domingo, 3 de março de 2019

Quem se importa Lc. 10:25-37




Int. A parábola do Bom Samaritano é muito conhecida e muito comum. Nos dias de hoje encontrarmos instituições de caridade, hospitais, asilos e orfanatos que usam este nome: “O Bom Samaritano”. Inclusive, em Israel, no caminho de Jerusalém para Jericó, existe um hotel para os turistas que viajam à Terra Santa se hospedarem chamado Hospedaria do Bom Samaritano.
E Jesus, nesta ocasião do versículo acima, estava indo para Jerusalém quando de repente foi questionado por um intérprete da Lei que lhe indagava: “E quem é o meu próximo”. E Jesus começou a dizer: “Um certo homem descia de Jerusalém para Jericó...”. Esta estrada que levava as pessoas de uma cidade a outra tinha 28 Km de distância.
E ela era conhecida como o “Caminho de Sangue” por causa da insegurança e dos assaltos que eram freqüentes naquele lugar. O caminho sinuoso, pedregoso, que ia de Jerusalém a Jericó, em apenas 28km descia mil metros. Jericó, uma das mais velhas cidades do mundo, está a 350 m abaixo do nível do mar, formando um oásis numa região desértica.

C.M. Neste caminho perigoso é que Jesus monta um cenário para explicar sua missão, sim porque o Bom Samaritano citado por Jesus é ele mesmo.
Resultado de imagem para bom samaritanoNeste caminho ele se encontra com um homem semimorto, sangrando no caminho.
Quem é este homem?
O semimorto é um desconhecido, um anônimo, mas um ser humano. Um homem que foi atraído pelos enganos do diabo e agora se vê totalmente vencido pelas circunstâncias e o pecado que o domina, se ninguém lhe estender a mão com certeza perecerá agonizando neste caminho.
 
Já havia passado por ali o levita e o sacerdote:
 1-A religião não pode salvar você, rezar, pagar promessas não vai resolver o seu problema.
2- De onde você espera a ajuda não virá, as pessoas são limitadas, mesmo que queiram não podem te ajudar a resolver a maioria dos seus problemas.
3- Poucos se importam com a sua dor, a grande maioria são egoístas, não sabem se colocar no lugar dos outros e sentir a suas dores.
São vingativas e insensíveis, não se importam com a dor alheia.

Mas o Bom Samaritano também passou por ali:
1-Ele se importa com a minha dor, isto porque ele nos ama independente de quem somos, independente das nossas falhas ou fraquezas.
2-Ele tratou as feridas do ferido, ele tem o remédio certo para sua dor. Usou o Vinho e o óleo.
Vinho nos fala do sangue de Jesus que me purifica do pecado, me livra da condenação eterna e me da vitoria sobre satanás.
Eles, portanto, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por intermédio da palavra do testemunho que anunciaram; posto que, face a face com a morte, não amaram mais a própria vida! Ap. 12:11.
Sem o Sangue continuarei caído, morto; sem o Sangue minha vida não tem nenhum sentido.
Porque no sangue esta o perdão divino, nele é manifestado o amor de Deus por nós mesmo sendo pecadores e falhos.

Óleo fala do Espírito Santo, fala da unção que é derramada sobre mim produzindo vida nova e forças para caminhar.
             Preciso de óleo para ter forças para minha recuperação;
             Forças para me levantar para continuar a jornada;
             Preciso do óleo pois necessito de cura do meu passado e também cura física
             Preciso de óleo para meu consolo;
             Preciso de óleo para enxergar corretamente minha condição;
             Preciso do óleo para assumir minha missão, entender e viver meu propósito.
Quantos hoje se encontram na mesma situação, caídos e feridos estão agonizando pelo caminho precisando da ajuda do Bom Samaritano.
Mas Jesus o Bom Samaritano esta aqui neste lugar para começar a tratar suas feridas.

C. Na beira do caminho o Bom samaritano apenas inicia o tratamento.
Na sequencia ele leva o homem para dar continuidade da hospedaria (Igreja). Isto porque ele se importa com nós, não quer aliviar nossa dor momentaneamente, mas sim resolve-la.  
Na Igreja o tratamento continua  com comunhão entre os irmãos, com orações, com a palavra e etc.
O tratamento é em longo prazo, ou seja; até que ele venha...

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Matemática de Deus 2 Reis 4:43

Matemática de Deus 2 Reis 4:43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; p...