domingo, 4 de dezembro de 2011

Oração que Funciona


Texto: I Samuel 1:11

Int.Dentro de cada coração há sonhos e desejos que se recusam a desaparecer enquanto não se realizam. Muitas vezes o dia a dia faz com que eles permaneçam adormecidos mas inesperadamente voltam ao coração.Eles acabam atrapalhando nossas orações. Será que Deus me esqueceu?
O que fazer dos sonhos que se recusam a nos abandonar e também não foram (ainda) realizados? Será que a oração de Ana surgiu de um momento como esse?
Quantas mães que choram por seus filhos hoje , quando deveriam alegrar-se com eles.
Ana não precisava de pouco. Ana precisava de um milagre.

C.M. No dia em que Elcana sacrificava, costumava dar quinhões a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas;1 - 5 porém a Ana, embora a amasse, dava um só quinhão,(  A parte de um todo que cabe a cada um dos indivíduos pelos quais se divide; partilha, cota). Porquanto o Senhor lhe havia cerrado a madre.1 - 6 Ora, a sua rival muito a provocava para irritá-la, porque o Senhor lhe havia cerrado a madre.1 - 7 E assim sucedia de ano em ano que, ao subirem à casa do Senhor, Penina provocava a Ana; pelo que esta chorava e não comia.1 - 8 Então Elcana, seu marido, lhe perguntou: Ana, por que choras? e porque não comes? e por que está triste o teu coração? Não te sou eu melhor de que dez filhos?

Os anos se passaram e o útero de Ana permanecia fechado. Ela se tornou objeto de zombaria. E o pior: seu marido não conseguia compreender a sua dor.
Não te sou eu melhor de que dez filhos?

N meio do seu desespero, Ana fez uma das orações mais eloquentes da Bíblia. Ela disse:

1 - 10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito, 1 - 11 e fez um voto, dizendo: ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha.
Observem o pedido de Ana: Lembra-te de mim, Senhor!

PORQUE MUITAS VEZES NOSSAS ORAÇÕES NÃO SÃO RESPONDIA?
Essa não era a primeira vez que Ana orava para que Deus curasse a sua infertilidade. Mas desta vez ela pediu um filho varão. Anos a fio ela foi a Silo. E durante muito tempo ela orou por uma gravidez mas agora era diferente Ela disse a Deus que se ele não a houvesse esquecido, ela engravidaria de um menino!
Ana não pensava apenas em si mesmo. Ana ansiava por um filho que mudasse a história de Israel, o que de fato aconteceu com o nascimento e a vida de Samuel.
1. Desobediência  Dt. 1:43-45
Quem obedece e faz a vontade de Deus, Ele o ouve  Jo.9:31

2. Falta de amor ao próximo  Is. 58:9-10
Pedimos e recebemos porque obedecemos o Seu mandamento de amar o nosso próximo  I Jo.3:22-23

3. Injustiça  Mq. 3:1-4; Is. 1:15-17
Deus ouve os justos  Sl. 34:17

4. Espírito irreconciliável  Mt.5:23,24; Mc. 11:25
Deus ouve os que se humilham  II Cr.7:14

5. Desentendimento conjugal  I Pe. 3:7
Na concordância do casal há promessa de resposta  Mt.18:19
.
Características da oração de Ana
1) Uma dos benefícios da demora das respostas é o refinamento do motivo. As vezes Deus espera o refinamento dos nossos pedidos, ou seja, que as impurezas como egoísmo, por exemplo, sejam eliminadas. O desejo de Ana não era mais um filho para si mesma, nem para o seu marido, sua família, nem mesmo para a sua própria cidade. Ela pedia um filho para ajudar a construção da nação de Israel.
2) Fé persistente _ 1 - 12 Continuando ela a orar perante e Senhor, Eli observou a sua boca. O desejo de Ana não motivou uma oração apenas. Ela orou durante muitos anos. Nesse ponto Ana se parece com uma outra mulher citada por Lucas, no NT (18:1-7). É a viúva da oração persistente que Jesus ilustra como exemplo de insistência.

Contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer.18 -

3) Sofrimento intenso.
1 - 13 porquanto Ana falava no seu coração; só se moviam os seus lábios, e não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada,1 - 14 e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.1 - 15 Mas Ana respondeu: Não, Senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; não bebi vinho nem bebida forte, porém derramei a minha alma perante o Senhor.1 - 16 Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.

É extremamente doloroso o sofrimento que sai do coração como uma petição desesperada a Deus. Ela fala de si mesma como uma pessoa com desgosto. Mexer nesses desejos frustrados e expô-los a Deus, é uma tarefa desconfortável. Mas Ana estava disposta a tudo.
4. Petições acompanhadas de jejum
Muitas orações que presenciei as respostas estavam associadas ao jejum. Ana jejuou. O versículo 18 fala que Ana comeu. Ela estava em jejum.

5- Voto
Versículo 9 Ana em sua oração faz uma voto ao Senhor. Deus não se intimida diante dos desafios, ele nos manda fazer prova dele!

6- Sacrifício
No mesmo versículo ela se dispõe a fazer um sacrifício, entregar seu maior tesouro para ser usado na casa do Senhor.
Entregar Samuel significava que ela iria entrega-lo no templo para servir a Deus o tempo todo. Ela iria ver ele poucas vezes!

1 - 17 Então lhe respondeu Eli: Vai-te em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.1 - 18 Ao que disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher se foi o seu caminho, e comeu, e já não era triste o seu semblante.

1 - 19 Depois, levantando-se de madrugada, adoraram perante o Senhor e, voltando, foram a sua casa em Ramá. Elcana conheceu a Ana, sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.1 - 20 De modo que Ana concebeu e, no tempo devido, teve um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.

C. Creio que o Senhor se alegra em responder aquele desejo acalentado no silêncio durante anos. O fardo de Ana estava extremamente pesado e o tempo estava contra ela. Faça como Ana, ore persistentemente, e jejue, busque a Deus e se assim for a orientação de Deus. Você vai ser ouvido.

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...