domingo, 22 de abril de 2012

Cuide para não cair


 Ap. 3:14-22
A cidade de não cair situava-se cerca de 80 km de Éfeso e 64km a sudeste de Filadélfia. Era uma cidade muito rica, consistindo em centros de comércio e indústria muito prósperos na época. A cidade em si estava totalmente imersa na cultura grega. As ruínas de três igrejas encontradas na cidade evidenciaram que as mesmas eram realmente ricas, do ponto de vista financeiro.

Curiosamente, os vestígios arqueológicos jamais revelaram quaisquer sinais de que a igreja de Laodicéia teria tido êxito na propagação do evangelho na região, ao contrário da igreja de Éfeso, cujos registros arqueológicos provaram que a mesma foi muito eficaz em suas atividades ministeriais.

Perfil da Igreja de Laodicéia
Laodicéia, em grego, quer dizer leigos. Em Colossenses 4:16, Paulo indica que havia uma relação entre a igreja de Colossos e a de Laodicéia, ou pelo menos ele estimula que haja uma comunicação entre as duas igrejas:
"E, uma vez lida esta epístola perante vós, providenciai por que seja também lida na igreja dos laodicenses; e a dos de Laodicéia, lede-a igualmente perante vós."
A igreja de Laodicéia é designada por Jesus como sendo "morna", nem fria nem quente, ou indiferente, o que faz com que possamos associar a Igreja de Laodicéia ao período em que a apostasia mais se acentuou na igreja, que começa em 1900 d.C. O termo "morna" é justamente usado em contraposição entre as águas termais quentes da cidade vizinha de Hierápolis e as águas frias e puras de Colossos, o que sugere uma indefinição, ou uma falta de posicionamento por parte dos cristãos laodicenses. Cristãos sem posicionamento definido conferem com o que está escrito em 2 Timóteo 3:5:
"Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." Não adianta ter aparência de piedade, mas negar o poder ou eficácia dela. Assim sugere o texto em que Jesus julga a igreja de Laodicéia.

Porque a Igreja se tornou morna?

1-Eles eram ricos, poderosos, não tinham falta de nada: O orgulho precede a queda, Deus não tolera o orgulho, porque o orgulho faz Deus lembrar de satanás.
Eles passaram a agir por conta própria, Deus já não era mais consultado, suas decisões eram tomadas naquilo que eles mesmos decidiam.
No entanto aos olhos de Deus se tornaram infelizes e miseráveis.

2-Vestiduras brancas: Se vestiam com roupas caras, porem aos olhos de Deus estavam nus. Porque já não andavam na vontade e no propósito de Deus para sua vida. Onde esta teu compromisso com Deus de uma vida reta, santidade, devoção, consagração?
O pecado nos deixa despido diante de Deus, foi assim com Adão e Eva.

3-Colirio para os olhos: O maior centro oftalmológico da antiguidade se encontrava exatamente ali, no entanto diante de Deus eram cegos.
Porque as verdades da palavra de Deus estava distante deles, não conseguiam enxergar mais a palavra como sua bússola, como luz para o caminho.
Se tornaram apenas admiradores de Deus e da igreja. Deus não precisa de admiradores, precisam sim; de seguidores!
Precisa de pessoas comprometida coma sua obra, que tenham paixão, amor em ser participante do crescimento do reino de Deus na terra.
Pobre Laodicéia, sumiu do mapa, tão poderosa, imponente, pois desapareceu porque seus últimos dias foi só de aparências. Infelismente hoje tem ocorrido com muitas igrejas, a “morte”, porque não estão querendo viver um comunhão verdadeira com Deus, buscam apenas milagres.
Laodicéia adoeceu, não tratou de sua saúde e morreu...

Porque a Igreja fica doente?
1. Doente por ser uma igreja de facções e divisões:1 Coríntios 1:12-13

2. Doente por praticar a imoralidade: 1 Coríntios 5:1;6:15-19

3. Doente por praticar idolatria: 1 Corintios 10:14,15,20

4. Doente por praticar conversas inconvenientes: 1 Coríntios 15:33-34

5. Doente por não saber perdoar: 2 Coríntios 2:10,11

6. Doente por fazer alianças com o mundo: 2 Coríntios 6:14-18

7. Doente pela falta de arrependimento: 2 Coríntios 12:218.
8. Doente porque não se preocupa mais com o perdido: Mc. 16:15


C. A chance foi para Laodicéia, no V20 Jesus bateu na porta, insistiu em entrar no coração deles para ter comunhão com eles.
Eles preferiram a morte, e você?

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

Uma Troca Insana Mateus 27:26

  Uma Troca Insana   Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.   I...