sábado, 7 de novembro de 2020

 

Batismo com o Espírito Santo e com fogo

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Mateus 3:11

 

O batismo pelo Espírito Santo e com fogo: poder para guerras de alto nívelInt. De acordo com a biblia o batismo no Espírito Santo é uma experiência enviada por Jesus Cristo. Como registrado no Evangelho de Lucas, Jesus o descreveu como sendo "a promessa do Pai", através do qual os crentes em Cristo receberiam o "poder do alto." (Lucas 24:49) De acordo com o Livro de Atos Jesus ainda se refere ao batismo com o Espírito Santo como uma experiência através da qual os seus discípulos iriam passar

 

C.M. O batismo com o Espirito Santo confere poder aos seus discípulos e a sua Igreja. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8.

Foi este poder que capacitou os discípulos a pregar com ousadia a palavra de Deus, capacitou a expulsar demônios, receber os dons e realizar curas milagrosas.

O Espírito Santo é a fonte de poder e autoridade espiritual da Igreja, mas também é ele quem nos guia e nos revela o propósito de Deus.

No velho testamento o Espirito Santo agiu na vida de muitos homens e mulheres de Deus levando-os a conquistas importantes.

 Uma das tarefas específicas do Espírito Santo era capacitar o homem para realizar certas tarefas. Assim, um homem chamado Bezalel foi capacitado por Deus para confeccionar os objetos que seriam postos no Tabernáculo. Deus disse: “E o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze, para lapidação de pedras de engaste, para entalho de madeira, para toda sorte de lavores” (Ex 31.3-5).

Da mesma forma, Sansão foi cheio desse Espírito para realizar prodígios. Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.Juízes 14:6.

 O Espírito também dava “força” num outro sentido. Os profetas Ageu e Zacarias encorajaram o povo na obra da reconstrução de Jerusalém e do templo, falando sobre a presença do Espírito Santo. Ageu disse em nome do Senhor: “O meu Espírito habita no meio de vós; não temais” (Ag 2.5).

Esse Espírito era a garantia de que a obra seria realizada, conforme Zacarias também profetizou: “Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos” (Zc 4.6).

 

Da mesma forma os Juízes e os Reis governaram sobre Israel através da unção do Espírito Santo. Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele. Números 27:18.

Josué o discípulo de Moises, muito conhecido por sua coragem, sua fidelidade ao seu líder e as sua grandes conquistas.

Tudo isto foi possível porque o Espirito Santo estava atuando em sua vida.

 

Otoniel cheio do Espírito Santo foi usado para libertar Israel. E os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor levantou-lhes um libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele.

E veio sobre ele o Espírito do Senhor, e julgou a Israel, e saiu à peleja; e o Senhor entregou na sua mão a Cusã-Risataim, rei da Síria; contra o qual prevaleceu a sua mão. Juízes 3:9,10.

 

O rei Saul enquanto estava cheio do Espírito foi usado por Deu para governar em Israel. E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor. 1 Samuel 16:14

 Mas o seu pecado, sua rebeldia a palavra do Senhor fez com que o Espírito Santo se retirasse dele.

Em contra partida um espírito maligno passou atormentá-lo e sua vida virou um verdadeiro inferno.

Perdeu tudo!

 

C. Voltando ao Novo testamento a bíblia diz que a igreja de atos dos apóstolos crescia e se fortalecia. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:46,47

Atos 9:31Assim, a igreja passava por um tempo de paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria, sendo edificada e vivendo no temor do Senhor. E, por meio da coragem proporcionada pelo Espírito Santo, a igreja crescia dia a dia em número.

Precisamos voltar a arder outra vez neste fogo do Espírito Santo.

Pastor Luciano Silveira

Matemática de Deus 2 Reis 4:43

Matemática de Deus 2 Reis 4:43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; p...