domingo, 4 de março de 2012

Vencendo a preocupação, ansiedade e o medo.


Texto. Mt.6:25-34
    
Ouvimos falar tanto da preocupação que achamos normal "viver preocupado". Achando normal, acabamos acumulando preocupações muitas vezes sem motivo.
            As mulheres são recordistas no assunto - se preocupam duas a três vezes, mais do que os homens, segundo pesquisas de Thomas Borkove, do Departamento de Psicologia da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Essa preocupação excessiva pode evoluir, sob o ponto de vista mental, para problemas mais sérios, como ansiedade, depressão e fobias. E, do ponto de vista físico, acabar afetando o corpo.
 
            Estudos acompanhados durante 20 anos nos Estados Unidos demonstram que pessoas preocupadas correm 154% mais risco de sofrer de problemas cardíacos do que as menos preocupadas.
 
            Edward M.Hallowell, médico e autor do livro: Preocupação: (Controlando-o e Usando-a com Sabedoria), ainda inédito no Brasil, diz que, além do aumento da pressão sanguínea, preocupações podem causar problemas digestivos e respiratórios, pois nosso corpo responde com batimentos cardíacos acelerados, mudança no ritmo da respiração e má digestão.
C.M. Aqui neste texto Jesus esta ensinando exatamente isto: A não sofrer por antecipação. Que nada mais é do que a preocupação exagerada por um problema que nem aconteceu ainda.
Porque esta preocupado com o dia de amanhã? Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1Pe.5:7 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28

Jesus usa os pássaros como exemplos, não no sentido de acomodação diante dos problemas, mas de viver sem preocupação.
Até porque os pássaros adultos não ficam de bico aberto em seus ninhos. Existe espécie de pássaros que atravessam continentes em busca de calor e comida, outras migram de um país para outro, de estado para estado.
A idea de Jesus é mostrar que a preocupação excessiva não tem nada de bom, bem pelo contrário. E que podemos viver sem este exagero.
Deus sempre provê o que eles precisam, quanto mais eu e você, obra prima da sua criação. Seremos cuidado e protegido o tempo todo por ele. Sl. 122.

A pergunta de Jesus: Qual dentro vós por mais ansioso que esteja poder acrescenta um côvado em sua vida?
A preocupação não pode acrescentar nem uma hora no curso de nossa vida, ela só atrapalha.

Os lírios são apena s uma planta para Deus, mesmo assim é cuidada por ele. Não somos plantas, somos muito mais do que isso, somos a menina dos olhos de Deus, uma PARTE SENSÍVEL DO QUAL Deus  cuida com muito zelo e carinho, ao ponto de até os cabelos de nossa cabeça estar contados.

Não é a vida mais do que alimento? Jesus esta dizendo para viver a vida aproveitando-a, curtindo, alegrando-se. A vida não pode girar em torno de preocupações, a vida é uma dádiva do criador a nós, vamos viver intensamente para glória do nosso Deus.

Nossa atenção deve remeter para o é certo, o que verdadeiramente vale apena, o reino de Deus.

O que é o reino de Deus
Não é algo físico. Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. (Romanos 14:17)
 Não consiste em palavras. Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder. (1 Coríntios 4:20)

É o governo do Senhor. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; (Isaías 9:6)
 O Reino de Deus é inabalável. Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; (Hebreus 12:28)

Simplificando o reino de Deus é deixar ele reinar de fato e de verdade em sua vida, deixar ele ser seu dono, seu Senhor. Ele será dono do teu problema também.
Nossa preocupação deve ser; deixar Deus controlar nossa vida, sim porque todo reino deve ter um rei para governar.
Quem ganha nesta história somo nós, porque nos livraremos de muitos problemas, pois confiaremos em Deus, descansaremos nele, viveremos uma vida com mais qualidade.

C. Não precisamos nos exaurir para adquirir bens, resolver problemas, podemos fazer nossa parte e deixar Deus concluir a sua boa obra. Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti. 
2 Crônicas 20:12
Josafá foi muito sábio, sabia que não tinha força suficiente para vencer aquele problema, mas resolveu confiar em Deus. O final da historia você conhece, sabe do grande livramento que Deus trouxe sobre Judá.
Será que ele não pode fazer o mesmo com você?

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

Matemática de Deus 2 Reis 4:43

Matemática de Deus 2 Reis 4:43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; p...