sábado, 11 de fevereiro de 2023

Nível Profundo de Intimidade João 13:23

 


Ora, achava-se reclinado sobre o peito de Jesus um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava. 24 A esse, pois, fez Simão Pedro sinal, e lhe pediu: Pergunta a quem ele se refere.

 

Int. Os discípulos deram muito trabalho para Jesus.

Eram pedras toscas, falam na ora errada, impulsivos e reativos.

Porém como um lapidador Jesus foi lapidando e talhando seus corações e estes homens foram muito além do eles mesmos podiam imaginar.

 

C.M. “A Simão, a quem pôs o nome de Pedro, e a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão.“ (Marcos 3:16-17)

Você não ganha um apelido como Filho do Trovão à toa.

Eles gostavam de uma encrenca, gostavam de se meter em confusão.

 

Além disto não gostavam de ser contrariados também.

Em certa ocasião, quando as pessoas em uma aldeia da Samaria não foram receptivas à mensagem de Jesus, foram Tiago e João que quiseram chamar fogo do céu sobre eles Lucas 9:54.

Se mostraram egoístas e insensíveis também. Quando Jesus falou de Sua própria morte iminente, sobre como Ele seria traído e entregue aos gentios para ser escarnecido, cuspido, açoitado e, finalmente, morto, Tiago e João deixaram escapar: “Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir […] Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda” (Marcos 10:35-37). Esse era o momento adequado para falar sobre isso? Seria como dizer: “Sério? Posso ficar com o seu carro?” a alguém que acabou de descobrir que tinha somente mais uma semana de vida.

 

Eles cresceram na sua intimidade com Jesus.

Pedro é conhecido por sua intrepidez, por ser autêntico e falava o que pensava. Porém, num determinado momento não teve coragem de fazer uma pergunta para Jesus, pediu a João que perguntasse ao mestre.

Existem perguntas que fazemos somente aos íntimos, existem respostas que só é dado para quem é íntimo.

 

João chegou em um nível de intimidade com Jesus que deveria ser buscado por filho Deus.

No momento da ceia ele está ao lado de Jesus na mesa e reclinado em seu peito e sito está falando de uma intimidade mais profunda com Jesus.

 

Pedro embora seria um grande líder, ainda naquele momento não tinha uma intimidade profunda com Jesus como tinha João. A intimidade com Deus nos leva há um nível de pode perguntar e receber as respostas.

Certa vez o profeta Isaías declarou. “Ouvi e não entendeis, este povo me honra com lábios mas, seu coração esta longe de mim.” Isto é falta de intimidade com Deus. Este povo buscava a Deus apenas por suas dádivas e não pelo prazer de sua presença. Precisamos desejar a face do Senhor mais do que suas mãos.

 

 Esta intimidade vem através de priorizar os momentos de oração, meditação em sua palavra e obediência.

Davi sempre foi íntimo de Deus e dizia que preferia estar na sua casa mais do qualquer outro lugar.... Que desejava pela presença de Deus assim com o Corsa deseja por águas ou; como um sedento no deserto deseja por águas. Assim era que Davi explicava sua vida com Deus, sede e fome pela presença do criador.

 

A intimidade com Jesus traz revelação.

Mais tarde, enquanto os discípulos pescavam, foi João o primeiro a reconhecer que tinha sido Jesus que, da praia, havia dito para jogarem a rede do lado direito do barco: "Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar." (Jo 21:7).

 

Quem é íntimo de Jesus se alimenta do pão vivo do céu e bebe água da fonte que jorra para a vida eterna. Então Jesus os advertiu: “Em verdade, em verdade vos afirmo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida dentro de vós. Todo aquele que comer a minha carne e beber o meu sangue tem vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia. João 6:53-54.

A intimidade com Jesus nos faz assentar na mesa com ele e participar do seu banquete espiritual.

 

C. Aquele que no começo de sua trajetória foi apelidado de filho do trovão, terminou sua vida conhecido como discipulo do amor.

 

Pastor Luciano Silveira

Matemática de Deus 2 Reis 4:43

Matemática de Deus 2 Reis 4:43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; p...