domingo, 28 de outubro de 2012

Defensores da Plantação


 2Sm. 23:11-12

Int. É do conhecimento de todos nós que Davi foi o rei mais vencedor dos tempos bíblicos.
Nenhum rei venceu tanto quanto ele, e qual era o seu segredo? Como conseguiu vencer batalhas aparentemente impossíveis?

C.M. 1-Sua dependência de Deus, quando foi enfrentar Golias ele disse:  Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 1 Samuel 17:45
Fica claro sua dependência de Deus para vencer.
 
2- Sabia que sua força vinha de Deus:  Adestra as minhas mãos para a guerra, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre. Sl. 18:34
Ele tinha plena convicção que sua força e habilidade para vencer era obra de Deus em sua vida.
3-Comunhão intima e profunda com Deus:  Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade" - Atos 13:22b. Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos. Salmos 63:4
O salmos 63 demonstra que ele era um adorador por excelência.

4-Um equipe de excelência: 2Sm. 23 fala dos valentes de Davi, homens acima da média, comprometida com a missão, se entregaram de corpo e alma em prol do objetivo do grupo.

E é sobre estes homens que queremos extrair algumas lições importantes que nos ajudaram a viver as maravilhas de Deus em nossas vidas. Seus valentes antes de fazerem parte do exército mais poderoso que existiu no território de Israel, tiveram atos nobres.
Veja o caso de Samá!

Ele tinha uma plantação de lentilha, na qual tinha arado a terra, adubado, cuidado durante alguns meses, e próximo da colheita aparece o inimigo para saqueá-la.
Naquela época os invasores sempre buscavam debilitar o seu inimigo destruindo a sua agricultura. Jz. 6:13-6,11
O que fez o povo que estava com ele?

O povo fugiu: Talvez seja a maneira mais prática de resolver as situações difíceis seria fugir, desistir, abandonar.
Muitos hoje estão fugindo da família porque é mais cômodo separar do consertar um casamento ruindo. Mas onde esta o compromisso assumindo diante testemunhas, autoridades civis e eclesiásticas e do próprio Deus?
Sim, o povo fugiu e tem fugido de suas responsabilidades como o evangelismo, deixam só para o pastor, esquecem que fazem parte da GRANDE COMOSSÃO, onde Jesus convocou toda a igreja, chamou o seu povo para a responsabilidade dizendo: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho!
E por isto que temos hoje em dia uma geração de insatisfeitos dentro das igrejas, pois quando não há compromisso e envolvimento com a obra de Deus, há muita insatisfação. Por isso a bíblia diz que aquela que ganha almas sábio é.
 
Samá olhou e viu o povo fugindo: Mas sua atitude foi diferente; se pôs no meio do terreno e o defendeu com unhas e dentes. Seu nome em hebraico significa “desolação” e pesquisando no dicionário português o real sentido dessa palavra, pude encontrar as seguintes definições: desamparo, aflição; desolar: tornar solitário.

Samá se viu sozinho no campo de lentilhas, diante dos inimigos, enquanto todos fugiram. Recuar seria a melhor opção, mas isso é para os covardes não entra no exército do Rei Davi.
Os valentes olham para as dificuldades e as enfrentam, os covardes preferem fugir.

Talvez você assim como Samá esta olhando para os lados e vê que esta sozinho. Seja lá na tua casa, grupo que você dirige, na Igreja, no ministério.
Na tua casa talvez  é “bombardeada” por situações como: brigas, dissoluções, contendas, enfermidades, desconfiança, ciúmes, traição, adultério, drogas, divórcio, falta de dinheiro, dívidas... E elas estão fazendo a sua casa, ruir, desmoronar, desabar; inclusive, quem sabe você já tenha pensado em fugir, como os outros soldados fizeram, e antes que tome tal atitude eu gostaria de lhe dizer uma coisa: NÃO DEIXE O LADRÃO TIRAR DA SUA VIDA, TODO UM TEMPO DE TRABALHO QUE LHE CUSTOU ORAÇÃO, JEJUM E LÁGRIMAS, POIS A SUA CASA, O SEU LAR E A SUA FAMÍLIA, SÃO PROMESSAS DE DEUS! (Atos 16:31)

Porque Samá venceu: Não foi ele que venceu a bíblia é muito clara ao dizer, E O SENHOR OPOEROU UM GRANDE LIVRAMENTO.
Samá teve atitude de vencedor, não recuo, não fugiu, decidiu lutar por aquilo que era dele, e esta atitude tocou o coração de Deus.

C. A atenção de Deus é voltado para aqueles que se recusam a desistir, que se dispõe a lutar mesmo que pareça que tudo esta perdido.
Deus só operou um grande livramento, porque em vez de fugir, Samá decidiu lutar.
Lutou e defendeu sua plantação, e lembre-se, sua família, seu ministério, anunciar o evangelho é a sua plantação, e se você decidir lutar com unhas e dentes por isto, Deus vais esta junto com você para operar um grande livramento.
Defenda a sua plantação...

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...