terça-feira, 13 de agosto de 2013

Aliança de Sangue parte 1

Aliança de Sangue parte 1   Gn. 17:9-27

Int. Agosto: Agosto, do latim augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto.1 Este não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi baptizado o mês de julho, e, portanto, quis que o "seu" mês também tivesse 31 dias. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo (calendário romano).
Agosto é sempre lembrado como o mês do cachorro louco ou ainda como o mês do desgosto.
Na Argentina, por exemplo, muitas pessoas acreditavam que lavar a cabeça em agosto atraía a morte. No início das navegações, as mulheres portuguesas nunca se casavam em agosto. Isso acontecia porque esta era a época em que as expedições zarpavam em busca de novas terras. Logo, quando se casavam em agosto, as mulheres acabavam ficando sem lua-de-mel e corriam o risco de ficar viúva precocemente.
Mas você sabe quais são os porquês do repúdio a agosto? A morte de Marechal Deodoro da Fonseca, primeira presidente do Brasil. O suicídio de Getúlio Vargas, grande estadista brasileiro.  Renúncia de Jânio Quadros, outro presidente. Início da ditadura militar. A morte de Juscelino Kubitschek. Todos esses grandes momentos políticos da história do Brasil aconteceram em agosto.
Mas cremos num Deus poderoso que esta em nós, e é por nós, Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm. 8:21.
A aliança serve como sinal e era uma determinação obrigatória a todos os descendentes de Abraão.
Alguns objetos como roupas e joias são usados como símbolos de uma aliança.
Deus quis fazer com o próprio sangue, uma marca na carne que jamais poderia ser apagada.
Por isso a circuncisão em todo o macho, um sinal que jamais poderia ser apagado.
Deus deseja que sua aliança com o homem jamais seja apagada ou esquecida.

C.M. Quanto a ti, por causa do sangue da tua aliança, tenho feito aos teus presos sair da cova em que não há água. Voltai para o lugar forte, ó presos da esperança; também hoje anuncio que te pagarei em dobro. Z. 9:11-12

O sangue deste texto é a circuncisão do povo de Sião, este pacto foi a garantia de libertação dos seus cativos.
Deus jamais esquece de seus pactos. Há pessoas que continuam presas porque desconhecem o poder de uma aliança.
Muitos benefícios são concedidos apenas para quem tem aliança com Deus. Ele promete restituição em dobro aos aliançados.
A aliança com Deus nos coloca em lugares inimagináveis, nos capacitas a vencer lutas invencíveis.
Veja o exemplo de Davi no Vale de Elá. 1Sm. 17:26.
Davi vai levar comida para seus irmãos que estavam no campo debatalha, e ao chegar ali se depara com o exército de Israel sendo afrontado por um tal de Golias.
Israelitas e filisteus entraram num acordo, quem vencessem o duelo entre os dois de seus melhores guerreiros se tornariam senhores da nação derrotada.
Israel temeu, afinal o guerreiro deles chamado Golias Segundo a narrativa do livro de Reis,Golias era um gigante da cidade de Gate1 , e um campeão dos filisteus. Golias aumentou nas mãos de escribas e narradores, a biblia mais antiga : os rolos do mar morto (século 2 a.c) , assim como o historiador Josephus e a Septuaginta todos estes concordam que Golias possuía a altura de seis côvados e um palmo 1 (2,94 metros), mas mais tarde (935 d.c) o Codex Aleppo aumentou para seis côvados e um palmo a unica medida confiável é a primeira pois não há texto hebraico anterior a 935 d.c que coloca Golias como sendo de seis côvados e um palmo.Ainda segundo Reis,o combate que teve contra David, usava uma cota de malha de bronze que pesava 5000 ciclos 2 (57 kg). Como Davi era um rapaz ainda, provavelmente só a cota de malha de Golias já atingia seu peso. Mas Davi ainda tinha que lutar com um gigante que carregava um grande escudo para proteção e uma lança, cuja ponta de ferro pesava 600 ciclos 3 (6, kg).
Veja o que disse Davi quando vê Golias afrontando Israel! quem é pois este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?
Davi esta dizendo quem é este desaliançado que desafia os que tem aliança com Deus?
Davi não estava perguntando qual o tamanho de Golias, sua força, sua experiência de guerra, mas sim que este que não tem aliança com Deus pensa que é?
Quando Davi enfrentar Golias ele vai guardado por uma aliança com Deus, aliança de sangue que se chamava circuncisão.
Davi diz a ele: Então lhe respondeu Davi: Tu vens a mim com espada e com lança e com escudo; eu, porém, venho a ti em nome de Jeová dos exércitos, do Deus das tropas de Israel, as quais tens desafiado.
O gigante tinha experiência, força, lança, espada, escudo, capacete, mas Davi tinha aliança com Deus, e quem tem aliança sempre vence.
C. Jesus reafirmou conosco a aliança com seu próprio sangue; tendo cancelado o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz; e tendo despojado os principados e potestades, os exibiu abertamente, triunfando deles na mesma cruz. Cl. 2:14-15
A cruz de Cristo é o símbolo desta aliança que ele fez conosco, ali na cruz ele conquistou todas as coisas para nós.
Não queira apenas vir a igreja para um alivio dos seus problemas, venha para fazer uma aliança com Deus.
Precisamos experimentar a verdadeira vontade de Deus para nossas vidas.

Deus abençoe sua vida!


Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...