domingo, 18 de dezembro de 2016

Calebe um exemplo de fé, coragem e perseverança. (Nm 13.1-6).


Int. Calebe era um jovem corajoso, e ao retornar com o grupo de espias, não concordou com o relato dado pelos mesmos a Moisés a respeito da terra de Canaã, levando todos os filhos de Israel ao desânimo e à murmuração, quando disseram que as cidades eram grandes e fortes, o povo poderoso e diante dos gigantes, filhos de Anaque, se sentiram como gafanhotos e assim também aos olhos deles (Js 14.6-14).

Mas Calebe não se conformou em ser chamado de ‘gafanhoto’, sabia do valor que ele tinha diante de um Deus que havia demonstrado o seu cuidado e poder para com eles, e lhe ajudaria a conquistar aquela terra. Josué foi um dos espias e seu companheiro de fé, e quase foram apedrejados não fosse a intervenção divina  naquele momento(Nm 14.6-10). Pelo erro dos outros, Calebe foi penalizado a perambular 40 anos pelo deserto até que todos que murmuraram contra o Senhor morressem, para então herdar a terra prometida (Nm 14.29-38).

C.M. Podemos ver em Calebe algumas características de um conquistador!
1-Coragem e determinação mesmo diante da dificuldade V30: Ele tinha visto que o desafio era grande, o adversário era forte, mesmo assim cheio de coragem e determinação ele estava disposto a ir e lutar pela terra que Deus lhes tinha prometido.
Quando toda a congregação de Israel estava sucumbindo, ele esta de pé, confiante e cheio de esperança de conquistar o seu sonho.
Hoje tem pessoas abrindo mão de lutar pelo projeto que Deus tem para sua vida, família e ministério por que tem enfrentado dificuldades na caminhada.
O caminho pode em muitos momentos parecer difícil, mas Deus caminha conosco, a possibilidade de conquista é 100%.
Calebe sabia disto e por isso mesmo em meio a pequena possibilidade de vitória, diante de um adversário tão poderoso ele se demostrava corajoso, determinado e muito animado para ir e conquistar sua vitória.

2- Homem cheio de fé Nm. 14-8-10: Enquanto toda a congregação chorava e lamentava por causa da adversidade Calebe e Josué acreditavam na vitória porque sabiam que ele vinha da parte de Deus.
A fé é indispensável para quem deseja ser um conquistador, ser bem sucedido, para viver na vontade e o proposito de Deus em sua vida.
Porque a fé vê o que outros não veem. Calebe e Josué viram as mesmas coisas que os demais espias que foram espiar a terra, porem os relatórios deles eram diferentes.
Enquanto os demais viram os homens fortes e imbatíveis, eles viram homens fortes e vencidos por eles.
Enquanto os outros se viram como gafanhotos sendo devorados pelos  adversários, eles viram os seus adversários como pão sendo devorados por eles.
Isto é fé, ela nos move em direção a conquista de Deus para nossas vidas, a fé vê o que ninguém vê, ouve o ninguém mais ouve. Porque pela fé sabemos que o Senhor é nossa força, e credita a vitória a ele.
Por causa desta atitude Deus fez promessa a ele, V24.
Nossas atitudes diante das adversidades fazem a diferença, Calebe tinha perseverança, coragem e fé isto chamou a atenção de Deus sobre sua vida.
Deus prometeu que ele e sua descendência herdariam a terra, promessa de Deus para suas vidas.

3- O tempo de espera não abalou sua fé, coragem e determinação: Js 14.7-13. O tempo de quarenta e cinco anos não abalou sua fé. Ele continuava como antes, fiel, determinado e corajoso, com muita disposição para lutar e vencer.
Ele tinha uma promessa e queria ver essa promessa se cumprindo em sua vida porque ele sabia que tinha andado com fidelidade e integridade diante de Deus durante todo aquele tempo.
Entendeu que o tempo de Espera foi preparatório para que estivesse pronto para conquistar sua promessa.
O tempo de Deus  trabalha a nosso favor nos preparando em todas as áreas para conquista o que Deus tem os prometido.
Poucos são os que entendem esta verdade!

C. Calebe nos ensina passos importantes para a conquista.
  1. Perseverança em esperar o dia de realizar o seu sonho.
2. Fé e confiança que Deus iria ajudá-lo a realizar o sonho.
3. Não perdeu o ânimo de querer realizar o seu sonho.
Muita coisa aconteceu no deserto durante esses 40 anos, mas estava ali Calebe perseverando, guardando no coração a realização do sonho que tinha base na promessa recebida do Senhor. Josué assume a liderança após a morte de Moisés, e toda Canaã é conquistada pelo povo israelita e chegou o momento da distribuição da terra com as tribos de Israel.

Deus abençoe sala vida!


Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...