quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Não te mandei eu? Sê forte e corajoso


 Texto:  Josué 1:9


Int. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.(Js 1:9)

Segundo o dicionário Aurélio esforço significa uma atividade em que alguém mobiliza todas as suas forças físicas ou morais para atingir um fim, sendo um vigor, uma energia. Também é ânimo e coragem. Esforçar é dar força, enconrajar, cobrar força, empregar todas as forças pra conseguir algo. A bíblia relata a vida de muitas pessoas que se esforçaram para obter algo. E praticamente não existe nada nessa vida que não seja conquistada por esforço, pela determinação em fé e pela persistência. É claro que fatores como medo, dúvidas e desespero tentam impedir que cheguemos ao alvo final. Mas as escrituras mostram pessoas que conseguiram superar estas adversidades pelo esforço que tiveram no poder da fé. Todos que colocaram sua força em Deus obtiveram vitória. Como o Salmos 84 diz:

Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.(Sl 84:5)

Aliás neste salmos, os filhos de Corá citam “aqueles que passam pelo vale de Baca , mas que seguem até chegar a presença de Deus. (Sl 84:5-7)O vale de Baca era um vale árido e estéril onde muitos passavam em direção ao templo de Deus em Jerusalém. Era um caminho que os israelitas passavam, uma rota obrigatória para chegar ao templo do Senhor. Um vale que exigia esforço, suor e lágrimas. Esse vale representa muitas vezes as nossa tribulações, aflições e lutas. O nome deste vale significava “árvores de bálsamo”, mas seu aspecto era árido.

Que paradoxo !
Muitas vezes passamos por vales semelhantes em nossa vida. E por vivermos uma vida em direção a Deus, passamos por momentos difíceis, momentos de dor, de cansaço e de aflições. Mas Jesus mesmo nos anima dizendo: No mundo passeis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo.( João 16:33)

C.M. Deus nos manda ser forte: Mas em alguns determinados momentos não temos forças para continuar, o que fazer então?
Devemos continuar crendo neste Deus poderoso, que ele não vai nos deixar na sarjeta, ferido ou machucado, ele proverá o livramento em nome de Jesus.
Veja o caso de Elias em 1Rs. 19:4, ele desabou diante de uma ameaça de morte achando que era o fim, que tudo estava acabado, perdeu a motivação até mesmo o desejo de continuar vivendo.
Você acha que Deus desamparou seu servo amado? De jeito nenhum, Deus proveu alimento para ele continuar sua jornada. Primeiro Deus fortaleceu seu estado físico, depois no monte Horebe Deus restaurou sua alma.
Deus nos manda ser forte, mas quando nossa força acaba ele trata de renovar esta força em nós.

Deus Nos manda ser corajoso: Coragem é: Bravura em face do perigo.  Intrepidez, ousadia.  Resolução, desembaraço, Perseverança, constância, firmeza.
Temos muitos exemplos bíblicos de pessoas corajosas como Davi diante de Golias, Josué e Calebe diante dos gigantes, Samá defendendo seu campo de lentilhas, os discípulos quando receberam ordem para parar de falar em Jesus, e tantos e tantos outros.
Se tivermos coragem para seguir em frente Deus vai abrir o mar, creia nisto e tome posse da sua vitória.
Se tivermos coragem para enfrentar a fornalha de fogo, esteja certo que ele estará lá conosco também. E melhor , nenhum fio de cabelo será perdido. Dn. 3

Deus nos manda não temer: Não tenha medo, porque o medo é contrário a nossa fé. Veja pro exemplo Pedro quando desceu do barco confiante caminha sobre as águas, porém quando reparou a força do vento temeu, e neste momento começo a afundar. O medo suga nossas forças, limita nossa capacidade, então precisamos ser ousados e confiantes. Se te mostrares fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.(Pv 24:10)
Deus é contigo homem valente!

Deus nos manda não se espantar:  Espanto significa: Assombro, pasmo, admiração. O espanto nos paralisa, tira nossa capacidade reação. Perdemos totalmente o controle da situação, por isso respire fundo e perceba que Deus esta aí bem pertinho de você.
Quando Jacó sai de sua casa, ele saiu fugido temendo ser morto por Esaú.
Caminhou muito, quando parou para descansar teve uma visão de Deus e seus anjos, ele então percebeu que não estava sozinho, mas que Deus estava com ele. Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia. Gênesis 28:16

C. Porque o Senhor  teu Deus é contigo porque quer que andares. Esta é razão pela qual devemos, ser fortes, corajosos, não temer nem nos espantar.
Deus é conosco em todos os momentos, e se ele é por nós quem será contra nós.

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...