segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Dez Virgens



 Mt. 25:1-13

Int. Na sequência de parábolas do Evangelho de Mateus, encontra-se no capitulo 25, as palavras de Jesus sobre dez virgens a espera do noivo. Cinco virgens prudentes e cinco tolas que saem de suas casas com lâmpadas acesas à base de óleo, são as candeias ainda usadas em muitos recintos interioranos e que tinham função especial nas procissões orientais que festejavam noivados.

Os ouvintes de Jesus estavam familiarizados com a tradição das candeias, de modo que puderam compreender perfeitamente o significado da parábola. Vamos conhecer um pouco do que ocorria no antigo mundo oriental em relação a noivado e casamento?

No antigo Israel a aliança de casamento (B'rith) fazia parte do direito civil e não havia documentos legais elaborados para definir os direitos do marido e da esposa. A cerimônia de casamento (chupá) consistia em trazer a no
iva para a casa do noivo, em procissão, com lâmpadas acessas durante à tarde ou noite. Havia grande regozijo e celebração nas ruas, e também quando as procissões chegavam na casa do noivo. Uma vez que entravam na casa do noivo, as portas eram fechadas e a cerimônia começava. O noivo espalhava a ponta do manto superior sobre a noiva, em seguida, iriam proceder à câmara de casamento, depois acontecia a festa de encerramento. Amigos e parentes viajavam longas distâncias para participar da festa.
 
C.M. Portanto, essa parábola de Jesus exorta a vigilância da Igreja em relação à vinda do Senhor Jesus. É necessário manter a lâmpada acessa constantemente.
O que significa manter a luz acesa?
1-Manter-se fiel a Deus até o fim.
Na caminhada é comum perder o foco e acabar saindo do caminho pegando atalhos, mas o final será sempre marcado por dor.
Mas Deus nos pede fidelidade até o fim. Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10.

2-Óleo é o combustível para a lâmpada: “Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite de oliveira, puro, batido, para a luminária, para manter as lâmpadas acesas continuamente. Arão as porá em ordem perante o Senhor continuamente, desde a tarde até à manhã, fora do véu do testemunho, na tenda da congregação; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações. Sobre o candelabro de ouro puro porá em ordem as lâmpadas perante o Senhor continuamente.” Levítico 24:1-4.
Este óleo que nos mantem acessos é a unção do Espírito Santo sobre nossas vidas que nos capacita a ser luz do mundo.
Sem a presença e a manifestação do Espírito Santo é impossível viver uma vida para Deus.
3-Lâmpada precisa estar no lugar certo: E ninguém, acendendo uma lâmpada, a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz. Lucas 8:16.
Qual o propósito de uma lâmpada? Ela foi criado para iluminar uma casa, cidade, prédio, ruas, etc.
Deus nos salvou com propósitos também, que a nossa brilhar e ajudar outros a andar nes
ta luz.
Então não podemos nos eximir da nossa responsabilidade, não podemos transferir esta responsabilidade a terceiros, é nossa responsabilidade como lâmpadas acesas, ao menos que estejamos apagados.

Os perigos de uma lâmpada apagada
Em primeiro lugar quero destacar que uma lâmpada apagada significa falta de virtude, falte disposição.
Uma pessoa que leva sua vida com Deus as empurrões, sem empolgação, sem compromisso, é só uma questão de tempo para faltar óleo nesta lâmpada.
Os perigos
Sono Espiritual: “Ela percebe que o seu ganho é bom e sua lâmpada não se apaga nem enquanto dorme” Pv 31:18
Vive na escuridão, uma vida cristã sem propósitos.
Esta sempre pedindo oração, Deus nunca pode contar com ajuda para fazer a sua obra.
Contenta-se em viver correndo atrás de bênçãos sem se preocupar em ser uma benção, que é infinitamente melhor. Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. 1 Tessalonicenses 5:5.

Viver uma vida de Improviso: Quando chegou o noivo as imprudentes tiveram que improvisar porque não se prepararam para aquele momento.
Muitos têm vivido uma vida de improviso, não param para aprender, não se preparam para fazer o que Deus lhe pede para fazer, e a passa a vida toda com gambiarras, na base do improviso.
No que diz respeito a Deus não há improviso, é preciso se preparar, não adianta desculpas, é preciso atitude.

Perder a salvação: Quando as cinco  imprudentes chegaram com o óleo já era tarde, a porta estava fechada.
 Isto é uma tragédia, mas Deus não vai adaptar a sua palavra para nós.
A palavra é para ser vivida na íntegra, eu não posso adapta-la de acordo com o que penso, eu preciso obedecer e praticar esta palavra.

C. “Eis o noivo”, foi o que se ouviu naquela noite, para quem estava prepara esta frase trouxe alegria, para que não estava prepara esta mesma frase trouxe desespero.
De que lado você esta?

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...