MENU

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O bom Samaritano

   Lc. 10:25

Int. Jesus nunca fez acepção de pessoas, todos nós independente da posição social, raça, cor, somos todos iguais para ele, temos o mesmo valor.
Porque Os judeus não se davam com os samaritanos? Com a invasão da Assíria no séc. VII a.C., muitas tribos de Israel foram levados para o cativeiro, dentre eles estavam os que habitavam a região chamada de Samaria. Então vários povos se misturaram aos que habitavam nessa região, introduzindo vários costumes abominados pelo povo judeu. Assim que, o judeu, considerava os samaritanos como povo de terceira categoria e até mesmo os chamava de cães, eram desprezados e marginalizados. O próprio Senhor Jesus, ao qual eles não tinham simpatia era chamado por eles de samaritano. João 8:48 Responderam, pois, os judeus e lhe disseram: Porventura, não temos razão em dizer que és samaritano e tens demônio?
C.M. Mas, Jesus vem para nos ensinar que Ele escolhe as coisas que não são para envergonhar as que são. Ele acolhe os excluídos, rejeitados, os sem esperança, os considerados lixo da sociedade. João 4:7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.

Quem era o homem assaltado, machucado e ferido? Aqueles que estão longe da presença de Deus, estão hoje na miséria, ferido na alma, na sarjeta... Lc. 4:18-19 O Espírito do Senhor está sobre mim, Pelo que me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; Enviou-me para proclamar libertação aos cativos, E restauração da vista aos cegos, Para pôr em liberdade os oprimidos,
1-     Quem era o levita e o sacerdote? Falsas religiões, portas erradas em que batemos como, espiritismo e etc.
2-     Que era o bom samaritano? Ele era considerado inimigo, era rejeitado veementemente, mais foi o único que podia ajudar.
Ele foi a pedra que os edificadores rejeitaram: Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite.
Ele era aquela luz que veio ao mundo: João 3:19  E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Carregou sobre sua montaria: Is. 53 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

4-Hospedaria: significa a Igreja onde as pessoas são tratadas com a palavra de Deus.
E tem ainda o óleo e vinho que tem um significado profundo nas escrituras.

5-óleo e vinho: representam o Espírito Santo que vai te capacitar a ter uma vida direcionada por Deus.



Unção com óleo: O óleo é símbolo do vigor, da força, da cura e da eleição. Na Grécia antiga, por exemplo, os participantes nos jogos olímpicos untavam-se com óleo – azeite virgem – para tonificar os músculos, dar vigor e beleza ao seu corpo. Esse mesmo óleo era utilizado por todos os povos da antiguidade para curar feridas abertas, pelas suas propriedades cicatrizantes. Além disso, a unção com óleo sobre a cabeça era o símbolo privilegiado da eleição divina de alguém: “Samuel pegou no corno cheio de óleo e ungiu David. A partir desse momento, o Espírito de Deus apoderou-se dele” (1Sam 16, 13). Ainda hoje usamos a unção com óleo como símbolo desta consagração ao Espírito Santo nos sacramentos do Baptismo, Confirmação, Ordem e Unção dos Doentes. Os nomes “Messias” e “Cristo” que significam em hebraico e grego “Ungido”, têm por base esta simbologia bíblica da unção-eleição de alguém por parte de Deus para realizar o Seu Projeto.
Vinho: Por que Jesus começou o Seu ministério terreno transformando água em vinho? Ele poderia tê-lo iniciado com algo mais extraordinário, como a multiplicação de pães e peixes, a cura dos dez leprosos, poderia ter andado por sobre as águas, livrando Pedro do afogamento, etc. Por que começar transformando água em vinho? O que há de extraordinário nisso? Por que só ali, ao contrário dos demais, Jesus transformou a essência do objeto. Quem sabe num prenúncio de qual seria de fato o Seu maior milagre, a transformação da essência humana. Em Cristo, o novo homem está para o velho homem assim como o vinho está para a água. Deus pode fazer maravilhas quando nos apresentamos a ele como vasos disponíveis para a sua obra (At 9:15). Era uma festa de casamento e o vinho havia acabado. O Vinho é a marca da alegria, e, como haverá festa sem alegria? Mas Jesus estava presente. E com Ele sempre o melhor acontece. Mas é necessário atentarmos para algumas atitudes que devemos tomar, pois elas são a base para a realização do nosso milagre. 

Deus abençoe sua vida!


Pastor Luciano Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

PALAVRA DE VIDA