MENU

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Entrega total.

 João 31-7
Int: Nicodemos era Chefe do Sinédrio. O Sinédrio era um Tribunal Religioso dos Judeus constituídos por Professores da Lei, Sumos Sacerdotes e também era constituído por 71 pessoas com o presidente. Nicodemos era um Religioso extremamente conhecedor da Lei Mosaica e dos costumes Judaicos.
Naquela noite em que conversou com Jesus sua vida foi mudada, porque mais adiante encontramos Nicodemos procurando fazer alguma coisa por Jesus.
Nicodemos é mencionado novamente quando os Fariseus e os principais do sacerdotes procuram prender Jesus enquanto ele freqüenta a Festa do Tabernáculo em Jerusalém (João 7:45-53). Lembrando que ele era o mesmo homem que “de noite fora ter com Jesus” (João 7:50), João nota que Nicodemos foi reprovado quando lembrou a multidão que suas leis não condenavam homem algum sem antes ouvir o que ele tinha a dizer.
Nicodemos é algumas vezes identificado como discípulo secreto de Jesus ou como um que representa aqueles que tinham falta de fé suficiente para o apoiar abertamente. Entretanto, em sua terceira aparição no Evangelho de João, no enterro de Jesus (João 19:38-42), Nicodemos, que antes tinha vindo a Jesus quando estava de noite, veio quando era dia, trazendo consigo generosas quantidades de especiarias para ajudar José de Arimatéia a preparar o corpo de Jesus para ser colocado no sepulcro e fazendo publica seu discipulado. Significantemente, esse evento ocorreu depois de Jesus ter sido levantado na cruz, permitindo Nicodemos ver o cumprimento de uma profecia feita por Jesus de que ele seria levantado “como Moisés levantou a serpente no deserto” (João 3:14).

C.M. Algumas lições da conversa de Jesus com Nicodemos.
1-Não basta saber: Assim que Nicodemos inicia seu dialogo com o Mestre enfatizando a certeza de acreditar que as obras que estavam sendo realizadas por Jesus vinham de Deus. Nicodemos declara: Mestre,  bem sabemos.....Em seguida Jesus ensina que para entrar no Reino de Deus, não basta apenas saber, e certamente Nicodemos por ser chefe do Sinédrio era alguém que sabia muito sobre a Lei, mas para entrar no Reino de Deus era preciso que todo homem passe pelo Novo Nascimento.
O que é o Novo Nascimento? v.3 Jesus diz: Aquele que não Nascer de Novo. Novo(grego) = Anõthen = de cima, ou seja, todo homem tem que receber o ensino que vem de cima, e isto é, receber a Cristo. E aquele que recebe os ensinos de Cristo passarão por uma Mudança Radical no Coração.
É por isso que os ensinos de Jesus no sermão da montanha capítulos 5, 6 e 7 confrontam o caráter de muitos cristãos ainda.
O Novo Nascimento trás  mudança Radical do Coração renovação Interior, E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Rm. 12:2.

2-Nascer da Água e do Espírito: Batismo na água refere-se ao batismo do arrependimento do qual todos nós precisamos passar por que a bíblia diz que quem crer e for batizado será salvo. Mc. 16:15-17.
Nascer no Espirito significa andar orientado pelo Espirito Santo, ter uma comunhão mais intima com ele como tinha os discípulos quer não tomava decisões sem consultar o espirito Santo. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. Atos 16:7. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Atos 13:2.

3- Disposição para servir “vento sopra onde quer”.
Para todos que querem SERVIR e ANDAR com o Senhor precisa haver disposição.
·         Isso foi o que Jonas não teve, quando Deus o manda para Nínive, ele se levanta e vai para Tarsis.
·         Paulo, Neemias, Davi  e outros tiveram muita disposição para servir.
Note: nos dias de hoje infelizmente há tantos cristãos sem nenhuma disposição para servir a Deus. Parece que muitos estão recebendo a Cristo apenas como Salvador mais não como Senhor. Temos visto nos dias de hoje muitos pastores feridos pelo próprio rebanho que não estão com a disposição de unir se ao seu líder para realizar a obra (Não estamos aqui falando de aceitar um autoritarismo dos líderes) mas de aceitar a caminhar junto, atendendo as convocações para a oração, jejum, discipulado, e até repreensão.
Veja: Cada dia o vento sopra numa direção, o vento está sujeito as leis da terra e de Deus. Jesus disse que todo é aquele que é nascido do Espírito, sabe ouvir e obedecer a voz de Deus e fazer o que Ele manda. Deus deseja mais que você seja do que você tenha.
Como esta o seu coração, você tem desejado mais ser ou ter?

4-Não me envergonho do Evangelho: Nicodemos foi a noite falar com Jesus porque estava com medo das represálias dos demais membros do sinédrio e também por vergonha do que as pessoas pensariam dele.
Afinal um homem tão importante como ele não deveria sentar e ouvir um homem que a sociedade com um todo rejeitava.
Da mesma forma existem muitas pessoas hoje querendo agradar mais aos amigos, colegas, namorado (a) do a Jesus.
Paulo quando teve o seu encontro com Jesus considerou tudo o que tinha com refugo porque queria agradar a Deus.
Ele tinha um futuro promissor, porque preenchia todos os requisitos para ser um grande líder romano. Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, Filipenses 3:5-8.

C. A vida de Nicodemos foi mudada a partir daquela conversa com Jesus, primeiramente ele vai conversar a noite por causa do medo e da vergonha.
Depois ele já estava defendendo Jesus, e por último ele em público levou generosas quantidades de especiarias para o sepultamento de Jesus.
Esta mudança sempre acontece quando buscamos não somente um milagre, mas uma vida verdadeira em Jesus, quando fizemos uma entrega total da nossa vida a ele.Então compreendemos que somos chamados para ser discípulos seus, ou seja; para servir com alegria ao Senhor. Sl.100 

Deus abençoe sua vida!


Pastor Luciano Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

PALAVRA DE VIDA