domingo, 30 de dezembro de 2012

Jacó um Conquistador


Gn. 30:27-42 

Int. Jacó percorreu de cerca de 700 km até que chegou a terra dos seus parentes.
Ali trabalhou vinte anos na casa de Labão, foram anos muito difíceis para ele.
Deus usou as experiências destes anos como uma escola para disciplinar e preparar Jacó a fim de que este fosse herdeiro das promessas da aliança. Mesmo diante das dificuldades e lutas a mão do Senhor foi com Jacó capacitando-o e fazendo cumprir em sua vida Suas grandiosas promessas

C.M. Primeiro ele se apaixonou por Raquel e trabalhou sete anos para casar-se com ela, porém Labão o enganou.
Jacó estava colhendo frutos de sua atitude quando enganou seu irmão, Ao ser enganado por Labão, Jacó certamente começou a compreender o que Esaú sentiu ao ser enganado por ele. Vemos que Jacó protesta muito contra Labão.

1ª Lição, Vamos colher o que plantarmos.  Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7
Isto é liquido e certo, a árvore se conhece pelos seus frutos, então tomemos cuidado com as sementes que estamos plantando.
Jacó precisou trabalhar mais sete anos para casar-se com Raquel, este casamento bígamo, trouxe-lhe muitas dores de cabeças.
2ªLição, Sempre que saímos do propósito de Deus vamos ter problemas, sempre que achamos que do nosso jeito é melhor, ficamos frustrados.
Corremos o risco dos planos de Deus não se cumprirem em nossas vidas.

Chegou o momento que Jacó quis ir embora, porém a promessa de Deus para sua vida financeira ainda não havia se realizado.
Deus entra em cena para honrar seu servo, embora tivesse errado muito, mais tinha um coração verdadeiro e sincero. Tinha um voto com Deus.
Então Labão lhe faz uma proposta V28.

3ª Lição, Deus sempre honra quem é fiel.
Embora os muitos erros de Jacó Deus queria honra-lo, porque agora Jacó estava lapidado, havia adquirido experiência.
Através dele Deus abençoou labão e toda sua casa. Porque o pouco que tinhas antes de mim tem aumentado em grande número; e o SENHOR te tem abençoado por meu trabalho. Agora, pois, quando hei de trabalhar também por minha casa? Gênesis 30:30
O verdadeiro homem de Deus é abençoado e principalmente abençoador.
4ª Lição, Deus usa o inesperado para nos abençoar.
Varas para multiplicar o rebanho foi uma inspiração divina associada a  fé para abençoar seu servo Jacó.
As varas eram com seu projeto de vida, era com se Jacó estivesse escrevendo nelas, e com toda certeza e convicção do seu milagre.
A ideia de pensar em varas como figuras de pessoas não é uma originalidade. Na Bíblia encontramos a vara de Arão florescendo, representando a escolha daquela casa para o sacerdócio, e Jesus se referindo a nós como varas da videira verdadeira, que é Ele mesmo (conf. Jo 15:1-2).
Então vemos que o milagre só acontecerá se estivermos ligamos a Jesus que é a videira verdadeira, e sem ele não podemos produzir frutos.

5ª Lição, Varas verdes esta falando de maleabilidade.
O texto começa dizendo que “tomou, então, Jacó varas verdes”. Isso fala de maleabilidade. “Varas verdes” são mais fáceis de trabalhar por serem mais tenras e, portanto, flexíveis ao manuseio. Você já tentou trabalhar com madeira seca? Ela já envergou o que pôde, não se amolda mais a nenhuma tentativa de remodelagem. Deus gosta de pessoas mealháveis, como barro em sua mãos, afinal ele é oleiro. Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. Jeremias 18:6
Durante estes vintes anos Jacó se tornou maleável, então Deus pode abençoá-lo.

C. Porque todo este interesse de Deus em abençoar Jacó?
Voltemos um pouquinho na história deste homem de Deus.
No capitulo 28 de Genesis, no versículo dezoito ao vinte e dois ele fez um voto com Deus.
E Deus leva muito a sério nosso voto com ele.
Como Jacó apesar dos seus erros, procurou honrar seu voto para com seu Deus, em contrapartida Deus cumpriu sua parte.
Em todas as coisas Deus foi fiel, Jacó saiu rico da casa de seu sogro, voltou para sua terra salvo, porque seu irmão que antes queria mata-lo, o perdoou.
Vemos que em tudo na vida de Jacó tinha a mão de Deus.
Por isso eu digo para você, não vale apena querer seguir sozinho, de oportunidade para Deus seguir junto com você.
2013então será marcado pode até ser marcado por muitas lutas, mas que a vitória será certa sua vida, disto você pode ter certeza.

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...