quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena

 Pv. 24:10
Int: Angústia quer dizer: Uma situação dolorosa; Aflição demasiada do corpo, da mente ou do espírito; Tristeza
- A angústia (a luta) mostra quem é a pessoa:
- Ela mostra o seu caráter
- Ela mostra a sua fé
- Ela mostra a sua convicção
- Ninguém está isento da angústia (Jo 16:33)
- O dia da angústia é uma realidade, mas não é o fim. Se eu estiver em Cristo e Cristo em mim, pode vir o que for eu terei bom ânimo
- Jesus usa outro termo para explicar sobre a angústia (Mt 24:8 – O princípio das dores)
- O mundo está em aflição
- É raro vermos em jornal alguma notícia boa

C.M. Mas não podemos ser frouxo: Sem energia; mole, inerte.  Enfraquecido, abatido:  Lânguido, indolente. Falto de vigor ou robustez; fraco, débil, frágil. Tênue, fraco, Covarde, medroso, pusilânime.
O grande problema da covardia é ela é contagiante. E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá, e torne-se à sua casa, para que o coração de seus irmãos não se derreta como o seu coração. Deuteronômio 20:8
Por isto Deus orientou também a Josué quando rodeara a Jericó para fazerem um voto de silêncio durante os sete dias que iriam rodear a terra. Porque se alguém dentre eles abrisse a boca para falar algo negativo toda congregação seria contagiada e não alcançaria a vitória.
Lutas e dificuldades são inevitáveis: O fracasso faz parte da vida. Ele é o preço que pagamos pelo progresso. Por isso precisamos aprender a viver com os erros e olhar para o fracasso por um aspecto positivo. Precisamos ser fortes diante dos insucessos. Salomão diz: “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena” (Pv 24.10). John Maxwell diz: “A diferença entre as pessoas medianas e os empreendedores é sua percepção e sua reação diante do fracasso”. Paul J. Meyer confirma: “a vida é 10% daquilo que acontece comigo e 90% de como eu reajo a isto”.
A mulher do fluxo de sangue depois de doze anos lutando contra uma enfermidade, gastando todo seu dinheiro e a sua situação só piorava, ela não desistiu.
Foi ao encontro de Jesus, mesma sendo ignorada pela multidão, mas arriscou entrar no meio deles e tocar nas veste de Jesus.
Bartimeu depois de ouvir muitas palavras desencorajadoras continuou clamando e recebeu o seu milagre.
Os discípulos fracassaram, Jesus não desistiu deles e não vai desistir de você também.
Eles estavam no mar pescando após a morte de Jesus, quando Jesus apareceu naquela praia e os chama de novo para recomeçar, eles levantando-se deram sequencia na obra poderosa de Jesus.

Para vencer é preciso ânimo: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33
Bom ânimo significa justamente o contrario de frouxo, e é esta atitude que devemos ter diante das dificuldades.
Os espias que Moisés enviou para ver como era a terra que iriam conquistar voltaram trazendo um relato não muito animador a respeito da terra. E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. Números 13:27.
Nos versículos seguinte deste capitulo eles apresentam uma lista de obstáculos: O povo é poderoso, as cidades fortificadas, descendentes de gigantes, terra que consome seus moradores, e pior; eles se sentiram como gafanhotos diante deles.
Fica muito claro que eles não tinham ânimo para lutar pela promessa de Deus em suas vidas, e quando não estamos dispostos a lutar, Deus não pode fazer nada por nós.

Josué e Calebe que viram as mesmas coisas que os demais tinham uma ótica bem diferente dos demais. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais. Números 14:7-9

Para vencer é preciso atitude: Atitude significa, comportamento, procedimento, Propósito, ou maneira de se manifestar esse propósito, Reação ou maneira de ser, em relação a determinada(s) pessoa(s), objeto(s), situações,
Josué e Calebe tiveram atitude para seguir em frente porque acreditavam que a promessa de deus não iria falhar.
Tinham ânimo e disposição para ir lá e lutar pela terra que Deus tinha dado a eles.
Esta é a atitude correta deum vencedor, não desistir é uma virtude de quem atitude, de quem vai com certeza muito longe.

C. O dia da angústia vem, e Deus sabendo disso, disse em Sl 50:15: “E invoca-Me no dia da angústia; e Eu te livrarei, e tu Me glorificarás”
Deus sabendo que vem o dia da angústia, Ele não quer que sejamos “frouxos”.
 Sobre força, eu quero usar o exemplo de Sansão.
- Diz a Bíblia que quando ele fez alguma coisa (matar leão com as próprias mãos, e etc), ela usa o termo: “O Espírito do Senhor se apossou dele que”.
Não por força nem poder, é pelo espírito de Deus que vamos vencer, então não sejamos frouxo mas corajosos porque nesta batalha o senhor dos exércitos peleja por nós.

Deus abençoe sua vida!


Pastor Luciano Silveira

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...