sexta-feira, 29 de março de 2024

Ressureição, Lc. 23: 50-56

 


Int. Filipe e o Ovo da Páscoa

Uma professora ensinava uma aula de alunos do terceiro grau. Nesta aula havia uns 10 alunos, todos na faixa de oito anos.

Um dos seus alunos era um menino chamado Filipe. Filipe tinha síndrome de Down. Apesar de aparecer feliz, Filipe mostrava cada vez mais sua sensibilidade.

Ele se sentia diferente dos outros alunos.

Se vocês conhecem algumas crianças de 8-10 anos vocês devem saber que as vezes elas podem ser um pouco insensíveis.

É justamente nesta idade também que a criança está querendo cada vez mais ser aceita pelos seus amigos.

Infelizmente, Filipe, apesar dos esforços da professora, não foi aceito pelos outros meninos. Mesmo assim, a professora fez tudo possível para que Filipe se sentisse uma parte da turma.

Filipe não escolheu ser diferente. Ele não queria ser diferente dos outros alunos mas ele era. E todos sentiram isso.

Esta professora foi bastante criativa. Um ano, durante a páscoa ela levou para a sua aula dez ovos plásticos vazios. Cada aluno iria receber um ovo.

O objetivo era que cada aluno saísse para o jardim e procurasse  um símbolo de vida renovada, de vida nova, um símbolo da Páscoa. Depois, eles iriam misturar todos os ovos e abri-los para ver o que tinha dentro.

      Todos os alunos saíram correndo para achar algo para colocar dentro do seu ovo. Em pouco tempo, todos voltaram e depositaram seus ovos numa mesa.

            Daí a professora começou a abrir os ovos.

            Ela abriu um e dentro tinha uma flor.

Todas as criança ficaram admiradas.

  Ela abriu outro e tinha dentro uma borboleta. As meninas disseram “Ai que lindo! Que bonito!” Os meninos não disseram muita coisa , por que meninos são assim, não é?

  A professora abriu um terceiro ovo, mas não tinha nada dentro.

 Imediatamente todos começaram a rir e gritar “Isso não é justo. Que coisa estúpida. Alguém errou!

 Foi quando a professora sentiu alguém puxando sua blusa. Ela olhou e viu que Filipe estava ao seu lado.

            “É meu” disse Filipe. “É meu.” As crianças começaram a rir e dizer “Ah Filipe, você nunca faz nada certo! Você tá sempre por fora!”

   “Eu fiz certo, eu fiz” disse Filipe. “É o túmulo. O túmulo está vazio!”

 

            Toda a aula ficou em silencio. Ninguém disse nada. E você pode acreditar, ninguém nunca mais disse a Filipe que ele era estúpido ou que fazia sempre as coisas errada. De repente Filipe foi aceito pela turma.

 Naquele mesmo ano Filipe faleceu. Sua família sabia por muito tempo que ele não iria viver uma vida longa.

Muitas coisas estavam erradas com seu pequeno corpo. No final de Julho, com uma infecção que qualquer um dos seus amigos teria sobrevivido, Filipe faleceu.

Seu velório foi realizado na igreja que os pais dele frequentavam.

No dia do seu velório, nove crianças de oito anos de idade foram para a frente da igreja e colocaram em cima do seu caixão um ovo de plástico - vazio.

 

C.M. Qual o impacto que a ressurreição de Jesus provocou no mundo?

 

1-Devolveu a alegria: As mulheres que foram ao sepulcro domingo pela manhã cedinho estavam com o coração apertado, cheia de tristeza e dor pela perda de seu amado mestre.

A vida para elas estava incolor, sem graça nenhuma, mas de repente uma surpresa, o tumulo está vazio e um anjo diz: porque procura dentro os mortos aquele que vive?

Imediatamente o coração delas se encheu de alegria, minutos mais tarde o próprio Jesus se encontro com elas.

De fato, a ressurreição de Jesus torna a nossa vida amarga em uma vida doce como o mel.

Porque mesmo que as situações não sejam favoráveis, por causa do túmulo vazio podemos continuar sonhando e acreditando.

E a alegria e entusiasmo é fundamental para vencermos porque a alegria do Senhor é a nossa força.

 

2-Coragem e atitude para mudar nossa rota de vida: No caminho de uma aldeia chamada Emaús dois de seus discípulos voltavam angustiados e frustrados pela morte de Jesus porque seus sonhos todos tinham ido por água abaixo.

De repente um viajante deles se aproxima e começa a ouvir suas queixas.

Após ouvi-los com atenção, ele começa a discorrer sobre as escrituras sagradas e porque era necessária sua morte na cruz.

Quando percebem que era Jesus no momento do partir do pão, voltam correndo para Jerusalém para avisar aos demais discípulos que Jesus ressuscitará.

O poder da ressureição os colocou de pé novamente, eles voltaram a sonhar, acreditar que era possível.

Quando voltavam para aldeia eles estavam desistindo de tudo, de Jesus, do seu chamado, de seus sonhos.

Mas diante do poder da ressureição puderam voltaram a sonhar novamente.

Jesus ressuscitou, a morte não pode vencê-lo, você não pode permitir a morte de seus sonhos, seus projetos porque com a ressurreição tudo se tornou possível.

 

3-Lançou fora o medo do coração dos seus: Imagine os discípulos trancados dentro de uma casa com medos das retaliações, temiam por eles e suas famílias, o que fazer agora já que o seu mestre estava morto.

Quantas duvidas, surgiram tais como: Será que ele era mesmo o Cristo? Porque não pode ele se livrar da morte? Será que fomos enganados? Era mesmo um charlatão?

Mas de repente tudo mudou; mesmo estando todas as portas das casas trancadas Jesus surgiu no meio deles dizendo: Paz seja convosco!

A partir daquele momento o medo foi lançado fora de seus corações, passaram a viver não mais como prisioneiros do medo, insegurança e das incertezas e começaram a viver pela fé e um Jesus que vencerá a morte.

 

4- Possibilitou a salvação de muitos: Jesus antes de subir ao céu mandou que seus discípulos fossem por todo o mundo pregar o evangelho.

Graças a obediência dos discípulos é que estamos aqui hoje adorando aquele que foi morte e ressuscitou.

Jesus deu para nós deu a mesma ordem, ide e fazei discípulos...

 

5-Poder do Espirito Santo para realizar sinais: Os discípulos agora não eram mais coitadinhos amedrontados, eles ao aceitar o desafio de ir levar a palavra de vida aos necessitados, Jesus os revestiu de poder e autoridade.

 

C. Talvez seja esta a razão para tantas pessoas sem autoridade no mundo espiritual, porque não estão preocupados com as pessoas que Jesus amou e se entregou por elas.

Jesus nos mandou ir até elas e pregar o evangelho, foi para isto que morreu e ressuscitou.

Ao dispor-nos a fazer sua vontade todos os benefícios da sua ressurreição vai ser  experimentado por nós e os demais a nossa volta.

 

Deus abençoe sua vida!

 

Pastor Luciano Silveira

Matemática de Deus 2 Reis 4:43

Matemática de Deus 2 Reis 4:43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; p...