcançar uma meta é necessário muito planejamento, estratégia, e disciplina! O nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará (Isaías 32.8). Se aquilo que projetamos tem sido coisas nobres devemos perseverar, porque é certo que veremos nossos sonhos realizados e a vitória será certa. Para alcançar o sucesso em todas as metas é necessário buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, que as demais coisas serão acrescentadas. Reconhecendo Deus em todos os nossos caminhos, nossas veredas serão endireitadas e assim deixaremos de desferir golpes no ar e o alvo será estabelecido com clareza. Deus nos fará sobressair e não seremos simples vencedores e sim mais do que vencedores. Como soldados que se empenham em agradar aquele que nos arregimentou terão muitas metas e em todas teremos sucesso, pois vamos priorizar alcançar a cada dia a maior de nossas vidas que é em tudo sermos agradáveis à Deus.

Deus abençoe sua vida!


Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...