domingo, 3 de abril de 2011

Coragem, segundo degrau para o sucesso


Texto: Josué 1:1-9

Int. Deus não tem prazer em abençoar o covarde, mas sim os corajosos, pessoas que tenham desejo de vitória, desejo de conquista...

 Significado de Corajoso

adj. Dotado de coragem; bravo, valoroso, destemido; intrépido, animoso, intimorato; temerário: juventude corajosa.
Grego: Uma ‘amats
1) ser forte, alerta, corajoso, bravo, resoluto, audacioso, sólido, duro 1a) (Qal) ser forte, bravo, audacioso
1b) (Piel) fortalecer, assegurar (para si mesmo), endurecer (coração), tornar firme, tornar obstinado, assegurar 1c) (Hitpael) ser determinado, tornar-se alerta, fortalecer-se, confirmar-se, persistir, mostrar-se superior a 1d) (Hifil) mostrar força, ser forte, sentir-se forte

C.M. Josué foi aluno de Moisés, um homem obstinado pelo sucesso, disposto a enfrentar os Gigantes que cruzavam seu caminho.( E você? Esta disposto enfrentar estes gigantes também?) Números 13:26 a 33 Os doze espias se viam como gafanhotos diante dos gigantes que habitavam a terra de Canaã, Josué e Calebe viram a mesma coisa, andaram pelo mesmo caminho, porém tinham uma visão totalmente diferente Nm. 14:1-6 Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra , porquanto, como pão , os podemos devorar; retirou-se  deles o seu amparo ; o SENHOR é conosco; não os temais. Aqui esta a diferença da coragem e a covardia:  corajoso encontra uma saída; o covarde encontra uma desculpa.
(JOSUÉ [Javé É Salvação]  1) Auxiliar e, depois, sucessor de Moisés {Êx 17.8-13; Dt 31.1-8}. Josué comandou a travessia do rio Jordão {Js 3} e tomou Jericó {Js 6}. Conquistou a terra de Canaã e a dividiu entre as tribos de Israel (Js 8-21). Após abençoar o povo e renovar a ALIANÇA)

Em toda a bíblia encontramos os covardes naufragando, MAS OS CORAJOSOS NAVEGANDO SOBRE SUAS DIFICULDADES. Gideão recebeu uma ordem de Deus quem for tímido e medroso volte pra casa, 22 mil voltaram... Jz. 7:3 Deus operou um grande livramento com apenas 300 corajosos.

A falta de coragem fez os irmãos de Davi e todo o exército de Israel ficarem refém dos filisteus.1Sm. 17:1-11. Foi atravéz da coragem de um menino de 17 anos que obtiveram a vitória. Os covardes impedem a manisfestação do poder e a majestade de Deus.

Mas e os corajosos? O rei Davi só tinha corajosos comandando seu exército. IISm.23:8ª  1 Eles eram simples, 2 Eles eram Leais, 3 Eles eram Corajosos, 4 Eles eram Trabalhadores, 5 Eles eram Unidos.

 Adino: versículo 8 “...se opusera a oitocentos e os feriu...”
Eleazar(sign.Deus ajuda): versículo 9, vejamos três segredos.
Sama: No versículo 12 “...onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas...”
Benaia: versículos 20,21 O valente que arrancou: desarmou um egipicio e matou um leão.
Recuse perder, recuse a derrota, não aceite nada menos do que o propósito de Deus em sua vida.

“Deus é contigo homem valente” foi o que ele falou para Gideão, creio que é o ele fala para você também.
V6 Se forte e corajoso, estas virtudes não podem faltar na vida de quem almeja o sucesso.
Deus alerta a Josué, que para vencer na vida é preciso força e coragem.

V7 Se muito forte: dam m@‘1) extremamente, muito
3) grande quantidade, força, abundância, extremamente
3b1) extremamente
3b2) em abundância, em grau elevado, excessivamente
3b3) com grande quantidade, grande quantidade

Observe que para o sucesso na conquista diária de nossa vida precisamos ser forte e corajoso, mas para ser Obediente a palavra de Deus, ser um cristão verdadeiro eu preciso um pouco mais, preciso ser “mui forte”.
Isto porque apartir do momento que entregamos nossas vidas a Jesus, nosso inimigo usará todas suas armas para tentar nos fazer parar.

V9 Não te mandei eu? Se forte e Corajoso... Porque você esta desistido deste projeto, da vida, da família, de ser feliz; afinal Deus é contigo não temas nem te espante porque Deus é contigo por onde quer que andares.
Que promessa maravilhosa esta, Deus sempre ao nosso lado, prometendo que vai nos ajudar a vencer.

C. Podemos ir além, podemos conquistar, nada esta perdido o nosso Deus todo poderoso esta conosco, vamos enfrente... 33  Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, 34 Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos. Hb. 11:32-34

Deus abençoe sua vida!

Pastor Luciano Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

Matemática de Deus 2 Reis 4:43

Matemática de Deus 2 Reis 4:43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; p...