terça-feira, 4 de junho de 2013

Para direita ou para Esquerda?

 Gn. 19

Int. Para onde estamos indo?
Que direção estamos dando para nossa família?
O que tem nos impulsionado a tomar decisões?

C.M. Abrão disse ao seu Sobrinho Ló, se tú fores para esquerda eu vou para a direita, e se tú fores para direita eu vou para esquerda.
A questão não é direita ou esquerda, mas sim a direção que a palavra de Deus nos dá, ela é nossa bussola.
Ló escolheu a campina verdejante do Jordão, porque segundo o que seus olhos viviam, era algo maravilho, tudo o que ele e seus funcionários precisavam.
Mal sabia ele que ali ele que chegou rico e sairia pobre, chegou debaixo de benção, sai debaixo de maldição daquele lugar.

*Ló foi para a Campinas do Jordão porque segundo o que seus olhos viam, eram o melhor para sua vida.
Chegou naquele lugar cheio de boas intenções, achando que ali era seu lugar.
Ele não buscou orientação de seu mentor que era Abrão, não consultou Deus, seguiu seu instinto para uma aventura que colocaria sua família em risco, seus negócios a perder, e ariscar sua própria vida também.
E assim muitos tem feito hoje em dia, jovens procuram seu par para o casamento e não busca orientação com seus mentores espirituais, nem com pai ou mãe porque acha que encontrou a pessoa certa.
Outros estão com sérios problemas na família, financeiro, e não buscam orientação para resolver este problema, toma decisões sem medir consequências, na grande maioria das vezes colhe o fruto amargo de suas decisões equivocadas.

*Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jr, 17:9
Não temos estruturas para viver sem orientação, a história do povo de Israel é muito clara, sempre que morriam seus juízes e o povo ficava orientação eles se dispersavam, faziam o que era mau ao Senhor e colhiam frutos amargos.
Não confie em suas intuições, no que teus olhos veem, confie no teu Deus, na sua palavra que nunca falha, na sua bondade e misericórdia que dura para sempre. Aquele que só faz maravilhas; porque a sua benignidade dura para sempre. Sl. 136:4

Ló sofreu várias decepções no lugar onde escolheu para morar!
Primeira decepção: Alguns meses que Ló morava naquele lugar, houve uma guerra entre quatro reis contra cinco.
Nesta ocasião Ló foi capturado, seus bens saqueados e ele perdeu tudo o que tinha.
Sua vida foi salva por que Abrão o salvou, foi até ele com seus homens de guerra e o salvou.
Abrão arriscou sua vida para salvar seu sobrinho porque estes reis saqueadores era uma confederação de saqueadores que haviam saqueados muitos cananeus e outras oportunidades.
Por isso quando Abrão retorna da batalha Melquisedeque rei de Salém sacerdote de Deus o abençoou.
Abrão arriscou sua vida para salvar uma vida, e você o que tem feito para salvar pessoas, para mostrar o caminho a elas que é Jesus. Abrão entendeu desde muito cedo que tinha assim como nós um chamados para abençoar.
Deus nos abençoa com propósito de sermos abençoadores. Melhor é dar que receber. “Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber” (Atos 20:35)

Segunda decepção: A cidade de Sodoma seria destruída, e Ló amava morar naquele lugar. Quando foi morar ali armou sua tenda fora da cidade, mas com o tempo passou a morar dentro da cidade.
Temos boas intenções e achamos que isto é o que importa: “Deus sabe do desejo do meu coração”. Se um homem estiver se afogando no rio, sua intenção a encontrar alguma coisa para se agarrar e salvar-se, mas será que vai encontrar?
Qual o problema de morar dentro daquela cidade?
O problema é sair fora da vontade de Deus, fazer o que ele não nos pediu para fazer e deixar de fazer o que nos pediu para fazer. Ali naquela cidade sua família se perdeu, Perdeu a comunhão com Deus, perdeu o temor a Deus, e por último a maioria deles perderam sua vida.

Terceira decepção: Quando Ló chegou na cidade ele possuía muitos bens, agora saiu dali apenas com uma bagagem de mão.
Tudo ficou para trás, perdeu sua riqueza, perdeu sua riqueza mais preciosa também que é  sua família.
Os demais não quiseram sair da cidade, apenas sua mulher, e duas filhas. E mesmo assim ele perdeu sua mulher também logo ao sair da cidade.
O preço por sair da vontade de Deus, fora do seu propósito, custa muito muito caro, será que vale a pena viver alheio a vontade de Deus para nossas vidas?
Quarta decepção: No começo ele queria morar na cidade, agora estava morando em uma caverna com suas duas filhas.
Deus tem tudo o que você precisa, desde que você se disponha a fazer sua vontade. E qual é vontade de Deus? Gerar filhos espirituais, fazer discípulos. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mt. 28:19.
Gaste tempo com isto, invista parte do tempo para levar pessoas até Jesus, esta é sua vontade, o resto Deus cuidará para você.
Deus ira te abençoar na cidade ou fora dela porque a benção dele vira onde você esta e te alcançara. Leia Dt. 28, nele texto esta explicito que se você fizer o Deus te pede a benção virá até você.

Quinta decepção: Ruina de suas filhas. As duas filhas de Ló o embebedaram e tiveram relações sexuais com seu próprio pai, e ambas tiveram filhos do próprio pai. Onde estas meninas aprenderam isto? Na cidade que seu pai foi morar. No meio de pessoas perversas e imorais que habitavam em Somoma.
Sua escolha sem a direção de Deus trouxe destruição espiritual e moral sobre sua casa. Que tragédia na vida deste homem!

C. Os filhos de sua filhas chamaram-se, Moabe e Amom, que deu origem aos Moabitas e Amonitas. Estas nações se tornara inimigos de Israel, ou seja do povo de Deus. Estas nações varias vezes fizeram guerra contra o povo de Deus. 2Cr. 20.
Que contraste! Abraão se tornou abençoador de todas as nações. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Gênesis 12:3
E quanto a Ló, como ficou conhecido?
Qual direção eu devo tomar, direita ou Esquerda!

Deus abençoe sua vida!


Pastor Luciano Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...