quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A Providencia de Deus


 At. 28:1-9

Int. Quando não vemos mais saída, e parece que não há mais possibilidades de vitórias, vemos a providencia de Deus em nossas vidas.
Foi assim na vida de Paulo, a longa tempestade causando pânico em toda a tripulação, com exceção de Paulo porque ele confiava em Deus. Sua fé trouxe um resultado de vitória para sua vida e a vida dos marinheiros e tripulação daquele navio.
 
C.M. Veremos algumas lições desta experiência.
1.         Paulo se aproxima da fogueira – v. 1,2
•          Quando chegam na Ilha de Malta está chovendo e fazendo frio (v. 2) e os bárbaros malteses tratam aqueles tripulantes e 276 prisioneiros com singular humanidade, acendendo uma fogueira para eles.
•          A primeira coisa que fizeram em terra foi acender uma fogueira. Precisamos nos aproximar daquilo que vai nos aquecer. Aproxime-se de uma fogueira. Procure gente que ore mais do que você. O calor da vida deles vai aquecer você. Ajude os que estão caídos a levantarem.
•          Tem gente que não tem motivo, para adora a Deus e encontra motivos de louvor no sofrimento. O homem coberto de lepra, deformado, mau cheiroso, se prostra aos pés de Jesus e o adora. SE um leproso deformado e cheirando mal pode adorar a Deus e eu que tenho saúde, que tenho dois braços, duas pernas. Meu irmão, glorifica a Deus. Aproxime-se do calor.
•          Procure alternativas novas. Tem gente que começa a ter lutas e procura as trevas e procura gente amargurada. A luta não é um ponto final, mas é uma escada para gente ir de fé em fé, de força em força e de glória em glória.

2.         Paulo cata gravetos para aquecer a fogueira– v. 3
•          Todo mundo está ao redor da fogueira, só pensando em si, mas Paulo está buscando à volta graveto para jogar na fogueira. Paulo diz: eu vou ajudar. Eu vou arranjar mais combustível para esse fogo.
•          Em vim aqui nesta noite para catar meus gravetos para aquecer mais a minha vida.
•          Deus pode fazer tudo recomeçar na sua vida, ainda que seja com uma botija de azeite. Recomece. Cate os seus gravetos. Estude, faça o seu melhor. Busque excelência no que você faz. Comece de baixo. Exemplo: o engenheiro que foi levar o currículo para uma grande empresa. Só tem vaga para motorista. Ele saiu, tirou o termo e diz eu sou motorista. Eu quero a vaga de motorista. O gerente disse: eu preciso de gente como você. Tornou-se o diretor da empresa.
•          Meu irmão ninguém começa subindo uma escada do décimo degrau.
3.         Paulo é mordido por uma víbora – v. 3
•          As víboras se manifestarão quando você estiver buscando aquecer sua vida. A víbora grudou na mão de Paulo. Então os malteses disseram: “Certamente este homem é um assassino, porque salvo do mar, a Justiça não o deixa viver” (v. 4).
•          Paulo era assassino mesmo. A ficha dele estava manchada. Satanás pegou o passado de Paulo e trouxe para todo mundo ver. Ninguém pode mudar o passado de Paulo, mas tem um que pode. É Jesus de Nazaré. Agora Paulo é servo de Deus. Agora ele é apóstolo. Agora ele é um embaixador de Deus.
4.         Paulo sacode a víbora no fogo – v. 3
•          Paulo balançou a mão e jogou a víbora no fogo. Ele tirou o veneno da sua vida. Tem gente que é como víbora joga veneno em você e rotula você: é assassino, é mentiroso, é mau caráter. Tem gente que só puxa para trás e diz: Isso não vai dar certo. Irmão sacode esse veneno! Deus vai restaurar e honrar você.

IV. PRECISAMOS SER ENCORAJADOS PELAS PROMESSAS DE DEUS – 28:4-10
1.         Deus vai levantar gente inesperadamente para ajudar você – v. 2
•          Irmão Deus pode levantar os bárbaros, os ímpios, seus parentes, gente de longe para abençoar você, para ajudar você na sua crise. Toma posse dessa palavra. Vem coisa inusitada para você.

2.         Nessa luta que você está nenhum mal vai lhe acontecer – v. 6
•          “Mas eles esperavam que ele viesse a inchar ou a cair morto de repente”. Talvez tem gente torcendo para você inchar, para você cair. Tem gente dizendo: Deus leva ele. Você vai sair dessa tempestade vitorioso. Caim mil ao seu lado e dez mil à sua esquerda, você não será atingido.

3.         As pessoas terão de mudar o seu parecer a seu respeito – v. 6
•          As mesmas pessoas que disseram que Paulo era assassino, mudaram de parecer acerca dele. Você hoje é nova criatura. Aquele velho homem morreu. Agora você nasceu de novo.
•          As pessoas vão ter que mudar de parecer a seu respeito. Quem jogou pedra em você. Quem jogou veneno em cima de você vai ter que reconhecer que você é um servo de Deus. A mente vai mudar, a opinião vai mudar
•          Ande com Deus. Cuide do seu caráter e Deus cuidará da sua reputação.
4.         A ilha do seu naufrágio pode ser o lugar da sua oportunidade – v. 10
•          Paulo chegou em Malta como prisioneiro, náufrago, depois de perder tudo. Mas ele ora pelo pai de Púbio, o homem principal da ilha e ele é curado (v. 8). À vista disso, os demais enfermos da ilha vieram e foram curados (v. 9). Então, abastecem a Paulo de tudo o que ele precisava para sua viagem a Roma.
•          Um milagre de Deus está a caminho na sua direção. O que é dificuldade para você é oportunidade para Deus. Glorifique a Deus!

C. É a providencia de Deus para você, não deixe passar esta oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

Matemática de Deus 2 Reis 4:43

Matemática de Deus 2 Reis 4:43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; p...