quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena

 Pv. 24:10
Int: Angústia quer dizer: Uma situação dolorosa; Aflição demasiada do corpo, da mente ou do espírito; Tristeza
- A angústia (a luta) mostra quem é a pessoa:
- Ela mostra o seu caráter
- Ela mostra a sua fé
- Ela mostra a sua convicção
- Ninguém está isento da angústia (Jo 16:33)
- O dia da angústia é uma realidade, mas não é o fim. Se eu estiver em Cristo e Cristo em mim, pode vir o que for eu terei bom ânimo
- Jesus usa outro termo para explicar sobre a angústia (Mt 24:8 – O princípio das dores)
- O mundo está em aflição
- É raro vermos em jornal alguma notícia boa

C.M. Mas não podemos ser frouxo: Sem energia; mole, inerte.  Enfraquecido, abatido:  Lânguido, indolente. Falto de vigor ou robustez; fraco, débil, frágil. Tênue, fraco, Covarde, medroso, pusilânime.
O grande problema da covardia é ela é contagiante. E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá, e torne-se à sua casa, para que o coração de seus irmãos não se derreta como o seu coração. Deuteronômio 20:8
Por isto Deus orientou também a Josué quando rodeara a Jericó para fazerem um voto de silêncio durante os sete dias que iriam rodear a terra. Porque se alguém dentre eles abrisse a boca para falar algo negativo toda congregação seria contagiada e não alcançaria a vitória.
Lutas e dificuldades são inevitáveis: O fracasso faz parte da vida. Ele é o preço que pagamos pelo progresso. Por isso precisamos aprender a viver com os erros e olhar para o fracasso por um aspecto positivo. Precisamos ser fortes diante dos insucessos. Salomão diz: “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena” (Pv 24.10). John Maxwell diz: “A diferença entre as pessoas medianas e os empreendedores é sua percepção e sua reação diante do fracasso”. Paul J. Meyer confirma: “a vida é 10% daquilo que acontece comigo e 90% de como eu reajo a isto”.
A mulher do fluxo de sangue depois de doze anos lutando contra uma enfermidade, gastando todo seu dinheiro e a sua situação só piorava, ela não desistiu.
Foi ao encontro de Jesus, mesma sendo ignorada pela multidão, mas arriscou entrar no meio deles e tocar nas veste de Jesus.
Bartimeu depois de ouvir muitas palavras desencorajadoras continuou clamando e recebeu o seu milagre.
Os discípulos fracassaram, Jesus não desistiu deles e não vai desistir de você também.
Eles estavam no mar pescando após a morte de Jesus, quando Jesus apareceu naquela praia e os chama de novo para recomeçar, eles levantando-se deram sequencia na obra poderosa de Jesus.

Para vencer é preciso ânimo: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33
Bom ânimo significa justamente o contrario de frouxo, e é esta atitude que devemos ter diante das dificuldades.
Os espias que Moisés enviou para ver como era a terra que iriam conquistar voltaram trazendo um relato não muito animador a respeito da terra. E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. Números 13:27.
Nos versículos seguinte deste capitulo eles apresentam uma lista de obstáculos: O povo é poderoso, as cidades fortificadas, descendentes de gigantes, terra que consome seus moradores, e pior; eles se sentiram como gafanhotos diante deles.
Fica muito claro que eles não tinham ânimo para lutar pela promessa de Deus em suas vidas, e quando não estamos dispostos a lutar, Deus não pode fazer nada por nós.

Josué e Calebe que viram as mesmas coisas que os demais tinham uma ótica bem diferente dos demais. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais. Números 14:7-9

Para vencer é preciso atitude: Atitude significa, comportamento, procedimento, Propósito, ou maneira de se manifestar esse propósito, Reação ou maneira de ser, em relação a determinada(s) pessoa(s), objeto(s), situações,
Josué e Calebe tiveram atitude para seguir em frente porque acreditavam que a promessa de deus não iria falhar.
Tinham ânimo e disposição para ir lá e lutar pela terra que Deus tinha dado a eles.
Esta é a atitude correta deum vencedor, não desistir é uma virtude de quem atitude, de quem vai com certeza muito longe.

C. O dia da angústia vem, e Deus sabendo disso, disse em Sl 50:15: “E invoca-Me no dia da angústia; e Eu te livrarei, e tu Me glorificarás”
Deus sabendo que vem o dia da angústia, Ele não quer que sejamos “frouxos”.
 Sobre força, eu quero usar o exemplo de Sansão.
- Diz a Bíblia que quando ele fez alguma coisa (matar leão com as próprias mãos, e etc), ela usa o termo: “O Espírito do Senhor se apossou dele que”.
Não por força nem poder, é pelo espírito de Deus que vamos vencer, então não sejamos frouxo mas corajosos porque nesta batalha o senhor dos exércitos peleja por nós.

Deus abençoe sua vida!


Pastor Luciano Silveira

Um comentário:

  1. Bom dia! Palavras abençoadoras! É o que eu precisava para buscar as bençãos que Deus há de fazer em minha vida nesse dia! Eu creio! Em Nome de Jesus!

    ResponderExcluir

comente aqui

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...