sábado, 22 de janeiro de 2022

PROFETA CORAJOSO 1 Reis 21: 17


. Então veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo: 18. Dispõe-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que está em Samaria; eis que está na vinha de Nabote, aonde tem descido para possuí-la.

 

Int. ELIAS TINHA SIDO PROCURADO POR ACABE POR TODOS OS LUGARES DA TERRA. O REI DESEJOU MATA-LO A QUALQUER CUSTO. JEZABEL TAMBÉM PROMETEU SUA MORTE APÓS O EPISÓDIO NO MONTE CARMELO.

 

C.M. A rainha Jezabel levou o rei acabe a se tornar um dos piores carrascos entre os reis de Israel e um dos maiores perseguidores do povo de Deus.

Acabe era um líder político, com muita influencia, e usou esta influencia para perseguir e matar os profetas de Deus que eram os únicos que tinham coragem de se opor aos grande malefícios que traziam para o povo de Deus.

Jezabel era idolatra.

Jezabel adorava o deus falso Baal e a deusa Aserá. Sua devoção a esses deuses era tão grande que ela tentou acabar com a adoração ao Deus verdadeiro em Israel! Jezabel sustentou 850 profetas dos seus deuses falsos e seu marido construiu templos pagãos . E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou. E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria. 1 Reis 16:31,32

 

Abuso de poder

Como rainha, Jezabel tinha uma posição de grande responsabilidade e influência. Sendo culta e inteligente, ela poderia ter usado seu poder para ajudar o rei Acabe a cuidar bem do seu povo. Em vez disso, Jezabel aproveitou sua posição para fazer muitas coisas erradas, promovendo o pecado em Israel e eliminando os seus oponentes (1 Reis 21:25-26).

 

Egoísmo

Jezabel só pensava em seus próprios interesses e nos interesses de sua família. Nabote foi acusado e morto injustamente porque era oposição a Jezabel.

Manipuladora.

Ela manipulou o sistema de justiça e provocou sua morte de Nabote de uma forma covarde e cruel.

Perseguição

A rainha Jezabel não tolerava oposição. Ela tentou matar todos os profetas de Deus, que condenavam sua idolatria. Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água. 1 Reis 18:4.

 

 E AGORA DEUS MANDA ELIAS IR ENCONTRA-LOS E CONFROTAR O PECADO QUE JEZABEL COMETERÁ CONTRA NABOTE. Isto vale para qualquer área de nossas vidas, não tenha medo, enfrente o problema, confie na palavra de Deus.

É preciso ter coragem e atitude para diante de tão grande perigo fazer o que Deus esta nos pedido!!!

 

HÁ TEMPOS ATRÁS ELIAS TEVE MEDO DE JEZABEL E SE ESCONDEU EM UMA CAVERNA, AGORA SAIU AO ENCONTRO DELES SEM NENHUM TEMOR. Com ousadia denunciou o grave pecado do rei e da rainha, sem medo da morte, da perseguição ou qualquer outro mal que pudesse lhe acontecer.

 

 ELE APRENDEU DE FATO A ANDAR COM DEUS E A DEPENDER DELE. O nosso Deus é o Deus da salvação; e a DEUS, o Senhor, pertencem os livramentos da morte. Salmos 68:20.

Ele aprendeu a não ter medo e sim ter coragem! Esta é a marca do verdadeiro cristão.

APRENDEU QUE NA OBEDIÊNCIA NINGUÉM NOS TOCA SEM A PERMISSÃO DE DEUS.

 

INTERESSANTE QUE DEUS DISSE A ELIAS: DISPÕE-TE! MESMO DIANTE DO PERIGO PRECISAMOS ESTAR DISPOSTOS A OBEDECER A DEUS.

MESMO SENDO MAL COMPREENDIDOS, PERSEGUIDOS, ODIADOS.

MESMO ASSIM PRECISAMOS CONTINUAR A FAZER O QUE DEUS NOS CHAMOU PARA FAZER.

 

QUANTO A ACABE, ELE SE ARREPENDEU E SE HUMILHOU, e Deus não permitiu que o terror proferindo viesse nos seus dias.

 JÁ SUA MULHER JEZABEL CONTINUOU NO ERRO. SEU FIM FOI TERRÍVEL. A bíblia vai nos contar mais adiante a forma terrível e humilhante em que Jezabel terminou.

Elias que foi perseguido e caçado como se fosse um animal terminou da melhor forma possível para um homem de Deus.

Foi arrebatado ao céu!!!

 

C. NOSSO CHAMADO EM DEUS É DE ALTO RISCO E PRECISAMOS DA ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO EM NÓS PARA CUMPRIR COM EXCELÊNCIA A VONTADE DE DEUS.

 CORRESMO O RISCO DE TRAIÇÃO, PERSEGUIÇÃO, DIFAMAÇÃO, MENTIRAS, SEREMOS ODIADOS POR MUITOS, PERSEGUIDOS E ETC.

MAS CERTAMENTE GUARDADOS E AMADOS POR DEUS, E SEM A SUA PERMISSÃO NEM MESMO FIO DE CABELO CAIRÁ DE NOSSA CABEÇA.

O QUE DEUS NOS PEDE HOJE É TENHAMOS DISPOSIÇÃO E CORAGEM PARA FALAR O QUE ELE NOS MANDAR E FAZER O QUE ELE NOS MANDA FAZER.

TENHA CORAGEM PORQUE O SENHOR É CONTIGO.
Pastor Luciano Silveira

Matemática de Deus 2 Reis 4:43

Matemática de Deus 2 Reis 4:43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; p...